Max Planilhas

Como formatar linhas inteiras com formatação condicional

como-formatar-linhas-inteiras-com-formatação-condicional

Como formatar linhas inteiras com formatação condicional? Se essa é a sua dúvida, você chegou ao lugar certo!

Nesse conteúdo, a Max Planilhas apresenta um passo a passo completo e descomplicado sobre o assunto. Não deixe de conferir!

Neste tutorial vamos utilizar como exemplo a planilha abaixo. Observe que a planilha registra as receitas e despesas de uma empresa, classificando como “Realizado” os movimentos já efetuados e como “Previsto” os movimentos ainda não realizados.

formatação-condicional

Com base nessa classificação desejamos que o Excel automaticamente aplique uma formatação em verde claro para as linhas com status “Realizado.”

Acompanhe com atenção o passo a passo e veja como formatar linhas inteiras com formatação condicional no Excel.

1º Passo: Criando uma regra de formatação condicional

O primeiro passo para que o Excel formate as linhas, conforme a classificação da coluna “Previsto/Realizado” consiste na configuração de uma regra de formatação condicional.

Para isso, selecione toda a área das linhas onde devem ser aplicadas a formatação condicional da planilha e logo em seguida clique na opção “Formatação Condicional” disponível na guia “Página Inicial” do Excel.

Logo em seguida, clique na opção “Nova Regra”

formatação-condicional2

2º Passo: Utilizando uma fórmula para formatação condicional

Na sequência, o Excel demonstrará a mesma tela da imagem abaixo. Clique em “Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas”.

fórmula para formatação condicional

Na sequência informe uma fórmula no campo “Formatar valores em que esta fórmula é verdadeira”

No nosso exemplo, a regra de validação “Realizado/Previsto” está na coluna F, sendo assim, utilizamos a seguinte fórmula:

=$F1=”Realizado”

Na prática, essa fórmula está informando ao Excel o seguinte: “Sempre que em uma das linhas da coluna F for encontrado o valor “Realizado” a linha deve ser formatada.

Para que a fórmula acima funcione na sua planilha, substitua “F” pela letra correspondente a coluna onde está a sua regra de validação.

3º Passo: Criando uma regra de preenchimento

Por fim, vamos criar uma regra de preenchimento para a formatação condicional, para isso, é preciso clicar em “Formatar” e em seguida acessar a aba “Preenchimento”.

Na aba “Preenchimento” escolha uma cor e clique em “OK”.

Criando uma regra de preenchimento

Após o passo a passo, você obterá um resultado semelhante ao apresentado na imagem abaixo.

Observe que após criarmos uma formatação condicional por fórmula, o Excel passou a formatar na cor escolhida, todas as linhas com status “Realizado”.

Excel

A partir de agora, assim que o status de uma das linhas for alterado para “Realizado” o Excel aplicará automaticamente a formatação configurada.

Gostou da nossa dica? Então, salve o Blog da Max Planilhas nos favoritos para mais e volte outras vezes para ter acesso a outras dicas como essa.

Conheça a Max Planilhas

Você já conhecia a Max Planilhas? Nascemos com o compromisso de contribuir com o crescimento de profissionais e pequenas empresas, através da ferramenta Excel, tornando-os mais competitivos no mercado de trabalho.

Desenvolvemos Planilhas personalizadas conforme a sua necessidade e se você procura autonomia na ferramenta podemos te ajudar oferecendo aulas particulares.

Para saber mais sobre os nossos serviços, clique aqui e entre em contato conosco!

Já conhece o nosso canal no Youtube? Não perca mais tempo, clique aqui e faça a sua inscrição!

Gostou deste Artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe WhatsApp
Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Aprenda-como-calcular-dias-corridos-e-dias-úteis-entre-datas-no-Excel

Como Calcular Dias entre Datas no Excel

Calcular a diferença entre datas é uma tarefa comum no dia a dia, seja para acompanhar prazos, planejar eventos ou gerenciar projetos. O Excel oferece

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp