Max Planilhas

Como calcular hora extra no Excel

Como calcular hora extra no Excel

Você sabe como calcular hora extra no Excel? O editor de planilhas permite que você calcule e controle as horas extras dos seus funcionários de forma simples e prática.

Deseja saber como? Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo completo sobre como calcular hora extra no Excel, vale a pena conferir!

Montamos um passo a passo simples, prático e descomplicado, confira e faça do Excel um grande aliado no cálculo de horas extras.

1º Passo: Montando a tabela

O primeiro passo para calcular hora extra no Excel, é montar uma planilha que funcione como uma espécie de folha de ponto, conforme apresentado na imagem abaixo:

Montando tabela de hora extra no excel

2º Passo: Somando o total de horas trabalhadas

Neste passo, vamos somar o total de horas trabalhadas no período da manhã e após o almoço.

Para isso, vamos somar os dois turnos de trabalho, conforme demonstramos na imagem abaixo:

Para isso, vamos somar os dois turnos de trabalho, conforme demonstramos na imagem abaixo:

3º Passo: Informe o expediente padrão

Na sequência, vamos informar o horário padrão do expediente, normalmente 8h diárias.

Na coluna seguinte, diminua os valores da coluna “Total de horas” pelos valores da coluna expediente, conforme demonstrado na imagem abaixo:

Informe o expediente padrão

4º Passo: Calculando o valor da hora extra

Para finalizar, basta informar na coluna “Valor da hora extra”, o valor pago por cada hora adicional de trabalho e na sequência utilizar a fórmula da imagem abaixo para a última coluna:

Calculando o valor da hora extra no excel

Observe que para o correto funcionamento do cálculo, as duas últimas colunas devem ser configuradas como “Moeda”.

Viu só, como é fácil calcular hora extra no Excel?

Gostou das nossas dicas? Então aproveite e faça o download das nossas planilhas gratuitas para cálculo de hora extra no Excel.

Planilhas gratuitas para calcular hora extra no Excel

A Max Planilhas preparou dois modelos gratuitos em planilhas para cálculo de hora extra no Excel, confira:

Planilha cálculo de hora extra semanal:

Essa planilha vai ajudar você a calcular o número de horas extras semanais e o seu valor.

Para utilizar a planilha é muito simples, basta inserir seus horários de entrada e saída e o valor que ganha por hora para que a planilha faça o cálculo automático dos valores a receber.

  • Para baixar a planilha para cálculo de hora extra semanal, clique aqui.

Planilha cálculo de hora extra mensal:

Essa planilha vai ajudar você a controlar o valor das horas extras para períodos mensais, escolhendo ainda, o percentual de hora extra a ser pago (50% ou 100%).

  • Para baixar a planilha para cálculo de hora extra mensal, clique aqui.

Para mais dicas e tutoriais como esse, continue navegando em nosso blog e visite o Canal da Max Planilhas no Youtube!

Deseja aprimorar o seu domínio sobre o Excel, conhecendo outras ferramentas e funcionalidades disponíveis no editor de planilhas?

Clique aqui e acesse a nossa página de marcação para agendar aulas personalizadas de Excel Online com a Max Planilhas.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

somases capa

Desvendando a Função SOMASES no Excel

Se você já passou algum tempo trabalhando com o Excel, provavelmente já se deparou com situações em que precisava somar valores com base em mais

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp