Max Planilhas

Planilha orçamento familiar

planilha-orçamento-familiar

Esteja você, lutando para sobreviver, querendo pagar dívidas ou economizando dinheiro para o futuro da sua família, usar uma planilha de orçamento familiar é a melhor maneira de administrar suas finanças e atingir seus objetivos mais rapidamente.

A boa notícia é a de que você não precisa ser um gênio das finanças pessoais para criar um orçamento familiar mensal. Tudo que você precisa fazer é conhecer e controlar todas as entradas (receitas) e saídas (despesas).

Buscando alternativas para melhorar o planejamento e controle do orçamento familiar? Nós podemos ajudar! Confira as dicas que separamos ao longo desse conteúdo e descubra como montar uma planilha de orçamento familiar.

1.Liste suas fontes de renda

Liste todas as suas fontes mensais de renda, incluindo o seu salário e outras fontes de renda, como a receita de um imóvel alugado, por exemplo.

Seja o mais preciso possível e no caso de dúvidas, estime suas receitas para baixo, pois assim, você terá mais segurança e controle.

2.Liste suas despesas

Após identificar e listar suas receitas, é hora de listar as despesas na sua planilha de orçamento familiar. Dentre as principais despesas que uma família possui, podemos destacar:

  • Contas de serviços públicos (água, luz, telefone);
  • Despesas com transporte;
  • Despesas com alimentação;
  • Plano de saúde e medicamentos;
  • Despesas com cartão de crédito.

Liste absolutamente todas as suas despesas, evitando deixar que uma ou outra, passe por despercebida.

Quanto maior a precisão das informações presentes na sua planilha de orçamento familiar, melhor para a sua organização financeira.

3.Encontre a diferença entre receitas e despesas

Após listar todas as receitas e despesas, faça uma soma das suas receitas e uma soma das suas despesas.

Por fim, subtraia o montante total de despesas do mês das suas receitas e confira o seu saldo final.

Quanto maior a diferença entre receitas e despesas, melhor para o seu orçamento. Evite ficar no zero a zero.

Os economistas indicam que ao menos 20% das receitas de um orçamento familiar devem ficar livres de despesas, pois assim, você poderá formar uma reserva de emergência para imprevistos e realizar sonhos como a aquisição de uma casa, um carro ou a realização de uma viagem.

4.Faça um comparativo mês a mês

Montar uma planilha de orçamento familiar, será muito útil para a organização e equilíbrio das suas finanças, no entanto, não basta realizar esse controle em um único mês.

Monte uma planilha com colunas para cada mês do ano e acompanhe a sua evolução mês a mês, lembrando-se sempre de manter a sua planilha atualizada.

Portanto, sempre que realizar uma compra ou assumir uma nova despesa, insira os valores na planilha.

Mantendo esses cuidados, temos a certeza de que você conseguirá manter o seu orçamento familiar em dia, evitando dor de cabeça na hora de pagar as contas.

Gostou das nossas dicas? Então, por que não aproveitar para fazer o download gratuito da nossa planilha de orçamento familiar?

Montamos uma planilha simples e intuitiva para ajudar no controle do seu orçamento, clique aqui e faça o download, agora mesmo!

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no whatsapp
Share on Pinterest

VEJA MAIS...

Como fazer soma de horas no Excel

Como fazer soma de horas no Excel

Você sabe como fazer soma de horas no Excel? Essa é uma dúvida muito comum entre os usuários de editores de planilha como o Microsoft

como-remover-duplicados-no-excel

Como remover duplicados no Excel

Você sabe como remover duplicados de forma rápida no Excel? Com a ajuda do Excel, você pode identificar e remover células duplicadas em poucos cliques.

VBA-no-Excel

O que é VBA no Excel

Você sabe o que é VBA no Excel e como ativar esse recurso para habilitar funções que poucos usuários conhecem? VBA é um subcomponente da

Deixe um comentário

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no Whatsapp