Max Planilhas

Por que não é recomendado mesclar células no Excel? Você sabia que o recurso mesclar pode comprometer o funcionamento das suas planilhas?

Nesse conteúdo, a Max Planilhas apresenta os principais problemas relacionados à mesclagem de células no Excel e apresenta uma solução fácil e prática que pode resolver os seus problemas com células mescladas.

Por que não mesclar células?

Muito utilizada para organização visual das planilhas, a função mesclar pode gerar muita dor de cabeça para os usuários do Excel.

Confira os principais problemas encontrados por usuários que costumam mesclar células no Excel:

1.Problemas para classificar e ordenar a planilha

O primeiro problema encontrado por quem deseja mesclar células no Excel possui relação com o recurso filtrar e classificar.

Ao tentar utilizar o recurso em uma planilha que possua colunas mescladas, o Excel apresentará a seguinte mensagem:

mesclar células no Excel

2.Erro para cálculo de funções

O cálculo de funções como como a SOMASE, CONT SE, dentre outras, também acaba sendo prejudicado pelo uso de células mescladas.

Em um intervalo de células mescladas as funções do Excel não conseguem cumprir adequadamente o seu papel e acabam mostrando como resultado apenas o valor da primeira célula mesclada.

Veja o exemplo:

Erro ao mesclar célula no Excel

Na imagem, temos uma planilha com valores para vendas semanais de uma loja em janeiro. Observe que a coluna “Mês” está com suas células mescladas.

No campo “Totalizadores”, foi aplicada uma função SOMASE que deveria trazer a soma dos valores presentes na coluna C referente ao mês de janeiro.

Contudo, mesmo com o uso correto da função SOMASE, o Excel acaba reconhecendo para fins de cálculo apenas a primeira célula do intervalo, gerando um resultado diferente do esperado.

3.Problemas na movimentação de colunas

Com o objetivo de melhorar a organização e a apresentação das planilhas em Excel, boa parte dos usuários acabam utilizando o recurso mesclar para criar títulos centralizados no topo das planilhas.

Visualmente, o efeito do recurso mesclar é interessante, no entanto, você não conseguirá mover suas colunas no Excel, ao menos que retire a mesclagem de células.

Ao tentar movimentar uma coluna mesclada os usuários do Excel são surpreendidos com a seguinte mensagem:

mensagem de erro no Excel

4.Erro ao recortar ou copiar uma coluna

Ao tentar recortar ou copiar uma coluna que contém células mescladas o Excel também não conseguirá executar a operação, demonstrando a mesma imagem do exemplo anterior:

mensagem de erro no Excel

Na prática, o Excel não consegue recortar ou copiar uma coluna que contém células mescladas.

Alternativa para não mesclar células no Excel

Neste conteúdo, apresentamos 4 motivos para não mesclar células no Excel, no entanto, você não precisará abrir mão definitivamente do recurso mesclar e prejudicar a apresentação das suas planilhas.

Preparamos uma alternativa que apresenta os mesmos resultados da função mesclar em termos de formatação, sem prejudicar a sua planilha, confira.

Para centralizar o título da sua planilha sem utilizar o recurso mesclar, faça conforme o procedimento da imagem abaixo.

Selecione as células que deseja centralizar e em seguida clique em “Configurações de Alinhamento”.

Configurações de Alinhamento no Excel

Por sua vez, configure a aba “Alinhamento” da seguinte forma:

Horizontal: Centralizar seleção

Vertical: Centro

Alinhamento no Excel

Para finalizar clique em “OK” e comprove os resultados desta alternativa.

Para mais dicas relacionadas ao Excel, continue acompanhando o blog da Max Planilhas e o nosso canal no Youtube..

Não conhece o nosso canal no Youtube? Não perca mais tempo, clique aqui e faça a sua inscrição!

WhatsApp Chamar no Whatsapp