Você não sabe como configurar os parâmetros de impressão no Excel? Já está cansado de desperdiçar papel e a tinta da sua impressora com impressões cortadas e totalmente desconfiguradas?

Você acredita que a impressão de arquivos com a formatação correta no Excel é algo quase impossível ou um segredo dos ninjas? Vamos provar que não!

Nesse artigo nós da Max Planilhas vamos ajudar você a nunca mais ter problemas com as impressões do Excel! Vamos lá? Para facilitar o seu aprendizado, separamos esse conteúdo em um passo a passo super intuitivo, vale a pena conferir!

1º Passo: Visualizando a área de impressão no Excel antes de imprimir

Antes de realizar qualquer impressão no Excel, é extremamente importante, visualizar atentamente a área de impressão para que possamos ter a certeza de que nada sairá cortado ou fora do seu devido lugar.

A área de impressão é demonstrada sempre que clicamos na opção imprimir do Excel, conforme a imagem abaixo:

impressão excel

Observe que no nosso exemplo, temos uma planilha com a sua área de impressão cortada.

Nesse caso, uma das primeiras tentativas da maior parte dos usuários seria modificar a orientação da página de retrato para paisagem, buscando obter uma área maior de impressão. No entanto, na maioria dos casos, isso não seria o suficiente.

Visualizou a área de impressão e ela está desconfigurada? Então, avance para o próximo passo.

2º Passo: Configurando a área de impressão do Excel

Neste passo, vamos ensinar o grande segredo para ajustar a área de impressão da sua planilha.

Sendo assim, acesse a guia exibir do Excel e clique na opção “Visualização da Quebra de Página”. Feito isso, será possível visualizar as quebras de página do Excel, veja na imagem abaixo a quebra de página do nosso exemplo:

Como ajustar a área de impressão do exemplo acima? É muito simples, para isso basta arrastar a linha azul com o mouse para a posição desejada.

Perceba logo abaixo, como ficou a nossa nova visualização de impressão:

Conseguimos enquadrar todas as informações da nossa planilha perfeitamente em nossa área de impressão.

Problema das impressões cortadas resolvido? Então é hora de acompanhar mais algumas dicas importantes que separamos para você.

3º Passo: Configurando parâmetros extras de impressão

Para profissionalizar ainda mais as suas impressões com o Excel, separamos mais algumas dicas importantes.

Sendo assim, acesse a guia “Layout da Página” e clique na setinha no grupo opções de planilha.

Excel

Observe que uma nova janela, conforme a demonstrada abaixo será aberta na sua planilha.

excel

Na nova janela, é possível definir, por exemplo, se deverão ser impressas as linhas da grade e os títulos de linha e coluna. Além disso, é possível parametrizar o Excel para que ele repita automaticamente em todas as páginas o cabeçalho da sua planilha.

Logo, caso a sua planilha possua um cabeçalho, basta informar no campo “Linhas a repetir na parte superior” a linha ou o intervalo de linhas que fazem parte do cabeçalho da sua planilha.

Gostou das nossas dicas para configuração dos parâmetros de impressão no Excel? Então não deixe de continuar acompanhando o nosso blog e fique sempre por dentro de novas dicas e tutoriais que vão contribuir e muito para aprimorar os seus conhecimentos no Excel!

WhatsApp Chamar no Whatsapp