Você sabe quais são os caracteres coringas no Excel e quando eles são utilizados?
Para que você não fique na dúvida e tenha cada vez mais domínio sobre o Excel, a Max Planilhas resolveu preparar um conteúdo completo sobre o tema.
Aqui você vai compreender de forma prática e objetiva, o que são caracteres coringas, quais são estes caracteres e quando é possível fazer uso deles nas suas planilhas.
Você ainda não sabia que o Excel possui caracteres coringas? Deseja saber mais sobre o assunto? Então, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
O que são caracteres coringas no Excel?
Curingas são caracteres especiais que podem ocupar diferentes posições, conforme veremos à diante.
Neste conteúdo, vamos tratar sobre dois deles: ponto de interrogação e asterisco.
Ponto de Interrogação (?): O ponto de interrogação serve para substituir um caractere específico, ou seja, um único caractere.
Asterisco (*): O asterisco serve para substituir um conjunto de letras ou números. Sendo assim, Ca* pode ser: caneta, caderno, canela, carro, cavalo e assim por diante.
Dito isso, na sequência, veremos uma aplicação prática dos caracteres coringas no Excel.
Caracteres curinga no Excel: * no CONT.SE
Uma das aplicações mais interessantes dos caracteres coringas no Excel pode ser observada na função CONT.SE.
Para entender melhor, veja a tabela abaixo, nela temos uma lista de funcionários com as seguintes informações:
- Nome;
- Cargo;
- Salário.
Observe que na frente de cada cargo, existe o seu respectivo setor, de forma que temos por exemplo, o cargo de “Analista” vinculado ao setor de RH e o cargo de “Analista” também em outros setores, como Vendas e Faturamento.
Estabelecidas as condições, desejamos utilizar a função CONT.SE para saber quantos funcionários, entre todos, pertencem ao setor de RH. Como fazer isso?
Para tornar isso possível, na célula F3 digitamos: =CONT.SE e inserimos o intervalo de dados, que no nosso caso vai ser de C2:C15.
Logo após, precisamos inserir (ponto e vírgula) e o critério a ser localizado. Testando com “RH”, o resultado seria zero, afinal, não temos nenhum cargo com esta descrição apenas.
Sendo assim, a solução seria utilizar o asterisco como caractere coringa, escrevendo a seguinte fórmula: =CONT.SE(C2:C15; “*RH”).
Com essa dica, o resultado seria 5, conforme demonstrado abaixo:
Caracteres curinga no Excel (sinal de interrogação)
Veja agora um exemplo relacionado a funcionalidade de busca do Excel. Na imagem abaixo, considere que um operador de logística está com um produto em mãos, cuja etiqueta está danificada.
Ele sabe que o código do produto começa com 53 e termina com 53242, mas não consegue distinguir um dos números que compõem o código.
Como as etiquetas estavam registradas em uma planilha, ele fez a seguinte busca: 53?53242, substituindo o número danificado da etiqueta por um sinal de interrogação.
Observe na imagem que o Excel apresentou o único resultado que possuía essas características:
Gostou das nossas dicas? Então, aproveite e aprenda muito mais sobre o Excel, em nosso Canal no YouTube ou agendando uma aula online personalizada!