Você já ouviu falar do função PROCX como novo recurso do Excel para assinantes do Microsoft Office 365? Há um recente acréscimo no MS Excel, uma função que implica em uma fórmula ideal para quem trabalha com bases de dados muito grandes. É importante dizer que essa função está disponível para os assinantes do Office 365 trazendo mais facilidade para quem trabalha com dados cruzado e também com a montagem de análises estatísticas. Essa função também é muito interessante para quem trabalha com organização de dados muito numerosos e precisa de um recurso que torne as buscas mais assertivas e rápidas.

Nesta postagem falaremos sobre esse novo e importante recurso do Excel no Microsoft Office 365. Adiante abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é a função PROCX?
  • Para que serve a função PROCX?
  • Como utilizar a função PROCX no Office 365?

 

planilhas excel prontas online

O novo Office 365 tem uma funcionalidade muito útil. Vamos analisar seu conceito e como utilizar da melhor maneira com seus dados.

O que é a função PROCX?

Essa é uma função do Excel utilizada para localização de elementos nas linhas de determinada tabela ou mesmo em um intervalo dessa. Suponhamos que você tenha uma loja de peças automotivas, com essa função será possível fazer a busca pelo número da peça. Além disso, você poderá encontrar um funcionário, por exemplo, pelo seu número de registro. Portanto é um tipo de função feita para otimizar buscas.

Através desse recurso; você poderá, por exemplo, usar um termo de pesquisa em uma coluna obtendo seu resultado em outra, da mesma linha. Isso poderá ser realizado independentemente do lado da coluna pela qual você espera obter o retorno. Através dessa capacidade haverá um cruzamento de informações que resultará em buscas mais refinadas. Portanto, será possível digitar “Maria” e obter a idade da pessoa informada em outra célula da planilha Excel.

Para que serve a função PROCX?

Basicamente, é um tipo de função capaz de pesquisar um intervalo ou fazer a busca por uma matriz. A primeira correspondência encontrada será o retorno observado. Caso não haja uma correspondência da busca, o resultado mais aproximado será o retorno. A sintaxe da função é a seguinte:

=PROCX(pesquisa_valor; pesquisa_matriz; matriz_retorno; [se_não_encontrada]; [modo_correspondência]; [modo_pesquisa]).

Sendo assim, vamos analisar cada argumento e seus significados:

  1. O argumento pesquisa_valor é obrigatório e identificará o valor da pesquisa, ou seja, será o termo de pesquisa principal.
  2. Há um segundo argumento obrigatório que é o pesquisa_matriz, esse como o próprio nome indica será a matriz, o intervalo a ser classificado.
  3. O outro argumento obrigatório será a matriz de retorno, que indica o período a ser retornado sendo argumentado como “matriz_retorno”.
  4. Agora há um argumento opcional, que pode retornar após uma coincidência válida não ser encontrada. Ela é expressa da seguinte maneira [se_não_encontrada]. O texto em inglês será retornado caso não haja correspondência: [if_not_found].
  5. Outro argumento opcional é o modo_correspondência, e pode ter retornos de 0, -1, 1 e 2. Cada uma em sequência retornará o próximo resultado.
  6. O modo_pesquisa é um argumento que também terá retornos numéricos consecutivos como 1, -1, 2 e -2. O valor 1 é para executar a pesquisa de acordo com o primeiro item, -1 indica uma pesquisa reversa. Já o 2 indica uma pesquisa binária com classificação crescente, -2 será o mesmo padrão com uma pesquisa decrescente.

Como utilizar a função PROCX no Office 365?

O uso dessa função é bem parecido com a antiga PROCV que há nas versões anteriores do Office. Porém, ela funcionará com a obtenção de resultados mais elaborados. Portanto, você pode inserir a função PROCX através do assistente, que lhe guiará para todos os argumentos indicados acima. Veja abaixo uma figura que mostra como será o processo inicial para inserir a função PROCX no Excel 365.

cursos de excel

Veja como será a interface do assistente para a inserção dos argumentos.

 

Suponha que você deseja fazer uma busca por nome

Portanto, você já inseriu os argumentos na função PROCX e suponhamos que deseja fazer a busca pelo nome de um funcionário de sua empresa. O argumento de pesquisa_valor será o nome indicado na busca, no caso das versões anteriores do Excel a função PROCV terá o argumento valor_procurado. Além disso, informe as colunas desejadas para os outros argumentos de acordo com as matrizes.

Sobre o caractere coringa

A nova função PROCX não somará valores, no entanto conta agora com um recurso de caractere coringa. Ele está relacionado como o argumento modo_correspondência. Se você digitar apenas uma letra + *, o padrão dessa função encontrará os resultados aproximados. Esse é um recurso importante quando se faz necessária uma pesquisa sem tanta exatidão que pode resultar em correspondências importantes para serem encontradas.

Conclusão

Em conclusão, neste artigo nós falamos sobre a nova função do Excel no Office 365, a PROCX que tem grandes funcionalidades novas. Além disso, falamos sobre como utilizar os recursos oferecidos por essa novidade do Excel que pode ser muito útil em diversas situações. Você gostou da nossa publicação? Não se esqueça de deixar o seu like e compartilhar com todos as nossas postagens sobre Excel nas redes sociais.

Referências

SUPPORT OFFICE.COM. PROCX (Função PROCX). Disponível em: <https://support.office.com/pt-br/article/procx-fun%C3%A7%C3%A3o-procx-b7fd680e-6d10-43e6-84f9-88eae8bf5929>. Acesso em: 25/05/2020.

VIANNA, FABIO. Função PROCX. Disponível em: <https://fabiovianna.com.br/funcao-procx/>. Acesso em: 25/05/2020.

 

WhatsApp Chamar no Whatsapp