Você já parou para analisar quantos tipos diferentes de gráficos existem no Excel? Não podemos negar, são muitas opções! Mas, afinal, quando utilizar cada um deles?

Não é novidade para ninguém, que o Excel é um dos softwares mais importantes do mundo, principalmente no meio corporativo, onde a ferramenta demonstra excelente capacidade de adaptação, podendo ser moldada para atender diferentes demandas e particularidades.

Repleto de recursos importantes, o Excel nos permite não só listar e organizar informações, mas também realizar cálculos, analisar dados, interpretar informações e representá-las de forma intuitiva através de gráficos.

Vamos descobrir quais são os gráficos mais importantes e conhecidos do Excel e quando devemos utilizar cada um deles? Então, vamos nessa!

Gráfico de Linhas

graficos-do-excel

Muito utilizado no ambiente corporativo, esse tipo de gráfico costuma ser indicado para representar, comparar e analisar a evolução de determinados dados em um longo período de tempo.

É muito comum encontrar esse gráfico em representações de oscilações da Bolsa de Valores ou determinado índice, por exemplo.

Gráfico de Colunas

O gráfico de colunas é talvez, o gráfico mais conhecido e utilizado do Excel, principalmente em virtude da sua simplicidade para a representação de dados.

Esse tipo de gráfico costuma ser utilizado para a representação de séries históricas, comparando um ou mais fatos mês a mês, sendo possível optar por sua visualização em 3D.

É preciso dar destaque ainda, para algumas variações dos gráficos de coluna, como por exemplo, o gráfico de colunas empilhadas que nas empresas é muito utilizado para se demonstrar quanto ainda falta para atingir determinada meta.

Com essa variação do modelo de colunas, é possível ainda, realizar comparativos de vendas, faturamentos ou outros dados com períodos anteriores.

Gráfico de Barras

graficos-do-excel

Assim como o gráfico de colunas, este gráfico permite o acompanhamento e  comparação entre dados e também pode a critério do usuário ser representado em 3D.

O Gráfico de barras funciona muito bem para retratar por exemplo, a duração de tempo ou a variação de vendas de uma empresa, uma vez que quanto maiores os valores, maior será o comprimento das barras.

Gráfico de Pizza

graficos-do-excel

O gráfico de pizza, possui esse nome não pelo acaso, mas sim pelo seu formato idêntico ao de uma pizza, podendo também ser representado em 3D.

O uso desse gráfico é indicado para a representação de partes de um todo ou um conjunto, nele também é possível obter representações com valores absolutos e percentuais de determinados dados, desde que as frações de cada grupo sejam positivas e estejam dentro de uma mesma série. Recomendável também que esse gráfico seja utilizado para representar resultados de no máximo 5 categorias para ficar visualmente de fácil entendimento.

Gráfico de Rosca

 

Muito semelhante ao gráfico de pizza, o gráfico de rosca também exibe a relação e a proporção de determinadas partes em um total. No entanto, sua grande diferença está na possibilidade de utilização também de mais de uma série de dados.

Devido a semelhança, o seu uso acaba sendo equivalente ao uso recomendado para os tradicionais gráficos de pizza.

Gráfico de Área

O gráfico de área em geral é utilizado para chamar atenção para a evolução de determinado valor, retratando muito bem as suas oscilações ao longo do tempo.

Como destaque podemos citar os seus picos e vales, que além de demonstrar com clareza as informações, ajudam a valorizar determinadas oscilações.

Apresentamos aqui nesse conteúdo, apenas os gráficos mais utilizados no Excel. Portanto, é importante dizer, que existem inúmeras outras opções.

Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de compartilhar esse artigo da Max Planilhas nas suas redes sociais.

Até a próxima!

WhatsApp chat