O PROCV é uma das funções mais importantes e mais utilizadas no Excel. Você deve utilizar a função PROCV sempre que precisar fazer buscas em uma tabela ou intervalo do Excel.
Neste artigo, te explicaremos como aplicar PROCV com duas condições no Excel, acompanhe nosso passo a passo até o final e pratique posteriormente.
Conheça a sintaxe da função
Primeiramente, conheça a estrutura da função PROCV:
=PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice coluna; [procurar_intervalo])
Agora, vamos entender cada um dos argumentos:
Valor_procurado: O valor que você deseja procurar.
Matriz_tabela: O intervalo de células que contém os dados onde você deseja buscar o valor.
Núm_índice: O número da coluna na qual você deseja que a função retorne um valor correspondente. A contagem começa a partir da coluna com o valor procurado.
Procurar_intervalo: Este é um argumento que pode ser VERDADEIRO ou FALSO. Se for definido como VERDADEIRO, a função procurará o valor mais próximo que seja menor ou igual ao valor_procurado. Se for definido como FALSO, a função procurará o valor exato.
Talvez, você que chegou até aqui já saiba como utilizar o PROCV. No entanto, o que nem todo mundo sabe, é que é possível utilizar o PROCV com duas condições no Excel.
Como utilizar PROCV com duas condições no Excel?
No exemplo ilustrado abaixo, temos o faturamento (dados ilustrativos) de duas empresas concorrentes em diferentes países. E nosso objetivo, é buscar o faturamento, utilizando como critério de busca o nome da empresa e o país.
Para darmos início, iremos criar uma coluna auxiliar, que chamaremos de “código”, onde com o auxílio do “&” iremos unir os dados de empresa e país.
Isso servirá para aplicar o PROCV com duas condições, pois como a função não possui esse recurso diretamente, juntando os dados de empresa e país, criaremos informações únicas que facilitará nossa consulta.
Agora, no campo onde desejamos buscar o faturamento através da indicação de empresa e país, no caso será a célula G3, aplicaremos a função da seguinte maneira:
=PROCV(G3&G4;A2:D10;4;FALSO)
Onde:
Valor procurado, será a junção dos dados encontrados nas células G3&G4
Matriz tabela, será nosso intervalo da tabela, sendo o intervalo A2:D10 (incluindo a coluna de código que criamos, essa é a dica principal)
Núm_índice: será o número da coluna onde está o faturamento, no caso a coluna nº 4.
Procurar_intervalo: definiremos o argumento como FALSO, para que a função procure a correspondência exata.
Agora, basta informar o nome da empresa e do país a ser consultado para encontrar o seu respectivo faturamento, confira:
Pronto! Sempre que mudar a empresa ou país, o faturamento será reportado automaticamente. Vale destacar que no exemplo, nossos dados são pequenos, porém se você possui uma grande quantidade de dados, aplicar o PROCV com duas condições facilitará e muito sua consulta, sem precisar ficar consultando manualmente.
Agora você pode colocar em prática tudo o que aprendeu aqui neste conteúdo!
Para mais dicas e tutoriais como esse, continue navegando em nosso blog e, inscreva-se em nosso Canal no YouTube e siga nossa página no Instagram
E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.