Aprender e usar Excel vai muito além das planilhas

Você sempre quis saber como usar o Excel e poder aplicar essa ferramenta poderosa no mundo dos negócios? Pois saiba que isso é perfeitamente possível. Além disso sua possibilidade de recolocação profissional pode estar ao alcance de um computador. Não será necessário sair de casa para frequentar um curso de Excel presencial, você pode, através de uma conexão estável com a Internet; ter acesso às melhores planilhas e cursos de Microsoft Excel.

Neste artigo daremos uma lista dos 5 principais motivos para que você aprenda a trabalhar profissionalmente com o Microsoft Excel. Ainda mais em um período em que grande parte do contingente de pessoas precisou entender que será necessária uma nova colocação dentro do mercado. Neste último ano, aprendemos que as tecnologias que nos conectam à Internet e auxiliam na automatização do processo de administração de empresas são extremamente importantes para a gestão. Isso significa que os funcionários, prestadores de serviços e colaboradores em geral precisam dispor de conhecimentos e habilidades na área da informática. O Excel é um dos programas mais importantes nesse tipo de processo porque não é somente um editor de planilhas, ele pode oferecer resultados analíticos e até gráficos que são importantes para os negócios. Vejamos adiante 5 motivos para você mudar sua vida profissional hoje, aprendendo a utilizar o Microsoft Excel na vida profissional.

cursos de excel online

Para quem busca se realocar no mercado de trabalho, o MS Office é um diferencial importante no currículo e será importante constar no CV.

1 – Você poderá ser interessante para a empresa ao diminuir custos com capacitação

Muitas empresas que procuram empregar um funcionário verificam os currículos para verificar os cursos que o candidato já fez. Isso ajudará a própria empresa a reduzir custos com o processo de treinamento de funcionários, até mesmo diminuindo o tempo para que esses colaboradores entrem de fato no cargo. Isso significa não somente uma economia financeira para a empresa, mas também gastos com tempo de capacitação, cursos e preparação de colaboradores para exercer determinados cargos.

2 – O Excel ainda é considerado um importante sistema para gestão de dados

Muitas empresas adotam diversos tipos de sistemas de gestão para cuidar dos dados da empresa. No entanto, é importante saber que a grande maioria dos outros tipos de sistemas disponíveis na verdade também obtêm os dados de maneira parecida ou são importados do Excel. Isso significa que a lógica de outros programas de gestão de gestão terão possivelmente a mesma lógica e formas de utilização muito parecida. Ou seja, se você sabe usar o Excel, aprender a usar outros sistemas que são até baseados nele será muito simples e a empresa considerará isso.

3 – Domínio de Excel é um pré-requisito para contratação em muitas empresas

Além de tudo o que falamos acima, as empresas muitas vezes analisam os perfis de candidatos através dos conhecimentos em Microsoft Office. Há tarefas administrativas que precisam ser operadas por pessoas que têm conhecimentos avançados em Excel. Por isso, muitos dos recrutadores olham um currículo que tenha essa característica e já pré-selecionam caso esteja identificado com conhecimentos em Excel no nível avançado. Ou seja, seu currículo já ficará em evidência somente pelo fato de ter essa característica.

4 – O Excel é capaz de trabalhar com grande quantidade de dados

Você pode estar se perguntando, mas como isso seria um motivo e um diferencial para o mercado de trabalho? Muitas empresas grandes que trabalham com planilhas de clientes e outros tipos de dados têm grandes demandas por informação. Portanto, a chance de que o Excel seja o software escolhido para trabalhar com diversos tipos de dados em grande parte das empresas é muito alta. Você tendo conhecimento de fórmulas e recursos avançados de trabalhar com as planilhas será importante para empresas de todas as áreas. Se você deseja trabalhar em áreas administrativas, será mais importante ainda saber dominar os recursos do Microsoft Excel.

5 – Invista na sua qualificação profissional

Essa é a dica mais importante para que você se recoloque ou entre no mercado de trabalho. Conhecer o MS Office e saber como trabalhar com as ferramentas disponibilizadas será importantíssimo. A grande maioria das empresas, independente de outros sistemas de ERP, também utilizam o pacote office e principalmente o Excel para servir até mesmo de bases de importação ou exportação de dados para esse sistema. Portanto, grande parte das ações administrativas são feitas através de ferramentas disponibilizadas no Office. O Excel é um dos programas mais importantes na gestão de empresas e na parte de administração com a organização dos dados.

Conclusão

Neste artigo demos 5 motivos para você estudar Excel e fazer cursos em relação a esse programa, bem como a importância desse tipo de conhecimento para sua vida profissional. Nós explicamos como um recrutador observa esse tipo de informação em um currículo ao fazer a seleção de candidatos que futuramente trabalharão na empresa. Portanto, conhecer e saber trabalhar com planilhas Excel é fundamental para sua carreira. Não perca tempo e comece hoje a estudar, conheça nossos cursos e nossos serviços de desenvolvimento de  planilhas do Excel personalizada conforme suas necessidades. Além disso, disponibilizamos algumas planilhas prontas gratuitas e na loja para que você possa usar imediatamente nos processos administrativos da empresa em que você trabalha.

Referências

COUTINHO, THIAGO. 9 motivos para aprender Excel agora mesmo! Saiba porque aprender Excel é importante não apenas para se destacar em processos seletivos, mas também para facilitar suas tarefas diárias. Disponível em: <https://www.voitto.com.br/blog/artigo/excel>. Acesso em: 16/06/2020.

ÁVILA, RAFAEL. 10 Motivos para Aprender Excel. Disponível em: <https://blog.luz.vc/excel/10-motivos-para-aprender-excel/>. Acesso em: 16/06/2020.

 

WhatsApp Chamar no Whatsapp