Quais as diferenças do Excel para Windows e Mac? Talvez, você tenha mudado de sistema operacional a pouco tempo e por isso esteja com dúvidas em relação ao uso do Excel. Nem todas as pessoas sabem, mas sim o Excel possui uma versão para Mac. Mesmo sendo a Apple uma das principais concorrentes da Microsoft.

No entanto, tratando-se de sistemas operacionais completamente distintos, é natural que existam algumas diferenças entre as versões do Excel para Windows e as versões do Excel para Mac. Vamos conferir quais são?

Principais diferenças do Excel para Windows e Mac

Antes de falarmos especificamente sobre as diferenças entre versões, é importante destacar que a versão do Excel para Mac é mais limitada em termos de recursos do que a versão para Windows. Apesar de desenvolvidas pela Microsoft, as versões não são completamente idênticas entre si. 

Sendo assim, a pergunta que fica é a seguinte: Seria essa uma estratégia da Microsoft para levar usuários do Mac para o Windows ou apenas uma incompatibilidade e limitação técnica?

Vamos as principais diferenças:

Preenchimento automático: Um dos recursos de maior destaque do Excel, a alça de preenchimento automático é sem dúvidas uma excelente funcionalidade. No entanto, ela ainda não está disponível para usuários Mac.

Atalhos da tecla Alt: Se você nunca utilizou um dispositivo Mac antes, talvez estranhe o fato do dispositivo não contar com a tecla Alt, muito utilizada para acionar importantes atalhos no Windows e também no Excel. Justamente por essa pequena diferença, o Excel para Mac possui limitações, contando com um número reduzido de funcionalidades por atalho.

Conectividade com bancos de dados: O Excel para Mac não suporta as mesmas opções de conectividade com banco de dados que a sua versão para Windows.

Gráficos Dinâmicos: Os gráficos dinâmicos e interativos são uma das funcionalidades que mais se destacam no Microsoft Excel para Windows. Com esse recurso é possível analisar e demonstrar visualmente e de forma interativa os dados de uma planilha.

No entanto, esse é um recurso ainda não aprimorado nas versões mais recentes do Excel para Mac, gerando dúvidas e reclamações de muitos usuários nos fóruns de informática pela internet. No entanto, antes pouco do que nada, pois até pouco tempo essa funcionalidade nem mesmo existia no Excel para Mac.

Preenchimento Relâmpago: O preenchimento relâmpago é um recurso que detecta e preenche automaticamente os dados de uma planilha em Excel quando ativado e ao detectar um padrão de preenchimento.

Sem dúvidas, um recurso muito interessante e também importante em termos de eficiência e produtividade. Presente apenas nas versões do Excel para Windows, esse é um dos recursos que ainda faltam na versão do Excel para Mac.

Inserir imagens online: A inserção de imagens online, permite que usuários do Excel para Windows encontrem e adicionem imagens da internet nas suas planilhas. No entanto, apenas os usuários do Windows, pois o recurso não está disponível na versão do suíte para Mac.

Avaliação de fórmulas: Em sua versão para Windows, o Excel conta com um recurso muito importante para usuários que trabalham com fórmulas, a avaliação de fórmulas, que é capaz de ajudar os usuários na localização e correção de erros em fórmulas do Excel.

No entanto, apesar de muito interessante, esse recurso também não está disponível na versão do Excel para Mac.

Janela de inspeção: A janela de inspeção é um recurso que possibilita a comparação de células que estão em planilhas diferentes sem que o usuário precise ficar abrindo e fechando arquivos diferentes. No entanto, é uma pena, que importante recurso também não esteja disponível para usuários Mac.

Estamos chegando ao final do artigo, aqui procuramos citar as principais diferenças encontradas entre o Excel para Windows e o Excel para Mac, que apesar de pontuais, podem fazer a diferença em alguns momentos.

Você já experimentou ambas as versões do Excel? Percebeu alguma diferença não listada neste conteúdo? Então não deixe de nos enviar o seu comentário!

WhatsApp Chamar no Whatsapp