Max Planilhas

Você sabe como calcular o desvio padrão no Excel? Neste conteúdo, a Max Planilhas apresenta um passo a passo com todos os detalhes e informações que você precisa para o cálculo do desvio padrão em poucos cliques.

Mais uma vez, você vai conferir como o Excel pode contribuir para a solução de problemas matemáticos de maior complexidade em poucos segundos.

O que é desvio padrão?

O desvio padrão é uma estatística que mede a dispersão de um conjunto de dados em relação à sua média.

O cálculo do desvio padrão é realizado através da raiz quadrada da variância, o que nos permite determinar o desvio de cada ponto de dados em relação à média.

Na prática, se os pontos de dados estiverem mais distantes da média, há um desvio maior no conjunto de dados; portanto, quanto mais espalhados os dados, maior será o desvio padrão.

Conheça a fórmula matemática do desvio padrão:

fórmula-desvio-padrão

São ao menos 5 passos para calcular o desvio padrão de um conjunto número manualmente a partir da fórmula acima, são eles:

  1. Calcular a média do conjunto numérico;
  2. Calcular o quadrado da distância entre cada ponto e a média;
  3. Somar os valores encontrados na etapa anterior;
  4. Dividir pelo número de pontos;
  5. Calcular a raiz quadrada.

No entanto, a boa notícia é que com o Excel são apenas alguns cliques para encontrar a solução de um desvio padrão.

Continue conosco, acompanhe o próximo tópico e descubra como calcular o desvio padrão no Excel.

Como calcular o desvio padrão no Excel?

Apesar da fórmula matemática complexa, podemos calcular o desvio padrão no Excel em poucos cliques através da função DESVPADA.

Veja como funciona com a ajuda do nosso passo a passo:

1º Passo

Clique na célula onde você deseja calcular o desvio padrão e insira a função “DESVPADA”. Logo, em seguida, clique duas vezes sobre a função.

DESVPADA

2º Passo

Na sequência, selecione o conjunto de dados numéricos para cálculo do desvio padrão, conforme apresentado na imagem abaixo:

DEVSPADA2

3º Passo

Por fim, pressione a tecla “Enter”. Observe que o desvio padrão será calculado automaticamente e o resultado exibido na célula onde você inseriu a função.

Desvio Padrão

Se em algum momento você já calculou o desvio padrão manualmente, certamente não vai mais querer abrir mão do Excel, não é mesmo?

Aprenda mais recursos e funções do Excel com a Max Planilhas

Você deseja aprender mais sobre o Excel, explorar os seus recursos e dominar funções incríveis desta poderosa ferramenta?

Deseja aprimorar o seu domínio sobre o Excel, conhecendo outras ferramentas e funcionalidades disponíveis no editor de planilhas?

Clique aqui e acesse a nossa página de marcação para agendar aulas personalizadas de Excel Online com a Max Planilhas.

Gostou do nosso conteúdo? Então, continue acompanhando o blog e as nossas páginas no Instagram, Facebook e Youtube para aprender ainda mais e desenvolver seus conhecimentos e habilidades no Excel.

WhatsApp Chamar no Whatsapp