Você está curioso sobre a utilização da ferramenta power BI juntamente com o Excel? Antes de iniciarmos, é importante dizer que a economia do tempo para a realização de inúmeras tarefas administrativas pode ser um fator essencial na produtividade. Por isso, a capacidade que determinados programas têm de se integrarem com mecanismos de análise de dados do microsoft Excel é muito importante. Os dados coletados durante o dia a dia nas empresas precisam ser tratados adequadamente, tornar dados puros e os transformar em informação inteligente para os gestores.

Além disso, há empresas onde o fator tempo é extremamente importante para a tomada de decisão. Portanto um instrumento que consiga tratar os dados melhorando a produtividade pode ser de grande ajuda. Neste artigo falaremos sobre a ferramenta Power BI, suas funções e sua capacidade de integração com o Microsoft Excel.

Adiante abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é a Power BI?
  • Power BI e sua integração com o Microsoft Excel.
  • Como utilizar a Power BI na administração.
  • Dicas importantes para iniciantes no uso da ferramenta.

O que é a Power BI?

Atualmente a quantidade de dados técnicos e administrativos com os quais uma empresa trabalha diariamente pode ser enorme. Porém, como dissemos acima esses dados para se tornarem em informações que pautem decisões bem posicionadas precisam ser tratados. Além disso, pode haver uma grande quantidade de arquivos que precisam ser controlados e organizados para que o trabalho de gestão seja eficiente.

Conceito do Power BI

Essa sigla contida no nome da ferramenta significa Business Intelligence, um termo que pode ser traduzido como Inteligência nos Negócios. Ou seja, a partir do seu conceito podemos entender que é um tipo de sistema que trabalha com os dados fornecidos da gestão e os trata de forma inteligente. Já o termo “power” denota potencialização, portanto, o próprio nome indica que é uma forma de potencialização na inteligência dos negócios.

É a Inteligência Artificial aplicada aos negócios?

Sim, definitivamente muitos dos recursos dessa ferramenta estão relacionados às melhores capacidades de tratamento de dados por software. Atualmente o que conhecemos como Inteligência Artificial, na verdade, são avançados artifícios que contam com a programação e algoritmos que realmente são capazes de oferecer informações em tempo real, claras e disponíveis. Aliás, essa ferramenta está ficando famosa no mundo dos negócios justamente por sua eficácia em trabalhar com dados e fornecer informações importantes em um formato moderno e inteligente para tomada de decisão. Isso tudo de forma praticamente automática com o uso de computadores pessoais. O Power BI conta com recursos inteligentes de computação avançados que são capazes de analisar rapidamente uma grande quantidade de dados.

Power BI e sua integração com o Microsoft Excel

Esse poderoso serviço de análise de negócios foi desenvolvido pela Microsoft para oferecer visualizações com Business Inteligence. A Interface é bastante intuitiva e interativa permitindo que o usuário planeje seus dashboards e personalize de acordo com suas necessidades. O Power BI pode ser utilizado em diversas áreas de atuação nas empresas:

  • Em empresas que trabalham na área de finanças.
  • Área de engenharia que conta com inúmeros projetos que necessitam desse tipo de tratamento de dados.
  • Companhias do setor de TI que trabalham com quantidades grandes de informações.
  • Agências da área do marketing e que usam o Power BI para trabalhar com foco nos resultados.
  • Diversas instituições que trabalham com serviços de saúde também lidam com dados organizados e seus resultados.

Vantagens em relação a ferramentas semelhantes

Esse fator é muito importante de ser identificado pois qualquer empresa antes de fazer a escolha por seus softwares administrativos farão uma comparação. Vejamos então alguns fatores que podem ser decisivos nesse processo de escolha:

  • A visualização das informações é mais detalhada, capacitando o editor para personalizar também de acordo com sua necessidade.
  • Através do AppSource você poderá ter acesso em tempo real à visualização das informações tratadas pelos mecanismos da ferramenta.
  • Ela tem uma grande vantagem em termos de facilidade de utilização.
  • Os serviços têm como base a nuvem, também reputado como Power BI Services, além de contar com a Interface para desktop.
cursos de Excel online

Como ferramenta completa, poderá ser usada como aplicativo móvel, SaaS online e também conta com uma versão para desktop.

Como utilizar a Power BI?

Uma característica muito interessante do Power BI é que ele é capaz de obter dados a partir de um único clique. Há um botão que pode vincular a planilha do Excel gerada a partir de informações dos seus negócios à ferramenta Power BI. Você terá acesso a uma base de dados do .xls possível de carregar ou editar. Ao carregar, você levará todas as informações que quer tratar para dentro do Power BI e será disponibilizado uma série de opções.

Exemplificando

Por exemplo, em CAMPOS já na interface do Power BI você verá a sua planilha com todas as suas colunas detectadas. Essas podem também exibir todos os dados de base e até as relações mais complexas entre eles. Assim, é uma ferramenta que pode ser usada da forma necessária para tratar rapidamente essas informações e obter dados, na forma de gráficos.

O aspecto visual da informação

Em conclusão, essa é uma função importante na hora de realizar apresentações, o tempo atualmente é um fator fundamental. A decisão sobre um produto, continuação de um projeto, etc. podem ser decididos em uma reunião que dure minutos por exemplo. A capacidade de tornar a informação simples de ser entendida e visual é fundamental atualmente na gestão das empresas.

Dicas importantes para iniciantes no uso da ferramenta

Neste tópico daremos algumas dicas para quem está interessado na ferramenta e que gostaria de começar a usar nos negócios. Muitos têm interesse sobre como começar a usar e o que fazer para ter acesso à ferramenta, por isso preparamos algumas informações importantes.

Entre na conta online

Para acessar o Power BI você precisará inscrever-se ou acessar a conta. Em seguida, os serviços do Power BI será aberto e você já poderá utilizar os dados para realizar a exibição dos relatórios, criando visualizações excelentes. Você também poderá criar um dahsboard para fixar os blocos de relatórios, é muito simples; somente será necessário conhecimento de informática e Microsoft Excel.

Crie seus gráficos e relatórios sempre que precisar

No Power BI há um editor de relatórios e assim que você conectar os dados e começar a utilizar poderá criar seus dashboards facilmente. O Power BI analisará rapidamente os dados para você e transformará em gráficos e tabelas estilosas, fáceis de entender, além de muito precisas.

Explore a ferramenta sem medo

Você em um primeiro momento poderá até fazer um curso de introdução, ou até mesmo assistir vídeos gratuitos instrutivos que são disponíveis na internet atualmente, mas não deixe de explorar poderosa ferramenta. Você pode ver tutoriais online, acessar a documentação oficial da Microsoft e adequar tudo às suas necessidades. O conhecimento nessa ferramenta será com certeza um excelente diferencial para o seu currículo.

Conclusão

Neste artigo falamos de forma geral sobre a ferramenta Power BI da Microsoft que está dando o que falar. Isso não somente pela qualidade de informações que ela produz, mas também pela rapidez com que trata dos dados. A Max Planilhas oferece cursos especializados, desde o nível iniciante ao avançado, em Microsoft Excel que são a base para entender a lógica dessa incrível ferramenta. Estamos focados em oferecer os melhores recursos e resultados para gestão das suas atividades e também da sua empresa. Verifique os nossos serviços, siga o nosso blog e não se esqueça de deixar aquele like na nossa publicação!

Referências

DOCS.MICROSOFT.COM.BR. Tutorial: Introdução ao serviço do Power BI. Disponível em: <Tutorial: Introdução ao serviço do Power BI>. Acesso em: 02/07/2020.

WIKIPEDIA. Power BI. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Power_BI>. Acesso em: 02/07/2020.

 

 

WhatsApp Chamar no Whatsapp