Normas e práticas sistêmicas são essenciais para o controle e alcance de resultados nos negócios, por isso, muitas empresas adotam a certificação ISO 9001. Ela funciona como um roteiro para a análise e aprimoramento.Portanto, em resumo, garante parâmetros de qualidade de entrega e frequência.

É uma metodologia que analisa processos e pode ser usada em qualquer instituição, visa facilitar as relações comerciais entre empresas de todo o globo e é utilizada em 111 países.

Ter uma empresa respaldada pela norma ISO 9001 demonstra maturidade empresarial, já que alguns clientes optam por negociar somente com fornecedores certificados

Dentre seus objetivos estão:

  • Impulsionar a qualidade;
  • Otimização de processos;
  • Boas práticas de gestão e relação entre clientes e fornecedores;
  • Maior competitividade no mercado;
  • Redução de custos;
  • Desenvolvimento da equipe de colaboradores;

International Organization for Standardization
Antes de entender melhor, é preciso conhecer a International Organization for Standardization, organização independente e não governamental sediada em Genebra, Suíça responsável pela normativa.

Fundada em 1947, ela desenvolve normas internacionais que passam por Gestão de Qualidade, Gestão ambiental, Responsabilidade Social, Gestão de Riscos e Gestão de Segurança Alimentar — ISO 9000, ISO 14000, ISO 26000, ISO 31000 e ISO 22000, respectivamente.

Família ISO 9000
As normas que se aplicam ao mundo empresarial estão concentradas no grupo ISO 9000. Essas são as regras que determinam um Sistema de Gestão da Qualidade:

  • NBR ISO 9000 – Fundamentos e vocabulários
  • NBR ISO 9001 – Requisitos
  • NBR 9004 – Diretrizes para melhorias de desempenho

A ISO 9001 é a única norma que exige certificação, sendo as demais apenas diretrizes. Ela aborda a análise de requisitos. Sua primeira versão, em 1987, focava na inspeção e testes de procedimentos, mas de lá para cá outras versões aprimoraram os métodos com ações preventivas, melhorias contínuas e desburocratizando um pouco com normas mais genéricas.

Como ter uma certificação ISO 9001
Cada empresa pode implementar seu próprio sistema de gestão de qualidade de acordo suas necessidades, desde que seja baseado nas normas da certificação. Após arrumar a casa, é preciso convocar uma auditoria por um órgão certificador credenciado ao Inmetro para a emissão de um relatório que atesta se a empresa atende aos requisitos.

É importante frisar que, uma vez certificada, a empresa tem que se manter dentro dos padrões ISO 9001, pois novas auditorias periódicas de manutenção sempre serão realizadas.

Quer saber se a sua empresa se encontra dentro dos padrões ou o que precisa ser melhorado para adquirir a certificação? A Max Planilhas desenvolveu um diagnóstico baseado na ISO 9001 versão 2015, a mais recente da norma.

CLIQUE AQUI para adquirir o diagnóstico!

WhatsApp chat