Max Planilhas

A importância do Excel nas empresas

GESTÃO DE DOCUMENTOS

A importância do Excel nas empresas

Diante da tecnologia atual, com programas e sistemas integrados capazes de fazer inúmeras funções dentro de uma empresa.

O Excel continua e continuará sempre com seu espaço garantido seja nas pequenas empresas que não tem capacidade de investimentos em grandes sistemas ou até mesmo nas empresas de grande porte com super tecnologia integrada, pois o Excel ele se utiliza inclusive como base para exportar ou importar dados para esses grandes sistemas.

O Excel é um programa de extrema importância no dia-a-dia das empresas, pois tem a capacidade de agilizar as atividades trazendo uma maior produtividade para as rotinas de cada usuário.

O que é o Excel?

 

Consultoria Online em Sistemas de Gestão da Qualidade

Composto por linhas e colunas, o excel é um software onde podem ser elaboradas planilhas, gráficos, relatórios, cálculos dos mais simples aos mais complexos e mais incontáveis tarefas, auxiliando em vários setores na empresa, auxiliando os gestores na tomada decisões.

Foi criado em 1985 para a plataforma Macintosh, o motivo para isso é que na época, em 1985, os computadores da Apple eram a última palavra em tecnologia e os preferidos dos desenvolvedores, e em 1987 para o Windows, a partir daí, foi ganhando espaço mundialmente se tornando o software de planilhas mais utilizado, e que vem cada vez mais sendo atualizado para se adaptar as necessidades tanto de empresas quanto para uso pessoal.

Diferencial na hora da contratação

 

importancia do excel

 

Por ter um grau de importância relevante dentro das demais atividades e setores de uma empresa, o Excel se transforma em um pré-requisito na maioria dos processos seletivos, imagine o transtorno ao fazer uma planilha, ou gerar um relatório onde tivesse sido aplicada uma fórmula de errada?

Pois não são todas as pessoas que tem capacidade de identificar se uma função foi inserida corretamente em uma fórmula, com isso as pessoas que precisam daqueles dados para tomar uma decisão podem ser influenciados negativamente.

Por exemplo, o seu chefe precisa que você faça uma tabela dinâmica ou uma fórmula para indicar quem são os melhores e piores vendedores de uma determinada equipe onde o resultado impactará em promoções e ou demissões, e uma vez utilizado a função errada pode gerar consequências que irão impactar inclusive a análise e o futuro de outros colaboradores na empresa.

Para evitar problemas assim, o conhecimento é indispensável para quem está procurando uma nova oportunidade ou em busca de uma promoção no seu trabalho.

Isso não é relevante apenas para quem quer se destacar em um processo seletivo, mas também irá contribuir com a adaptação a um novo ambiente de trabalho. LEVANDO Em consideração que você sabe como funciona a ferramenta, não precisará passar por um treinamento específico e com isso terá mais tempo para entender a sua função na empresa.

Exemplos de utilização da ferramenta Excel em diversos setores da empresa

Departamento financeiro

Podemos afirmar que um dos setores que mais se beneficiam do Excel e consequentemente mais exigidos nos processos seletivos é o financeiro, pois é necessário a aplicação da ferramenta para desenvolver fluxos de caixa, demonstrativos, indicadores, os mais diversos gráficos e relatórios que demonstram a saúde financeira da empresa, mesmo em empresas com sistemas integrados inevitavelmente será necessário extrair alguns relatórios desses sistemas para elaborar os demonstrativos requisitados pela empresa.

Outro setor também de grande necessidade é o recursos humanos que precisa ter sempre um banco de dados dos colaboradores, cálculos de folha e encargos trabalhistas, e os mais diversos controles de horas de treinamento, absenteísmo, turnover, eficiência de processos seletivos e muitos outros e ainda poderá ter todas essas informações segregadas por setor dentro da empresa e a cereja do bolo construir um dashboard com todas essas informações, um painel de gráficos automático e dinâmico.

Esses são apenas dois setores que citamos, mas poderíamos dar exemplo de todo e qualquer setor, engenharia para cálculos e listas de materiais, Qualidade com inúmeros controles e relatórios, comercial com o status dos seus clientes, controle de visitas, atingimento de metas, logística e administrativo com controle de estoque, etc…

Em resumo, o Microsoft Excel, seja para objetivo pessoal, acadêmico ou profissional nos permite otimizar as tarefas e nos auxilia nas tomadas de decisões, isso explica sua exigência na maioria dos processos seletivos hoje em dia.

Como podemos te ajudar? Quer se preparar para ganhar seu espaço no mercado de trabalho? Já está inserido, mas precisa aprimorar seu conhecimento para conseguir aquela promoção?
Seja qual for sua necessidade, fale com a gente, podemos te ajudar a atingir seu objetivo.

https://maxplanilhas.com.br/aulas-excel/

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

somases capa

Desvendando a Função SOMASES no Excel

Se você já passou algum tempo trabalhando com o Excel, provavelmente já se deparou com situações em que precisava somar valores com base em mais

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp