Uma excelente ferramenta para melhorar a gestão da qualidade

Antes de falarmos mais detalhadamente sobre essa importante ferramenta de gestão de qualidade, convém falarmos sobre o seu conceito. O PDCA indica uma sigla para uma forma de controlar processos com foco na solução de problemas capacitando diversos processos essenciais. PDCA, na realidade, indica um termo em inglês que significa “Plan Do Check Act”, traduzido livremente significa: “Planejar Fazer Verificar Agir”.

Neste artigo falaremos mais detalhadamente sobre essa importante ferramenta para a gestão da qualidade. Além disso daremos dicas muito interessantes sobre como trabalhar com o PDCA na sua empresa. Adiante abordaremos os seguintes assuntos:

  • O que é PDCA?
  • Como esse método funciona?
  • Como utilizar a ferramenta na gestão da qualidade?

O que é PDCA?

Esse tipo de ferramenta para melhoria da gestão das empresas surgiu na década de 1920 e tem sua criação atribuída ao estatístico norte-americano. O nome dele era Walter Andrew Shewhart, portanto o método inicialmente foi denominado de ciclo de Shewhart. Além disso, era composto pelos 3 primeiros passos do PDCA de forma que pudessem ser repetidos sempre que necessário. Essa é uma característica importante do método pois permite uma melhoria contínua dos processos de gestão empresarial. Posteriormente, a fase da ação foi incluída como forma de aperfeiçoar ainda mais os procedimentos, permitindo que as empresas analisassem os resultados do que foi realizado na prática e alterassem novamente de acordo com o necessário.

Definição

Como falamos, o PDCA tem uma sigla que indica as fases desse processo de aprimoramento. Portanto, o PDCA consiste em uma ferramenta técnica de análise e implementação de melhorias em uma empresa. É um sistema que garante a organização dos métodos da empresa e também a implementação de correções e aprimoramentos.

Como esse método funciona?

O método é basicamente a aplicação de 4 etapas para que sejam diagnosticados problemas e ações sejam tomadas para melhorar o desempenho organizacional. Muitas empresas carecem de uma análise sistemática antes de precisarem implantar melhorias, portanto esse método pode ser ideal para esses propósitos. Vejamos adiante as 4 fases do método aplicadas e como são realizadas no cotidiano da empresa.

A fase do planejamento

Vemos que o planejamento será a primeira etapa de todas e também implica em diversas fases prévias que ajudarão na definição do que precisa ser feito. Vejamos alguns passos que são partes importantes para a definição de um plano de ação para a gestão, com a utilização do PDCA:

  1. O planejamento, primeiramente envolve a definição de processos, máquinas ou qualquer outro setor da empresa que tenha necessidade de melhorias.
  2. Após a definição de qual área ou setor que necessita da melhoria, será necessário realizar um diagnóstico para identificar exatamente qual o problema que esteja prejudicando os resultados ou até mesmo impedindo a otimização do funcionamento.
  3. A fase da elaboração do planejamento será também importante, através preferivelmente de um relatório com dados objetivos e qualitativos sobre os disgnósticos e medidas que precisam ser tomadas.
  4. Poderão ser necessárias reuniões do tipo brainstorming para que os métodos de alteração e também os setores da empresa que precisam ser melhorados sejam identificados. A cooperação da equipe de gestão será fundamental nesse momento porque muitos estão em campo e sabem o que precisa mudar.

 

gestão da qualidade PDCA

A fase “Do” é a da ação, nesta serão tomadas as medidas que foram previamente decididas sobre as melhorias a serem implantadas.

 

A etapa “Do”, ações tomadas em função da melhoria da gestão da qualidade

A partir do planejamento será possível executar tudo o que foi definido anteriormente em função dos desenvolvimentos determinados.Por muitos especialistas essa é considerada a etapa mais importante desse modelo porque através dessas implementações será possível obter outros resultados. A partir desses efeitos, o método acaba se tornando contínuo, permitindo também um constante aperfeiçoamento da gestão da empresa.

Check para verificação de efeitos

Essa é a terceira etapa, também importante porque permitirá que os analistas verifiquem quais foram os resultados do planejamento colocado em prática. Serão avaliadas todas as ações que foram realizadas durante a fase “Do” de forma a analisar se realmente tiveram resultados positivos. E caso haja algum resultado negativo, os motivos para isso também serão verificados de forma a permitir a identificação de métodos eficazes de gestão que sejam mais personalizados à cultura da empresa. Caso haja algum efeito inesperado também haverá uma análise e avaliação sistemáticas para que a equipe de gestão entenda e possa ajustar qualquer problema eventual.

A fase final, “Act” (Atuar ou Agir)

Essa é consideravelmente uma etapa que exige bastante atenção por parte da equipe de implementação do PDCA. Há dois tipos de resultados possíveis para esta fase:

  • Implementações com resultados positivos a partir das decisões e informações previamente identificadas durante o planejamento e da etapa “Do”.
  • Resultados que não foram adequados às expectativas prévias durante fases anteriores. Nesses casos deve-se voltar ao planejamento para que novas alterações sejam incluídas e um diagnóstico realizado. Isso servirá para entender o que pode estar influenciando nos resultados.

O PDCA permite variações e melhorias

Esse é um tipo de método muito utilizado como forma interativa de gestão de qualidade, por isso também é conhecido como um círculo de controle. Uma versão alterada do PDCA pode ser conhecido como OPDCA onde que a letra “O”, indica uma etapa prévia de observação. Essa etapa anterior é utilizada em alguns métodos de produção enxuta, também conhecido como Lean Manufacturing.

Conclusão

Neste artigo falamos sobre o método PDCA, um importante método de gestão de qualidade desenvolvido para permitir uma melhoria contínua dos processos da empresa. Isso permite um aperfeiçoamento constante e um controle sobre as áreas que precisam ser mais trabalhadas na organização. Você gostou deste artigo? Não se esqueça de deixar o seu like e compartilhar com todos os seus amigos nas redes sociais que são interessados em gestão da qualidade!

Referências

MARTINS, ROSEMARY. O que é PDCA? Disponível em: . Acesso em: 23/06/2020.

WIKIPEDIA. Ciclo PDCA. Disponível em: . Acesso em: 23/06/2020.

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