A função parâmetro é pouco conhecida no Excel, porém pode ser muito útil. Essa função pode ser comparada a função SE ou SES, pois praticamente possuem a mesma funcionalidade.
A função PARÂMETRO avalia um valor (chamado de expressão) em relação a uma lista de valores e retorna o resultado correspondente ao primeiro valor coincidente, e se não houver nenhuma correspondência, um valor padrão opcional poderá ser retornado.
Acompanhe nosso artigo até o final para aprender o passo a passo de como aplicá-la, e pratique posteriormente.
Sintaxe da função PARÂMETRO
Para iniciarmos, vejamos os argumentos da função:
=PARÂMETRO(expressão;valor1;resultado1;padrão_ou_valor2;resultado2;…)
Onde,
O argumento Expressão: É o que desejamos analisar.
Os argumentos Valor1…[2-126]: São os valores a serem comparados com a expressão;
Já o argumento Resultado1…[2-126]: Será o resultado que será mostrado na célula com base no valor que foi encontrado.
Com esta função você pode avaliar até 126 valores e resultados coincidentes. Bastante não é mesmo?!
E caso não haja nenhum valor correspondente, a função PARÂMETRO retornará o erro #N/D!. Neste caso, é bom estipular um argumento padrão para os casos em que não houver valores correspondentes.
Vejamos na prática
Suponha que você tenha uma planilha com dados de fornecedores, e você deseja classificá-los em bom, regular ou ruim automaticamente, com base em notas, conforme a descrição da legenda.
Neste caso, aplicaremos a função PARÂMETRO da seguinte forma:
Em resumo, na função, quando a expressão na célula D3 for igual ao valor da célula D13, retornará o resultado que está na célula E13, quando for o valor da célula D14, retornará o resultado que está na célula E14 e quando for o valor da célula D15 retornará o resultado que está na célula E15, e caso não localize nenhum destes números de 1 a 3 que foram estabelecidos, deverá aparecer a informação “não encontrado”. Importante travar as células, pois, vamos arrastar a função.
Pronto, o resultado aparecerá automaticamente ao lançarmos uma nota para cada fornecedor, sem precisarmos ficar olhando na legenda ao preencher. E note que ao localizar o número 4, trouxe o resultado não encontrado, visto que este valor não tínhamos definido na legenda.
Viu só como é simples sua aplicação, e como pode ser útil em nosso dia a dia do trabalho?! Teste em sua planilha e nos conte como foi.
Para mais dicas e conteúdos sobre edição de planilhas, inscreva-se em nosso Canal no YouTube e siga nossa página no Instagram
E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolve-la ou não sebe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você e seu negócio.