Google Planilhas ou Microsoft Excel, qual o melhor suíte de planilhas na sua opinião? O tema é polêmico e vem gerando muitas discussões em sites e fóruns especializados na internet.

Para ajudar você a chegar a uma conclusão, separamos neste artigo, algumas das principais vantagens encontradas pelos usuários do Excel e também do Google Planilhas, vamos conferir?

Principais vantagens do Excel

Será mesmo que o Excel, possui recursos e funcionalidades não existentes no Google Planilhas? Isso é o que vamos descobrir agora!

Número de colunas: Para aqueles que precisam utilizar muitas colunas em uma mesma planilha, o Excel é sem dúvidas a melhor opção. Enquanto o suíte de planilhas da Microsoft oferece mais de 16 mil colunas, o Google Planilhas fica limitado a apenas 26.

Qualidade dos gráficos: Outra importante vantagem do Excel sobre o Google Planilhas, diz respeito a elaboração de gráficos. Apesar de ambas as ferramentas possuírem esse importante recurso, o Excel oferece uma gama maior de possibilidades para a criação e também para a edição de gráficos.

Edição Offline: Enquanto que para utilizar o Google Planilhas, é necessário está conectado com a internet, no Excel não existe essa necessidade, uma vez que o suíte é instalado no próprio Windows, funcionando independentemente de uma conexão com a internet.

Funções avançadas: Para usuários mais avançados, não restam dúvidas, o Excel é a melhor opção, uma vez que o Google Planilhas ainda carece de certas opções e funções, utilizadas por desenvolvedores em VBA que fazem uso do Excel para criar ferramentas e programas.

Aqui na Max Planilhas, por exemplo, desenvolvemos planilhas em Excel personalizadas, com funcionalidades e recursos avançados de acordo com as necessidades dos nossos clientes, recursos esses que na maioria das vezes ainda não foram disponibilizado pelo Google Planilhas.

Principais vantagens do Google Planilhas

O Google Planilhas chegou ao mercado como uma solução alternativa para o Excel, mas vem fazendo grande sucesso, vamos verificar suas principais vantagens?

Edição colaborativa: A edição colaborativa é uma das principais vantagens relatadas pelos usuários do Google Planilhas. Como funciona através da internet, o Google Sheets como também é conhecido, permite o acesso e a edição simultânea por pessoas diferentes.

Hospedagem na nuvem: Funcionando por meio da internet e de forma integrada ao Google Drive, o Google Planilhas salva automaticamente as planilhas em nuvem, garantindo maior segurança aos usuários e permitindo também o seu acesso em qualquer lugar que possua uma conexão com a internet.

Não ocupa espaço no computador: Justamente por funcionar através da internet, o Google Planilhas não requer instalação e portanto não ocupa espaço no computador. Uma ótima opção para aqueles que não possuem um bom computador.

Preço: Quando o assunto é preço, o Google Planilhas leva grande vantagem, uma vez que a ferramenta é gratuita, enquanto que o Excel é pago.

Compartilhamento: Integrado com outras plataformas e ferramentas como o Gmail, o Google Planilhas possui como vantagem o seu poder de compartilhamento das planilhas entre pessoas em diferentes locais.

Veredito Final: Excel ou Google Planilhas, qual a melhor opção?

Após, conhecer as principais vantagens oferecidas por cada ferramenta, podemos chegar a um veredito final. Veredito este, que precisa levar em consideração as necessidades e o nível de experiência do usuário com o Excel.

Portanto, se você é um usuário avançado ou que necessita utilizar planilhas que fazem uso de recursos complexos, não restam dúvidas o Excel ainda é a melhor opção.

Agora, para aqueles que necessitam apenas de funções básicas, o Google Planilhas aparece como a melhor opção, principalmente por se tratar de uma ferramenta gratuita.

Para você, qual é a melhor opção? O Excel ou o Google Planilhas? Envie o seu comentário!

WhatsApp chat