A Metodologia 5S

Desenvolvido no Japão, o método 5S tem a finalidade de promover organização do ambiente, e suas ideias podem ser aplicadas para rotinas e desenvolvimento pessoal, mas principalmente para o ambiente empresarial,

Aumentando assim a produtividade e evitando desperdícios, nas organizações melhorando o ambiente de trabalho como um todo através de metodologia simples.

Essa ferramenta foi criada logo após a segunda guerra mundial, onde o Japão foi muito prejudicado e teve uma perda de confiança em relação as suas Indústrias,

Uma vez que a desorganização estava afetando a produção nas suas empresas, então como em toda crise, surge as grandes ideias,

Foi nesse momento que foi criado a ferramenta “5S”, ferramenta considerado essencial para a recuperação do país, sem a necessidade de grandes investimentos em recursos financeiros.

São 5 “etapas” a serem seguidas por quem deseja ter os benefícios dos 5S, inclusive ele é chamado assim devido as suas iniciais, que são: Seiri – senso de utilização, Seiton – Senso de organização, Seiso – Senso de limpeza, Seiketsu – Senso de padronização e Shitsuke – Senso de disciplina.

 

metodologia 5s

 

– SEIRI – SENSO DE UTILIZAÇÃO

Nesta primeira etapa, deve ser separado o que é útil, do que não é ou que não será tão utilizado.

O objetivo disso é melhorar o ambiente visualmente, devendo ser descartado aquilo que não tem mais necessidade, como restos de materiais e mantendo apenas o que será útil.

Nessa fase ocorre o aprendizado de usar sem desperdiçar.

– SEITON – SENSO DE ORGANIZAÇÃO

Nada mais é que organizar o que foi separado anteriormente.

Nessa parte é necessário etiquetar, classificar, armazenar, em ordem de utilização, deixando em fácil alcance o que é mais utilizado, dando a cada coisa o seu lugar devido.

– SEISO – SENSO DE LIMPEZA

O quão satisfatório é trabalhar em um ambiente que está sempre limpo? 

O SEISO prega justamente isso, a prática da limpeza. 

Não é apenas fazer uma faxina na implantação, e sim manter limpo.

É fazer com que cada funcionário se responsabilize pela limpeza contínua daquilo que usa, sejam equipamentos ou ambientes.

Isso além de criar um bem-estar para as pessoas, aumenta a vida útil de máquinas, evita quebras, acidentes e atrai muitos outros benefícios.

– SEIKETSU – SENSO DE PADRONIZAÇÃO

A função desse senso é tornar padrão aquilo que foi conquistado.

É recomendado criar regras a serem seguidas dentro da Empresa para que isso se torne possível e para que as etapas anteriores não tenham sido em vão.

– SHITSUKE – SENSO DE DISCIPLINA

Nesse senso, é necessário o auxílio de todos os funcionários, pois ele trata do comprometimento de cada uma para executar o que foi proposto.

O programa só está realmente funcionando quando essa etapa está sendo executada por todos os envolvidos nela.

Vale lembrar que novos funcionários devem ser treinados para se enquadrarem à organização.

Os resultados que podem ser obtidos da implantação desse programa, são gratificantes para ambas as partes, no caso das empresas que podem usufruir de uma melhor organização,

Assim reduzindo custos e otimizando seus processos, isso passa aos seus colaboradores uma maior confiança, que demonstra se importar com os mesmos, proporcionando um melhor local para trabalhar.

Diante disso faz com que eles se sintam valorizados, fator importante e motivacional para que realizem seus trabalhos em um ambiente organizado e agradável.

Sua empresa precisa de um 5S? Precisa organizar seus processos, documentos, precisa estabelecer um senso de padronização nas suas rotinas?

Nós temos uma consultoria especializada para organizar a sua empresa e aumentar a sua produtividade.

Consultoria SGQ

WhatsApp chat