Max Planilhas

Filtro avançado no Excel – Como usar?

filtro-avançado-excel 1 (8)

Como o próprio nome denuncia, a opção filtro avançado no Excel permite a realização de filtros diferenciados com o objetivo de auxiliar os usuários na localização de dados e informações em uma planilha, ou seja, permite a filtragem personalizada de dados em uma planilha do Excel com base em critérios específicos.

Nesse artigo, preparamos um super tutorial para que você aprenda mais sobre esse importante recurso disponível no Excel e retire todas as suas dúvidas. Acompanhe até o final e pratique posteriormente.

Como funciona a função filtro avançado no Excel?

Para que você entenda como funciona um filtro avançado no Excel, nada melhor do que conhecermos essa importante funcionalidade na prática, não é mesmo? Sendo assim, elaboramos uma planilha básica que relaciona todas as vendas de uma determinada loja em um dia aleatório do mês.

A tabela utilizada no nosso exemplo, conta com o código, produto, quantidade, valor unitário de cada item e por fim o valor de cada venda, conforme a imagem abaixo:

filtro-avançado-excel

Como Usar o Filtro Avançado em 5 passos

Agora, vamos abordar o passo a passo para utilizar o Filtro Avançado no Excel:

Passo 1: Selecione a área dos dados que você deseja filtrar. Ou seja, selecione toda sua tabela, incluindo a linha de cabeçalho.

Passo 2: Com sua planilha selecionada, vá na guia “Dados” do Excel, localize e clique no botão “Avançado”.

filtro-avançado-excel

Passo 3: Será aberta uma nova janela com as opções para configurar o Filtro Avançado.

Selecione sua ação, no exemplo, desejamos filtrar e copiar os dados em outra célula, sendo assim selecionaremos a opção “Copiar para outro local”. Se desejar que o filtro seja aplicado na planilha base, selecione a opção “Filtrar a lista no local”. Selecione também o intervalo da lista e o intervalo de critérios.

filtro-avançado-excel

Em “Intervalo da lista”, será o intervalo da tabela, onde estão os dados que desejamos localizar e filtrar.

Logo abaixo, no campo “Intervalo de critérios” informaremos, o intervalo que servirá como critério para o filtro, ou seja, desejamos filtrar apenas os dados referente ao código 1010, que estão no intervalo H2:H3. Vale destacar, que o cabeçalho do critério deve ser igual ao que temos na tabela, ou seja, tenham a mesma nomenclatura.

Por último, temos a opção “Copiar para”, esta opção irá copiar os dados em outro local, para evitar com que o Excel faça o filtro na tabela original, ou seja, mostrará uma nova tabela apenas com as informações filtradas, no exemplo informamos a célula K3 como referência para copiar a partir dali. Se não for copiar em outro local, não precisa utilizar essa opção.

Passo 4: Clique em “OK” para aplicar o filtro. A planilha agora exibirá apenas as linhas que atendem aos critérios definidos, ou seja, apenas os dados referentes ao código 1010.

filtro-avançado-excel

Passo 5: Para remover o filtro, clique novamente na guia “Dados” e selecione a opção “Limpar” para remover o Filtro Avançado.

filtro-avançado-excel

Filtro avançado do Excel com dados combinados

Para deixar o filtro avançado do Excel ainda mais interessante, podemos combinar critérios, ou seja, definir mais de um critério para o filtro. Para isso, na mesma planilha além de filtrarmos por código, também iremos filtrar as vendas maior ou igual a quantidade de 3 itens.

No novo exemplo, o “Intervalo da lista”, permanece o mesmo, sendo o intervalo de toda a tabela. Em “Intervalo de critérios”, será o intervalo H2:I3, perceba que os cabeçalhos permanecem iguais ao da tabela, apenas o critério que altera, em código será o nº 1010, e na qtde adicionamos o símbolo de maior ou igual a 3, que são os dados que desejamos filtrar.

E desejamos copiar em um novo local, com isso iremos selecionar a opção, “Copiar para” com referência na célula K3.

filtro-avançado-excel

Confira o resultado:

filtro-avançado-excel

A opção de copiar em um novo local, pode ser bem útil, principalmente se for compartilhar os dados para análise de terceiros, ou seja, irá repassar apenas as informações que deseja, e não precisará informar todos os dados da tabela.

Pronto! Muito útil essa dica não é mesmo?! Agora que possui um base de utilização, pratique e aproveite o poder do Filtro Avançado para obter insights mais relevantes e precisos.

Lembre-se de que a prática é essencial para o aperfeiçoamento, então explore nossa dica e aplique em diferentes cenários para se familiarizar com suas aplicações e potencialidades.

Gostou? Para mais dicas e conteúdos sobre Excel, inscreva-se em nosso Canal no YouTube e siga nossa página no Instagram

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp