Max Planilhas

PROCV com coringa no Excel

PROCV com coringa no Excel

A função PROCV é uma das mais importantes do Excel, pois através dela, podemos pesquisar um valor específico e obter informações correspondentes sobre o item pesquisado. Mas, e quanto ao PROCV com coringa, você sabe como funciona?

O uso do coringa no PROCV é uma técnica avançada e pode ser extremamente útil em muitas situações. Neste artigo, vamos explicar na prática, o que é PROCV com coringa e quando você pode utilizá-lo.

O que é PROCV com Coringa no Excel

O PROCV com Coringa no Excel nos permite fazer buscas por parte de um valor, o que pode ser muito útil em diversas situações, dentre elas, a que apresentamos abaixo.

procv com coringa no Excel

Na tabela da imagem, temos três Colunas:

  • Código;
  • Carro;
  • Estoque.

O seu objetivo é permitir que através do código, os vendedores encontrem os carros que procuram e consultem a sua respectiva disponibilidade em estoque antes de fechar uma venda. No entanto, como o código de cada veículo é composto por uma sequência aleatória de caracteres seria muito difícil memorizá-los para futuras consultas.

Neste caso, podemos utilizar o PROCV com coringa para permitir que buscas sejam realizadas através de uma parte do código.

Observe que na imagem acima, buscamos pelo código 114 e o Excel retornou o veículo correspondente, por mais que o seu código seja o “114HCHTY1”.

Para que isso seja possível, basta utilizar o asterisco como caracteres coringa na fórmula PROCV aplicada nas células G2 e G3. Veja como ficou:

  • Células G2: =PROCV(G1&”*”;B:D;2;0)

Basicamente estamos pedindo o seguinte: “Procure no intervalo de colunas B a D, um veículo que inicia com o código 114, mas do qual não me recordo o restante da sequência.”

Após encontrar um valor que atenda ao critério, retorne o que está informado na 2ª coluna da matriz, ou seja, a coluna C.”

  • Célula G3: =PROCV(G1&”*”;B:D;3;0)

Basicamente estamos pedindo o seguinte: “Procure no intervalo de colunas B a D, um veículo que inicia com o código 114, mas do qual não me recordo o restante da sequência. ”

Após encontrar um valor que atenda ao critério, retorne o que está informado na 3ª coluna da matriz, ou seja, a coluna D.”

Incrível não é mesmo? Mas, o curioso, é que na prática pouca gente sabe que no Excel é possível utilizar o símbolo de asterisco como coringa nas buscas e, em razão disso, acabam perdendo tempo para procurar informações que poderiam ser encontradas em uma fração de segundos.

Aprenda Excel com a Max Planilhas

Para aprender mais sobre o PROCV com coringa e outros recursos do Excel, agende uma aula de Excel online com a Max Planilhas e aumente o seu domínio e conhecimento em uma das ferramentas mais utilizadas do mercado de trabalho.

Não tenha dúvidas, você já aprendeu um pouco mais sobre o Excel, mas pode aprender infinitamente mais e fazer uso desta ferramenta para facilitar a sua vida e melhorar o seu desempenho profissional!

Para saber mais e agendar a sua aula, clique aqui e acesse a nossa página de agendamento.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp