Você sabe como funciona e como utilizar a função PROCV no Excel?

Neste artigo, a Max Planilhas apresenta um super passo a passo para que você aprenda de uma vez por todas a utilizar essa função, que por sinal, é uma das mais importantes do Excel.

A função PROCV deve ser utilizada sempre que precisamos fazer buscas em uma tabela ou intervalo do Excel. Sua estrutura está dividida em 4 argumentos, são eles:

  • Valor procurado;
  • Matriz tabela;
  • Índice da Coluna;
  • Tipo de Correspondência.

=PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice coluna;[procurar_intervalo])

Para ilustrar o nosso conteúdo e facilitar o seu aprendizado, utilizaremos nesse passo a passo a listagem da imagem abaixo que apresenta uma relação de funcionários com matrícula, nome, CPF e função.

Aplicando a função PROCV na prática

Exemplo I:

Em nosso primeiro exemplo, vamos localizar um funcionário, tendo como base a sua matrícula, recurso que pode ser muito útil em planilhas com relações extensas.

Vejamos agora como utilizar a função PROCV na prática. Na fórmula abaixo, desejamos buscar o nome do funcionário, cuja matrícula é 125, para isso, utilizaremos a seguinte fórmula:

=PROCV(A5;A2:D12;2;0)

Onde:

  • A5 = Valor procurado
  • A2:D12 = matriz tabela (intervalo selecionado)
  • 2 = índice coluna, onde encontra-se a relação de nomes dos funcionários
  • 0 = Correspondência exata

Aplicando a fórmula acima em qualquer célula da planilha o resultado retornado pelo Excel seria o seguinte “JOAQUIM DO NASCIMENTO”, que é justamente o funcionário de matrícula 125.

Viu só como é fácil utilizar a função PROCV e o quanto pode ser útil? Para que possamos ter certeza que você aprendeu, vamos para um segundo exemplo.

Exemplo II:

Em nosso segundo exemplo, vamos localizar o CPF de um funcionário, tendo como base a sua matrícula.

Esse tipo de busca é muito utilizada por várias empresas em listas diversas com dados cadastrais, seja de clientes ou de funcionários.

Na fórmula abaixo, desejamos buscar o CPF do funcionário, cuja matrícula é 128 para isso, utilizaremos a seguinte fórmula:

=PROCV(A10;A2:D12;3;0)

Onde:

  • A10 = Valor procurado
  • A2:D12 = matriz tabela (intervalo selecionado)
  • 3 = índice coluna, onde encontra-se a relação de CPF dos funcionários
  • 0 = Correspondência exata

Aplicando a fórmula acima em qualquer célula da planilha o resultado retornado pelo Excel seria o seguinte “115.857.174-60”, que é justamente o CPF do funcionário de matrícula 128.

Utilizando a função PROCV para buscar dados em outra planilha

Agora, que você já sabe como utilizar a função PROCV na prática, vejamos como utilizar essa mesma função para para realizar buscas em outra planilha do mesmo arquivo do Excel.

Considerando o nosso último exemplo para localizar o CPF de um funcionário que esteja em outra planilha dentro do mesmo arquivo, podemos utilizar a seguinte fórmula:

=PROCV(A10;TABELA2!A:D;3;0)

Seguindo as instruções da fórmula acima o Excel entende que deve fazer a busca na tabela cujo nome é “TABELA2” no intervalo de colunas A:D.

Viu como é fácil e muito útil? Agora, você já pode sair por aí, aplicando a função PROCV nas suas planilhas e no seu dia a dia.

Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e ajudar mais pessoas a desenvolverem seus conhecimentos no Excel.

Até a próxima!

WhatsApp Chamar no Whatsapp