Max Planilhas

Como repetir dados no Excel (Função REPT)

função excel CAPA

No Excel, a função REPT é uma ferramenta simples, mas extremamente útil para diversas situações. Ela permite repetir um texto ou caractere específico um número determinado de vezes.

Neste artigo iremos te mostrar algumas situações de aplicação dessa incrível função, acompanhe até o final, e pratique posteriormente.

Para que Serve a Função REPT?

A função REPT é utilizada para repetir um texto ou caractere várias vezes em uma célula. Isso pode ser útil em diversas situações, mostraremos algumas aplicações através de nossos exemplos práticos logo mais.

Sua sintaxe é bem simples:

=REPT(texto; número_vezes)

Sendo seus argumentos:

texto: O texto ou caractere que você deseja repetir.

número_vezes: O número de vezes que o texto será repetido.

Exemplos Práticos de Utilização

Exemplo 1: Ocultando parte de dados confidenciais

Vamos supor que você tenha um controle com dados de telefone de seus alunos, e deseja ocultar parte do número para não ficar visível a todos, deixando a mostra apenas os últimos 04 dígitos do telefone.

Você pode usar a função REPT da seguinte forma:

=REPT(“*”;9)&DIREITA(C3;4)

função excel 1

Onde, o caractere a ser repetido é o sinal *, devendo ser repetido 9 vezes, e ao final unimos a função DIREITA, para que os 04 últimos caracteres à direita da célula referência C3 fiquem visíveis.

Aplicando essa fórmula, e arrastando a fórmula para as demais células, você obterá o resultado:

função excel 2

Pronto, ao ocultar a coluna C, suas informações ficarão assim:

função excel 3

Exemplo 2: Preenchendo Células com Caracteres

Agora, imagine que você deseja padronizar a entrada de dados em uma planilha e precisa que todas as células tenham exatamente 10 caracteres, preenchendo os espaços em branco com zeros.

Você pode usar a função REPT da seguinte forma:

=B3&REPT(0;10-NÚM.CARACT(B3))

função excel 4

Onde, o número a ser repetido será o 0, devendo ser repetido 10 vezes, porém como desejamos que não ultrapasse 10 caracteres, ao final unimos a função NÚM.CARACT para subtrair pelos números já existentes na célula referência B3.

Aplicando essa fórmula, e arrastando a fórmula para as demais células, você obterá o resultado:

função excel 5

Exemplo 3: Criando Linhas de Separação

Você pode usar a função REPT para criar linhas de separação em sua planilha, facilitando a organização visual dos dados.

=REPT(“-“; 50)

Essa fórmula irá gerar uma linha com 50 traços, que pode ser usada para separar seções de dados.

Aplicando essa fórmula, você obterá o resultado:

função excel 7

Dicas e Considerações

Limite de Repetições: O Excel permite até 32.767 repetições com a função REPT, mas é sempre bom usar com moderação para evitar problemas de desempenho.

Combinação com Outras Funções: A função REPT pode ser combinada com outras funções como você pode verificar em alguns dos exemplos que mostramos, você pode utilizar com: CONCATENAR, ESQUERDA, DIREITA, entre outras, para criar fórmulas mais complexas e úteis.

Se ainda não conhece as funções citadas acima, já temos no Blog conteúdos sobre elas, ao final deixaremos o link das funções para você conferir.

Conclusão

A função REPT é uma ferramenta versátil e fácil de usar no Excel, perfeita para criar visualizações rápidas, padronizar dados e automatizar tarefas repetitivas. Com os exemplos práticos fornecidos, você agora tem as habilidades para aplicar a função REPT de maneira eficiente em suas planilhas.

Se quiser aprender mais sobre funções do Excel, clique em cima dos nomes e confira os nossos artigos CONCATENAR, DIREITA E ESQUERDA.

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos a planilha conforme sua real necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

função SOMARPRODUTO capa

Domine a Função SOMARPRODUTO no Excel

A função SOMARPRODUTO é uma ferramenta poderosa no Excel que pode simplificar muitos cálculos complexos. Neste artigo, vamos explicar para que serve essa função e

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp