Você já ouviu falar sobre a guia desenvolvedor do Excel? A guia desenvolvedor pode ser uma grande novidade para você, afinal por padrão ela vem desabilitada no Excel.

No entanto, quando habilitada nas opções do Excel a guia desenvolvedor apresenta uma série de ferramentas e benefícios.

Neste conteúdo, a Max Planilhas apresenta os principais benefícios da funções de desenvolver do Excel. Não deixe de conferir!

Como habilitar a guia desenvolvedor do Excel

Antes de falarmos a respeito dos benefícios da guia desenvolvedor do Excel, é importante que você saiba como habilitar esse importante recurso, afinal, como comentamos no início deste conteúdo, as funções de desenvolvedor do Excel não são habilitadas por padrão.

1.Clique na guia “Arquivo”;

2.Em seguida, clique no menu “Opções”;

3.Clique em Personalizar “Faixa de Opções”;

4.Procure e marque a caixa “Desenvolvedor”;

5.Por fim, clique em “OK” e veja se a aba desenvolvedor aparece no menu do Excel.

Agora que você já habilitou a guia desenvolvedor no seu Excel, é hora de avançarmos para o próximo tópico, onde conheceremos os principais recursos e benefícios da nova guia.

Benefícios da guia desenvolvedor do Excel

A guia desenvolvedor do Excel, fornece os recursos necessários para utilização do Visual Basic for Applications, famoso VBA e aplicar Macros nas suas planilhas do Excel.

Além de permitir a utilização de recursos VBA e macros, destaca-se ainda, outras ferramentas, como as que permitem a importação e exportação de dados através de arquivos XML, dentre outras funcionalidades.

Confira as principais funcionalidades da guia desenvolvedor do Excel:

Macros: A ferramenta Macros dá aos usuários acesso a uma lista de macros com as quais eles podem trabalhar.

Os usuários podem gravar, executar e até mesmo gerenciar macros já gravadas. Uma macro é basicamente, um conjunto de instruções que um usuário pode gravar e fazer com que sejam repetidas automaticamente assim que uma ação específica for executada.

Suplementos: Suplementos são programas adicionais que os usuários podem instalar para obter recursos, funcionalidades e comandos extras no Excel.

Alguns dos suplementos do Excel são construídos dentro do aplicativo, outros são desenvolvidos por provedores de soluções para executar funções específicas.

Controles interativos: Existem dois tipos de controles em planilhas do Excel, são eles:

  • Controles de formulário;
  • Controles ActiveX.

Os controles de formulário são simples de usar. Por outro lado, os controles de ActiveX são mais avançados e fornecem um design flexível que os usuários podem usar no VBA.

Comandos XML: Por fim, o conjunto de funções para desenvolvedores do Excel também inclui o painel de tarefas XML Source que permite aos usuários importar e exportar dados XML que são criados a partir de outros aplicativos ou bancos de dados.

Conheça a Max Planilhas

Você já conhecia a Max Planilhas? Nascemos com o compromisso de contribuir com o crescimento de profissionais e pequenas empresas, através da ferramenta Excel, tornando-os mais competitivos no mercado de trabalho.

Desenvolvemos Planilhas personalizadas conforme a sua necessidade e se você procura autonomia na ferramenta podemos te ajudar oferecendo aulas particulares.

Para saber mais sobre os nossos serviços, clique aqui e entre em contato conosco!

Já conhece o nosso canal no Youtube? Não perca mais tempo, clique aqui e faça a sua inscrição!

WhatsApp Chamar no Whatsapp