Max Planilhas

Função PARÂMETRO no Excel – Como Usar

função-parametro-excel

A função parâmetro é pouco conhecida no Excel, porém pode ser muito útil. Essa função pode ser comparada a função SE ou SES, pois praticamente possuem a mesma funcionalidade.

A função PARÂMETRO avalia um valor (chamado de expressão) em relação a uma lista de valores e retorna o resultado correspondente ao primeiro valor coincidente, e se não houver nenhuma correspondência, um valor padrão opcional poderá ser retornado.

Acompanhe nosso artigo até o final para aprender o passo a passo de como aplicá-la, e pratique posteriormente.

Sintaxe da função PARÂMETRO

Para iniciarmos, vejamos os argumentos da função:

=PARÂMETRO(expressão;valor1;resultado1;padrão_ou_valor2;resultado2;…)

Onde,

O argumento Expressão: É o que desejamos analisar.

Os argumentos Valor1…[2-126]: São os valores a serem comparados com a expressão;

Já o argumento Resultado1…[2-126]: Será o resultado que será mostrado na célula com base no valor que foi encontrado.

Com esta função você pode avaliar até 126 valores e resultados coincidentes. Bastante não é mesmo?!

E caso não haja nenhum valor correspondente, a função PARÂMETRO retornará o erro #N/D!. Neste caso, é bom estipular um argumento padrão para os casos em que não houver valores correspondentes.

Vejamos na prática

Suponha que você tenha uma planilha com dados de fornecedores, e você deseja classificá-los em bom, regular ou ruim automaticamente, com base em notas, conforme a descrição da legenda.

função-parametro-excel

Neste caso, aplicaremos a função PARÂMETRO da seguinte forma:

função-parametro-excel

Em resumo, na função, quando a expressão na célula D3 for igual ao valor da célula D13, retornará o resultado que está na célula E13, quando for o valor da célula D14, retornará o resultado que está na célula E14 e quando for o valor da célula D15 retornará o resultado que está na célula E15, e caso não localize nenhum destes números de 1 a 3 que foram estabelecidos, deverá aparecer a informação “não encontrado”. Importante travar as células, pois, vamos arrastar a função.

função-parametro-excel

Pronto, o resultado aparecerá automaticamente ao lançarmos uma nota para cada fornecedor, sem precisarmos ficar olhando na legenda ao preencher. E note que ao localizar o número 4, trouxe o resultado não encontrado, visto que este valor não tínhamos definido na legenda.

Viu só como é simples sua aplicação, e como pode ser útil em nosso dia a dia do trabalho?! Teste em sua planilha e nos conte como foi.

Para mais dicas e conteúdos sobre edição de planilhas, inscreva-se em nosso Canal no YouTube e siga nossa página no Instagram

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolve-la ou não sebe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você e seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp