Os dashboards no Excel facilitam a visualização e a análise de dados, permitindo o exame de grandes volumes de informações em uma única tela, ou seja, sem a necessidade de consulta a várias planilhas e fontes de dados diferentes.

As visões gerais proporcionadas pelos dashboards no Excel são capazes de contribuir para que os seus usuários tomem decisões rápidas e urgentes, com base em informações devidamente organizadas.

Na maioria das vezes essas informações são essenciais para o sucesso de negócios no meio empresarial ou para a análise de estatísticas gerais.

Nas empresas, os dashboards no Excel são capazes de contribuir para a análise de indicadores-chave de desempenho (KPIs) com facilidade, o que ajuda as organizações a rastrear o progresso em suas metas.

Eles fornecem um resumo de alto nível dos principais aspectos de seus dados para manter todos em sintonia com o progresso, dando à organização um indicador oportuno para a ação necessária em tempo real.

Dashboard no Excel é o mesmo que gráfico?

dashboard-é-o-mesmo-que-grafico

É comum que muitos usuários façam certa confusão entre os dashboards e gráficos do Excel, no entanto, é preciso destacar, que os dashboards são capazes de ir muito além.

Os dashboards no Excel incluem vários elementos, como gráficos , tabelas, figuras e medidores que ajudam na apresentação dos dados. Eles podem lidar com qualquer tipo de e para diferentes finalidades.

As informações apresentadas em um dashboard podem ser utilizadas em várias áreas de um negócio, desde o marketing até o departamento financeiro e suas tomadas de decisão.

Principais características dos Dashboards no Excel

  • Os dashboards são utilizados para exibir visões gerais de grandes conjuntos de dados;
  • Os dashboards são capazes de reunir diversos elementos como tabelas, gráficos e medidores;
  • Os dashboards facilitam o processo de tomada de decisão, mostrando as partes vitais de diferentes fontes de dados em uma única janela.

Diferentes tipos de Dashboards no Excel

É possível criar dashboards para a visualização de diferentes dados e informações. Dentre os exemplos, mais comuns, podemos citar:

Dashboard de vendas: Permite obter uma visão geral de todas as atividades e progresso de vendas.

Através de um dashboard de vendas, é possível acompanhar o desempenho de equipes de vendas e as suas principais métricas, para identificar possíveis lacunas e pontos de melhoria para embasar tomadas de decisões importantes.

Dashboard de análise de RH: Permite verificar todas as atividades, projetos e cronogramas de RH em um único lugar. Através de um dashboard para RH, é possível verificar, dentre outras informações, o status de contratação e integração, programas de funcionários e despesas do departamento.

Dashboard Gerencial: Um dashboard gerencial, também conhecido como BI permite a visualização de pontos chaves para os negócios de uma empresa.

Através desse tipo de dashboard, os gestores de uma organização podem rastrear itens como receitas, despesas, metas x resultados, número de novos clientes, cancelamentos de clientes e muito mais.

Como montar um dashboard no Excel?

Como montar um dashboard no Excel?

Se você precisa montar um dashboard no Excel, a Max Planilhas pode ser a solução que você precisa.

Desenvolvemos Planilhas personalizadas conforme a sua necessidade e se você procura autonomia na ferramenta podemos te ajudar oferecendo aulas particulares.

Queremos contribuir com o crescimento de profissionais e de pequenas empresas, através da ferramenta Excel, tornando-os mais competitivos no mercado de trabalho.

Para saber mais sobre os nossos serviços e solicitar o desenvolvimento de dashboards e planilhas em Excel, clique aqui e entre em contato conosco!

WhatsApp Chamar no Whatsapp