Você sabe como funciona e como utilizar a função PROCV no Excel?
Neste artigo, a Max Planilhas apresenta um super passo a passo para que você aprenda de uma vez por todas a utilizar essa função, que por sinal, é uma das mais importantes do Excel.
A função PROCV deve ser utilizada sempre que precisamos fazer buscas em uma tabela ou intervalo do Excel. Sua estrutura está dividida em 4 argumentos, são eles:
- Valor procurado;
- Matriz tabela;
- Índice da Coluna;
- Tipo de Correspondência.
=PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice coluna;[procurar_intervalo])
Para ilustrar o nosso conteúdo e facilitar o seu aprendizado, utilizaremos nesse passo a passo a listagem da imagem abaixo que apresenta uma relação de funcionários com matrícula, nome, CPF e função.
Aplicando a função PROCV na prática
Exemplo I:
Em nosso primeiro exemplo, vamos localizar um funcionário, tendo como base a sua matrícula, recurso que pode ser muito útil em planilhas com relações extensas.
Vejamos agora como utilizar a função PROCV na prática. Na fórmula abaixo, desejamos buscar o nome do funcionário, cuja matrícula é 125, para isso, utilizaremos a seguinte fórmula:
=PROCV(A5;A2:D12;2;0)
Onde:
- A5 = Valor procurado
- A2:D12 = matriz tabela (intervalo selecionado)
- 2 = índice coluna, onde encontra-se a relação de nomes dos funcionários
- 0 = Correspondência exata
Aplicando a fórmula acima em qualquer célula da planilha o resultado retornado pelo Excel seria o seguinte “JOAQUIM DO NASCIMENTO”, que é justamente o funcionário de matrícula 125.
Viu só como é fácil utilizar a função PROCV e o quanto pode ser útil? Para que possamos ter certeza que você aprendeu, vamos para um segundo exemplo.
Exemplo II:
Em nosso segundo exemplo, vamos localizar o CPF de um funcionário, tendo como base a sua matrícula.
Esse tipo de busca é muito utilizada por várias empresas em listas diversas com dados cadastrais, seja de clientes ou de funcionários.
Na fórmula abaixo, desejamos buscar o CPF do funcionário, cuja matrícula é 128 para isso, utilizaremos a seguinte fórmula:
=PROCV(A10;A2:D12;3;0)
Onde:
- A10 = Valor procurado
- A2:D12 = matriz tabela (intervalo selecionado)
- 3 = índice coluna, onde encontra-se a relação de CPF dos funcionários
- 0 = Correspondência exata
Aplicando a fórmula acima em qualquer célula da planilha o resultado retornado pelo Excel seria o seguinte “115.857.174-60”, que é justamente o CPF do funcionário de matrícula 128.
Utilizando a função PROCV para buscar dados em outra planilha
Agora, que você já sabe como utilizar a função PROCV na prática, vejamos como utilizar essa mesma função para para realizar buscas em outra planilha do mesmo arquivo do Excel.
Considerando o nosso último exemplo para localizar o CPF de um funcionário que esteja em outra planilha dentro do mesmo arquivo, podemos utilizar a seguinte fórmula:
=PROCV(A10;TABELA2!A:D;3;0)
Seguindo as instruções da fórmula acima o Excel entende que deve fazer a busca na tabela cujo nome é “TABELA2” no intervalo de colunas A:D.
Viu como é fácil e muito útil? Agora, você já pode sair por aí, aplicando a função PROCV nas suas planilhas e no seu dia a dia.
Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e ajudar mais pessoas a desenvolverem seus conhecimentos no Excel.
Até a próxima!