Max Planilhas

Você conhece a função CLASSIFICAR do Excel? Você sabia que o Excel possui uma função para ordenação de dados? Muita gente ainda não sabe da novidade, mas o Excel conta com uma nova função, a função CLASSIFICAR.

O recurso está disponível para usuários do Office 365.

Talvez, você esteja pensando, mas antes eu fazia as minhas classificações no Excel, utilizando os filtros de tabela, o que muda com a chegada da função CLASSIFICAR?

Ao contrário do que você pode estar pensando, a função CLASSIFICAR não chegou com o objetivo de aposentar os filtros de tabela, na verdade, eles ainda estão presentes no Excel e portanto, você pode utilizá-los sempre que julgar necessário ou conveniente.

No entanto, após descobrir o potencial da nova função desenvolvida pela Microsoft, é pouco provável que você ainda prefira os tradicionais filtros de tabela.

Como funciona a função classificar no Excel?

A função CLASSIFICAR permite que os usuários de planilhas do Excel, classifiquem automaticamente as suas colunas e matrizes sem a necessidade de utilizar outros recursos.

Vamos a um exemplo prático para que você compreenda com maior facilidade os efeitos da função CLASSIFICAR e veja como ela pode ser aplicada no seu dia a dia.

A estrutura da função está distribuída da seguinte forma:

  • Matriz: Conjunto de informações que utilizaremos para a classificação.
  • [Índice_de_classificação]: número da coluna que será utilizada como critério.
  • [Ordem_de_classificação]: ordem da classificação (crescente ou decrescente)
  • [Por_coluna]: classificação por linha ou coluna.

Na sequência, temos na imagem abaixo, uma tabela exemplificativa do Campeonato Brasileiro, observe que os times não estão listados por ordem de pontuação, como resolver essa questão de forma prática?

Como funciona a função classificar no Excel?

Utilizaremos a função CLASSIFICAR. Nosso objetivo é ajustar a classificação para saber a posição de cada time na tabela do campeonato.

Para isso, utilizamos a seguinte fórmula na célula E2 da planilha:

=CLASSIFICAR(A2:B21;2;-1;FALSO)

Onde:

A2:B21 – Conjunto de informações que utilizaremos para a classificação;

2 – Número da coluna que será utilizada como critério (coluna “pontos);

-1 – Ordem da classificação (utilizar “1” para crescente ou “-1” para decrescente);

FALSO – Utilizado para classificar por linha, enquanto VERDADEIRO pode ser utilizado para classificação por colunas.

Após aplicar a função acima, veja o resultado da tabela de classificação:

Como funciona a função classificar no Excel?

 

Muito bacana o resultado da função CLASSIFICAR, não é mesmo? Mas, ainda não acabou. Modifique a pontuação dos times e observe que a tabela de classificação atualizará as posições de cada time automaticamente.

Gostou da novidade? Então, continue acompanhando o blog da Smart Planilhas e fique cada vez mais por dentro dos recursos que o Excel tem a oferecer.

Conheça a Max Planilhas

Você já conhecia a Max Planilhas? Nascemos com o compromisso de contribuir com o crescimento de profissionais e pequenas empresas, através da ferramenta Excel, tornando-os mais competitivos no mercado de trabalho.

Desenvolvemos Planilhas personalizadas conforme a sua necessidade e se você procura autonomia na ferramenta podemos te ajudar oferecendo aulas particulares.

Para saber mais sobre os nossos serviços, clique aqui e entre em contato conosco! 

Já conhece o nosso canal no Youtube? Não perca mais tempo, clique aqui e faça a sua inscrição!

WhatsApp Chamar no Whatsapp