KPIs é a sigla em inglês de Key Performance Indicators, por aqui também chamadas de indicadores-chave de performance. Elas são referências usadas para determinar medidas a serem adotadas para guiar o percurso de um negócio. São usadas para:

  • Definir e ajustar estratégias;
  • Avaliar campanhas;
  • Determinar mudanças, entre outros.

Cada modelo de negócio possui suas KPIs, cabendo aos gestores responsáveis determinar quais são as mais relevantes em cada caso.

Exemplos de KPIs

  • Retorno Sobre Investimento (ROI);
  • Taxas de Conversão e de Rejeição;
  • Número de visitantes;
  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
  • Volume de vendas;
  • Ticket médio;
  • Grau de satisfação de clientes e funcionários;
  • Customer Lifetime Value: renda gerada por cada cliente no período em que ele consome o produto.

Indicadores devem estabelecer metas, caso contrário é apenas um demonstrativo de resultados e não deve ser utilizado. Algumas métricas podem ser KPIs, mas não se tratam da mesma coisa. Muitas delas são vazias de informações para auxiliar tomadas de decisão nos negócios de forma prática, tais como curtidas e visualizações de redes sociais. Sem engajamento que se consolide em vendas e resultados, elas são somente métricas de vaidade e não contribuem para uma real estratégia de negócio.

Além disso, é preciso avaliar situações específicas que podem interferir na média de resultados. Um exemplo pode ser a conta de luz que em determinado mês vem mais cara porque visitas foram recebidas em casa ou quando a perda de um projeto importante leva a empresa a realizar demissões em massa em um período. Esses casos não devem ser incluídos na análise total porque são atípicos e prejudicam a análise de todo o processo.

A importância das KPIs
Qualquer negócio requer planejamento e estratégia para alcançar o próximo nível e não ser engolido pela concorrência, as KPIs servem de base para constante avaliação e comparação de resultados. Seja comparando com dados pré-existentes da própria empresa ou de outras do mesmo setor: benchmarking é essencial em todas as fases de negócio, principalmente no início quando ainda não há muitas informações a serem comparadas.

Como definir um indicador
A regra principal para uma boa estratégia usando indicadores é que não há fórmulas prontas. Novos dados devem ser sempre avaliados, a combinação e cruzamento de informações é sempre adaptável.

Alguns fatores que podem ser levados em conta são:

  • Parâmetros de qualidade: elogios, críticas, controle sobre produtos defeituosos e serviços não-finalizados.
  • Capacidade de produção: desempenho de funcionários e tempo de execução
  • Lucro mensurável;
  • Nível de competitividade com outras empresas.

A lista de possíveis indicadores é vasta e particular para cada empreendimento, o importante é entender o conceito do que é uma KPI para aplicar ao seu negócio. A Max Planilhas está aqui para te auxiliar a encontrar as suas! Nossas planilhas são excelentes ferramentas para produzir e organizar dados que te ajudarão a definir as melhores estratégias.

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