Max Planilhas

Como fazer soma de horas no Excel

Como fazer soma de horas no Excel

Você sabe como fazer soma de horas no Excel? Essa é uma dúvida muito comum entre os usuários de editores de planilha como o Microsoft Excel e pode ser também a sua.

Como as horas são contabilizadas em ciclos de 60 minutos, realizar uma operação de soma com horas de forma direta pode gerar um resultado confuso.

Se em algum momento, você já tentou fazer soma de horas no Excel e o resultado da soma não era o que você esperava, você sabe sobre o que estamos falando.

No entanto, a boa notícia é que preparamos um passo a passo super simples para que você não precise mais se preocupar com a soma de horas no Excel.

Continue conosco, acompanhe esse conteúdo até o final, tire todas as suas dúvidas e fique por dentro do assunto!

1.Ajuste a formatação das células

O primeiro passo para fazer soma de horas no Excel, é ajustar a formatação das células, para que o Excel entenda que os valores lançados são horas, minutos ou segundos e não números inteiros.

Para isso, selecione a área da planilha onde você pretende lançar as horas, clique com o botão direito e escolha a opção “Formatar Células”.

Uma janela conforme a apresentada na imagem abaixo, se abrirá. Selecione a categoria “Hora” e em seguida o seguinte tipo: “37:30:55”.

formatação-de-células

Por fim, clique em “OK” para concluir a formatação da célula.

2.Lance as horas na planilha

Após configurar a formatação das células, o segundo passo para fazer a soma de horas no Excel, é lançar na planilha, as horas que precisam ser somadas.

Veja alguns exemplos de lançamento, após a formatação das células:

2

3.Utilize a função SOMA

Por fim, basta utilizar a função “SOMA” para que o Excel apresente o resultado final em horas.

Na imagem abaixo, utilizamos a função SOMA para encontrar o total de horas extras mensais de cada funcionário, a partir do número de horas extras realizadas em cada semana.

como-fazer-soma-de-horas-no-excel

Agora ficou fácil, não é mesmo? Quando o assunto é como fazer soma de horas no Excel, não existe mistério, basta configurar corretamente a formatação das células para não ter dor de cabeça.

A soma de horas no Excel é um recurso muito útil, principalmente para empresas que precisam fazer controle de horas extras ou o número de horas de trabalho aplicadas em determinado projeto.

Planilha Controle de Horas Max Planilhas

Por falar em soma de horas no Excel, você já conhece a nossa planilha gratuita para controle de horas?

A planilha gratuita para cálculo de horas da Max Planilhas permite que você calcule o seu número de horas extras semanais e até mesmo o valor a receber, caso saiba o valor de cada hora extra.

Basta inserir seus horários de entrada e saída para ter acesso ao cálculo automático de horas e valor a receber.

Você pode aproveitar e baixar sua planilha para cálculo de horas gratuitamente, clicando aqui.

Agora, se o que você procura são planilhas personalizadas, nós também podemos ajudar!

Clique aqui, nos envie sua ideia e construiremos a planilha ideal para atender suas necessidades pessoais ou as necessidades do seu negócio.

Vídeo: Como fazer soma de horas no Excel

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no whatsapp
Share on Pinterest

VEJA MAIS...

Como funciona a função concatenar

Como funciona a função concatenar

Você sabe como funciona a função CONCATENAR? Apesar de ser desconhecida por muitos usuários do Excel, essa função pode ser extremamente útil, pois nos permite

Como funciona a função BDSOMA

Como funciona a função BDSOMA

Muitas são as funções presentes no Excel, algumas muito conhecidas e outras nem tanto, mas que podem ser muito úteis no nosso dia a dia,

Deixe um comentário

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp Chamar no Whatsapp