Max Planilhas

Como travar célula no Excel

como travar célula no Excel

Você sabe como funciona o recurso para travar célula no Excel? Estamos falando de um recurso que pode facilitar muito suas rotinas de cálculo e preenchimento de dados em planilhas.

Deseja saber mais sobre o assunto e otimizar o seu trabalho no Excel? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final!

O que é travamento de célula no Excel?

O travamento de célula é um recurso que podemos utilizar para facilitar o uso de uma mesma função em diversas células do Excel, sem a necessidade de ficar digitando a mesma fórmula várias vezes em células diferentes.

Esse recurso pode ser utilizado sempre que o usuário precisar replicar em diversas células uma fórmula que segue determinado padrão, seja de soma, multiplicação, divisão ou qualquer outro tipo de operação.

Com esse recurso é possível manter determinados valores fixos em uma linha ou coluna, evitando o trabalho manual de replicação das fórmulas.

Como travar célula no Excel?

Antes de aprender a travar célula no Excel, é preciso que você saiba que existem duas alternativas para travamento de células. São elas:

  • Travamento Total: Congela ao mesmo tempo, linhas e colunas.
  • Travamento Parcial: Congela linha ou coluna.

Na sequência, vamos conferir um exemplo para facilitar o entendimento.

Travando uma célula no Excel

Vamos começar pelo travamento total, utilizando como exemplo a planilha de vendas da imagem abaixo:

travando uma célula no excel

Nosso objetivo é multiplicar o resultado de vendas de cada vendedor pelo percentual de comissão, para enfim chegar ao seu valor.

Para isso, inserimos na célula D3, a seguinte fórmula: =C3*G3

No entanto, para não precisar ficar multiplicando célula por célula para cada vendedor, arrastamos a fórmula para as demais células da coluna D.

Veja o que aconteceu:

travar célula no excel

Como não travamos a célula G3, (onde está informado o percentual de comissão), o Excel seguiu um padrão equivocado que nos levou ao resultado incorreto.

Veja o que fez o Excel: (=C4*G4; C5*G5; C6*G6…)

Para resolver o problema, vamos inserir o sinal de “$” na fórmula, informando ao Excel que pretendemos travar o valor da célula G3.

A fórmula deve ficar da seguinte forma: =C3*$G$3 (você pode inserir o cifrão manualmente ou clicando no “f4” do seu teclado).

Veja o resultado:

travar-valores-no-excel

Simples e prático, não é mesmo? Mas ainda falta um detalhe importante.

No exemplo acima, travamos a coluna G e a linha 3, mas o travamento de células ainda nos permite utilizar as seguintes variações:

  • Travar apenas a linha: =C3*G$3
  • Travar apenas a coluna: =C3*$G3

A posição do sinal “$” é o que indicará para o Excel quais valores devem ficar travados, podendo ser: coluna, linha ou ambos.

Sendo assim, a configuração de trava a ser utilizada vai depender das suas necessidades.

Gostou desta super dica? Então agora que você já sabe como travar célula no Excel, aproveite para colocar o aprendizado em prática!

Antes de sair, não se esqueça de seguir a Max Planilhas:

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no whatsapp
Share on Pinterest

VEJA MAIS...

Como funciona a função concatenar

Como funciona a função concatenar

Você sabe como funciona a função CONCATENAR? Apesar de ser desconhecida por muitos usuários do Excel, essa função pode ser extremamente útil, pois nos permite

Como funciona a função BDSOMA

Como funciona a função BDSOMA

Muitas são as funções presentes no Excel, algumas muito conhecidas e outras nem tanto, mas que podem ser muito úteis no nosso dia a dia,

Deixe um comentário

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp Chamar no Whatsapp