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Como calcular hora extra no Excel

Como calcular hora extra no Excel

Você sabe como calcular hora extra no Excel? O editor de planilhas permite que você calcule e controle as horas extras dos seus funcionários de forma simples e prática.

Deseja saber como? Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo completo sobre como calcular hora extra no Excel, vale a pena conferir!

Montamos um passo a passo simples, prático e descomplicado, confira e faça do Excel um grande aliado no cálculo de horas extras.

1º Passo: Montando a tabela

O primeiro passo para calcular hora extra no Excel, é montar uma planilha que funcione como uma espécie de folha de ponto, conforme apresentado na imagem abaixo:

Montando tabela de hora extra no excel

2º Passo: Somando o total de horas trabalhadas

Neste passo, vamos somar o total de horas trabalhadas no período da manhã e após o almoço.

Para isso, vamos somar os dois turnos de trabalho, conforme demonstramos na imagem abaixo:

Para isso, vamos somar os dois turnos de trabalho, conforme demonstramos na imagem abaixo:

3º Passo: Informe o expediente padrão

Na sequência, vamos informar o horário padrão do expediente, normalmente 8h diárias.

Na coluna seguinte, diminua os valores da coluna “Total de horas” pelos valores da coluna expediente, conforme demonstrado na imagem abaixo:

Informe o expediente padrão

4º Passo: Calculando o valor da hora extra

Para finalizar, basta informar na coluna “Valor da hora extra”, o valor pago por cada hora adicional de trabalho e na sequência utilizar a fórmula da imagem abaixo para a última coluna:

Calculando o valor da hora extra no excel

Observe que para o correto funcionamento do cálculo, as duas últimas colunas devem ser configuradas como “Moeda”.

Viu só, como é fácil calcular hora extra no Excel?

Gostou das nossas dicas? Então aproveite e faça o download das nossas planilhas gratuitas para cálculo de hora extra no Excel.

Planilhas gratuitas para calcular hora extra no Excel

A Max Planilhas preparou dois modelos gratuitos em planilhas para cálculo de hora extra no Excel, confira:

Planilha cálculo de hora extra semanal:

Essa planilha vai ajudar você a calcular o número de horas extras semanais e o seu valor.

Para utilizar a planilha é muito simples, basta inserir seus horários de entrada e saída e o valor que ganha por hora para que a planilha faça o cálculo automático dos valores a receber.

  • Para baixar a planilha para cálculo de hora extra semanal, clique aqui. 

Planilha cálculo de hora extra mensal: 

Essa planilha vai ajudar você a controlar o valor das horas extras para períodos mensais, escolhendo ainda, o percentual de hora extra a ser pago (50% ou 100%).

  • Para baixar a planilha para cálculo de hora extra mensal, clique aqui.

Para mais dicas e tutoriais como esse, continue navegando em nosso blog e visite o Canal da Max Planilhas no Youtube!

Deseja aprimorar o seu domínio sobre o Excel, conhecendo outras ferramentas e funcionalidades disponíveis no editor de planilhas?

Clique aqui e acesse a nossa página de marcação para agendar aulas personalizadas de Excel Online com a Max Planilhas.

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