Gestão da qualidade, o que é?

Gestão da qualidade é um termo muito conhecido no mundo corporativo e tem um espaço importante na atuação dentro de uma empresa por se tratar não só de um requisito nas organizações,

como também por promover e garantir maior controle nos processos de fabricação de produtos e ou prestação de serviços empresariais.

Breve histórico sobre o desenvolvimento da gestão da qualidade. Originado na Segunda Guerra Mundial, os EUA exigiam o uso de um sistema chamado Controle Estatístico de Processo (CEP) pelos fornecedores de produtos bélicos,

este sistema foi criado pelo norte-americano Walter Andrew Shewhart que criou também o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) (Planejar, Executar, Verificar, Agir) para assegurar a qualidade. Na década de 40,

com o final da guerra, o Japão começou a investir em reconstrução e com estatísticos como Shewhart, Kaoru Ishikawa, Joseph M. Juran e W. E. Deming o país desenvolveu o método “Gestão de Qualidade Total” (Total Quality Management) para impedir quaisquer defeitos que pudessem surgir,

estabilizando a economia e sendo o primeiro país a desenvolver e aplicar o gerenciamento de qualidade.

gestão de qualidade

Para que serve?

Os consumidores têm o direito de exigir qualidade a tudo que adquirem, há diversas formas de recorrer à sua defesa no caso de um produto não atender as expectativas,

no Brasil por exemplo existe o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) para atender a estes tipos de insatisfação, há também outras plataformas, órgãos (PROCON) e ferramentas que prestam este mesmo serviço para apoiar clientes nessas situações.

A gestão da qualidade por sua vez, não só evita, como garante a melhoria de prestação de serviços e qualidade de produtos para satisfação dos consumidores,

atuando assim como um facilitador preventivo desenvolvendo processos para evitar que seus clientes ou consumidores tenham insatisfações e precisem acionar esses órgãos e ferramentas de defesa do consumidor.  

A padronização de etapas dos processos contribuem para um funcionamento de melhoria constante, baseando-se em técnicas que possam auxiliar o crescimento da empresa de forma positiva, a famosa produtividade, produzir sim, mas com qualidade.

Seu objetivo, portanto, se trata da gestão dos processos, atuando desde o desenvolvimento com ferramentas preventivas, criando normas, procedimentos e de monitoramento durante o processo, para auxiliar o setor de controle ou garantia da qualidade que vamos falar no próximo capítulo.

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E Controle da Qualidade?

Controle da qualidade é uma medida que organizações adotam com o intuito de fiscalizar ou verificar se a fabricação dos produtos ou prestação de serviços estão sendo realizados conforme requisitos do cliente, normas aplicáveis, normas e procedimentos internos.

O objetivo é garantir a conformidade do produto antes de ser enviado para o cliente, ele funciona como um filtro interno, empresas geralmente contratam inspetores para exercer essa função,

geralmente trabalham com gabaritos, ou até mesmo realizam inspeção visual para aprovar ou reprovar um produto.

Ao contrário do que muitos pensam, o controle da qualidade não existe somente para atender a função de corrigir ou evitar que produtos com possíveis falhas cheguem até o cliente ou consumidor final.

A necessidade de alguém capacitado que pudesse supervisionar o processo produtivo no geral, surgiu na Revolução industrial (Século XX),

momento em que a produção em massa contava com muitos operários e etapas que provavam a necessidade de um acompanhamento em todas as tarefas que estavam sendo executadas na fábrica,

justamente pelo alto número de pedidos e trabalhadores envolvidos onde, o produto não conforme, significava muito mais que um erro no processo, significava também desperdícios de matéria-prima, retrabalho que tinha como consequência perda de eficiência e de produtividade.

Qual a importância para as empresas?

Sua importância é dada por considerar o cliente e consumidor final, como seu maior patrimônio, não somente atendendo as expectativas do mesmo, como também garantindo sua segurança e confiança, promovendo assim uma boa relação entre as partes.

Por esse motivo, atualmente as empresas sejam elas micro, pequenas ou grandes empresas, estão cada vez mais se preocupando e implantando a gestão da qualidade em seus processos, pois existem dois tipos de qualidade.

Qualidade do produto: É a qualidade de produzir ou prestar um serviço com qualidade que venha satisfazer seu cliente ou consumidor final, que atenda suas expectativas, exigências ou requisitos.

Qualidade do sistema: Nesse quesito entra a gestão da qualidade que é o processo de garantir que o seu produto ou serviço sempre será realizado com qualidade,

pois, é desenvolvido padrões de fabricação, normas, métodos, instruções que auxiliam na repetitividade e reprodutibilidade dos processos da mesma forma,

e ainda são implementados auditorias de processo para verificar se tudo o que foi planejado está sendo respeitado no dia a dia.

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O que é mais importante então?

As duas são igualmente importantes e se completam, apenas atuam de maneira mais efetiva em momentos diferentes na produção ou prestação de um serviço, por esse motivo que algumas empresas criam até setores diferentes com essas nomenclaturas,

Gestão de Qualidade e Controle da Qualidade.

Mas como podemos observar um complementa o outro em resumo a gestão da qualidade tem sua atuação maior em criar sistemas e ferramentas para garantir um processo padronizado que respeite seus requisitos e exigências, desenvolvendo auxílios para prevenir e detectar falhas durante o processo,

já o controle da qualidade tem a sua atuação mais presente nas inspeções do processo para garantir a qualidade do produto seja na entrada com as matérias primas (inspeção de recebimento) ou no final do processo, atuando para proteger o cliente e garantindo um fornecimento de qualidade.

Quer conhecer um pouco mais, aprender quais ferramentas podem ser implementadas na gestão ou no controle da qualidade da sua empresa? Entre em contato conosco e vamos maximizar a produtividade da sua empresa.

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