Você já ouviu falar em qualidade total na gestão de uma empresa? Em inglês o conhecido termo Total Quality Management refere-se à gestão de qualidade como estratégia de administração. Em função das melhores práticas em todos os processos organizacionais, além de gerar um relacionamento ideal com o cliente. Isso é realizado de forma a otimizar o desempenho de diversos departamentos da empresa, além de seu relacionamento com os fornecedores e parceiros de negócios. Portanto, há diversos estágios que compõem esse tipo de processo, que ficaram também conhecidos como Seis Sigma.

Esse conjunto de práticas foi desenvolvido por executivos de forma a melhorar todos os processos de gestão da qualidade empresarial. Dessa forma, o diferencial desse modelo é, antes de mais nada, ter o foco principal na obtenção de resultados concretos para a empresa. A princípio, isso realmente impacta financeiramente a empresa, além de melhorar consideravelmente os processos concentrando-se na implementação de melhorias que serão aplicadas justamente em áreas da empresa que necessitem de melhorias.

De antemão, adiante neste texto falaremos de forma completa e sucinta sobre a gestão da qualidade, além de enfatizarmos que há maneiras de trabalhar com a gestão da qualidade em consultorias online com especialistas. A seguir abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é gestão da qualidade?
  • A importância da gestão da qualidade em empresas.
  • Princípios da gestão da qualidade total.
  • Consultorias online de gestão da qualidade são perfeitamente possíveis durante o distanciamento social.
gerenciamento de qualidade

A gestão da qualidade é uma forma de otimizar diversos processos e áreas da empresa. Assim, é possível que os gestores estratégicos trabalhem com indicadores-chave de desempenho através de consultoria com especialistas no assunto.

O que é gestão da qualidade?

Se definirmos a gestão da qualidade, podemos entender que é um sistema de apoio aos gestores para avaliarem não somente a qualidade do atendimento com consumidores. É um tipo de gestão que analisa setores internos da empresa envolvendo tanto um planejamento estratégico de alto nível quanto a análise das relações da empresa com seu público. Na gestão da qualidade diversos indicadores-chave de desempenho podem ser definidos de forma personalizada para a cultura e área de atuação da empresa.

Gestão de qualidade e qualidade total

Ambos os conceitos estão interligados porque será necessário obter um padrão ideal de qualidade através de iniciativas de gestão dessa. É aí que entra o fundamento de qualidade total e as maneiras de avaliação de desempenho, além de planejamentos baseados em dados. Portanto ambas as abordagens são intrinsecamente conectadas uma à outra. Porque na verdade, os processos de gestão de qualidade serão criados em função daquilo que pode aumentar os resultados da empresa concretamente.

A importância da gestão da qualidade em empresas

Esses processos de racionalização que formam a gestão da qualidade são fundamentais para aumentarem o grau de satisfação das empresas. Desde meados do século XX houve a necessidade de ter um controle mais específico sobre os processos empresariais, quando houve o período de industrialização. No início, esse tipo de administração era conhecido como controle de processos. No entanto, ao longo do tempo esses processos foram ficando mais certeiros e complexos permitindo também a melhoria de diversos setores nas empresas. Essas ficaram realmente, maiores e com âmbitos diferenciados além dos os meios de lidar com esse conceito tão relativo.

Princípios da gestão da qualidade total

Antes estabelecermos quais são os princípios da qualidade total convém analisarmos a própria definição de qualidade nos termos em que precisamos. Ou seja, a qualidade dentro da perspectiva da gestão em negócios e que o produto ou serviço oferecido também atendem às expectativas dos clientes. Nesse escopo, os princípios da gestão da qualidade podem ser considerados os seguintes:

  • Bens e serviços oferecidos com um padrão de qualidade ideal e que correspondam a necessidades reais do mercado.
  • Garantia da lucratividade da empresa através dos processos escolhidos para gerenciar a qualidade.
  • Os problemas mais críticos precisam ser efetivamente identificados e solucionados.
  • O processo decisório precisa ser baseado em fatos, dados e informações concretas.
  • A administração da empresa necessariamente será através de processos e não por conta dos resultados em si. Esses serão uma parte final da verificação do desempenho.
  • Há uma premissa na administração de empresas que diz que o cliente tem sempre razão. Isso é verdade também para a gestão da qualidade, sendo que pesquisas nesse sentido podem ocorrer para verificar o grau de satisfação da clientela.
  • Os trabalhos e processos de prevenção de qualquer acidente ou problema na empresa devem ser rápidos, antecipados e eficazes.

A importância da consultoria em gestão da qualidade

A consultoria em gestão da qualidade, ao contrário do que se possa imaginar, já é prestada online com frequência. As reuniões podem ocorrer a partir de qualquer lugar com um especialista no assunto. Além disso, os recursos utilizados com as tecnologias de streaming favorecem um diálogo aberto e em tempo real com os responsáveis pelo processo decisório da empresa. Ou seja, ela pode ser feita a qualquer tempo ou de qualquer lugar e as reuniões serem inclusive mantidas em salas virtuais que garantem também acesso a dados e relatórios.

A Max Planilhas oferece esse tipo de facilidade?

Sim, a empresa oferece todo um aparato tecnológico e também de técnicas de aplicação de gestão da qualidade para empresas com as mais variadas necessidades. Portanto, caso necessário você pode entrar em contato e conseguir uma consultoria totalmente personalizada e adequada às especificidades de sua empresa.

Consultorias online de gestão da qualidade total são perfeitamente possíveis durante o distanciamento social

E como vimos essas consultorias já era feitas de forma online mesmo antes das políticas de distanciamento social. As tecnologias de reuniões corporativas em tempo real vieram para ficar. não é só uma questão de alterar uma forma de se fazer as coisas durante o tempo de pandemia. Na realidade, essa já era uma prática até comum que aumentou ainda a incidência durante o período dos lockdowns.

Conclusão

Neste artigo nós falamos sobre a gestão da qualidade e como as consultorias podem ser realizadas de forma online. Principalmente agora durante esse período de distanciamento social ou que as empresas precisam encontrar maneiras de lidarem com os efeitos da pandemia de covid-19. Você gostou das informações que oferecemos aqui? Não se esqueça de deixar aquele like e compartilhar com todos ajudando a divulgar o trabalho da Max Planilhas para todos os seus amigos nas redes sociais!

Referências

WIKIPEDIA. Gestão da qualidade total. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_da_qualidade_total>. Acesso em: 01/06/2020.

VEYRAT, PIERRE. Entenda o que é qualidade total e como ela está relacionada com a gestão de melhoria contínua. Disponível em: <https://www.venki.com.br/blog/o-que-e-qualidade-total/>. Acesso em: 01/06/2020.

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