Max Planilhas

PROCV com duas condições – como aplicar?

PROCV com duas condições

O PROCV é uma das funções mais importantes e mais utilizadas no Excel. Você deve utilizar a função PROCV sempre que precisar fazer buscas em uma tabela ou intervalo do Excel.

Neste artigo, te explicaremos como aplicar PROCV com duas condições no Excel, acompanhe nosso passo a passo até o final e pratique posteriormente.

Conheça a sintaxe da função

Primeiramente, conheça a estrutura da função PROCV:

=PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice coluna; [procurar_intervalo])

Agora, vamos entender cada um dos argumentos:

Valor_procurado: O valor que você deseja procurar.

Matriz_tabela: O intervalo de células que contém os dados onde você deseja buscar o valor.

Núm_índice: O número da coluna na qual você deseja que a função retorne um valor correspondente. A contagem começa a partir da coluna com o valor procurado.

Procurar_intervalo: Este é um argumento que pode ser VERDADEIRO ou FALSO. Se for definido como VERDADEIRO, a função procurará o valor mais próximo que seja menor ou igual ao valor_procurado. Se for definido como FALSO, a função procurará o valor exato.

Talvez, você que chegou até aqui já saiba como utilizar o PROCV. No entanto, o que nem todo mundo sabe, é que é possível utilizar o PROCV com duas condições no Excel.

Como utilizar PROCV com duas condições no Excel?

No exemplo ilustrado abaixo, temos o faturamento (dados ilustrativos) de duas empresas concorrentes em diferentes países. E nosso objetivo, é buscar o faturamento, utilizando como critério de busca o nome da empresa e o país.

PROCV com duas condições

Para darmos início, iremos criar uma coluna auxiliar, que chamaremos de “código”, onde com o auxílio do “&” iremos unir os dados de empresa e país.

PROCV com duas condições

Isso servirá para aplicar o PROCV com duas condições, pois como a função não possui esse recurso diretamente, juntando os dados de empresa e país, criaremos informações únicas que facilitará nossa consulta.

PROCV com duas condições

Agora, no campo onde desejamos buscar o faturamento através da indicação de empresa e país, no caso será a célula G3, aplicaremos a função da seguinte maneira:

=PROCV(G3&G4;A2:D10;4;FALSO)

PROCV com duas condições

Onde:

Valor procurado, será a junção dos dados encontrados nas células G3&G4

Matriz tabela, será nosso intervalo da tabela, sendo o intervalo A2:D10 (incluindo a coluna de código que criamos, essa é a dica principal)

Núm_índice: será o número da coluna onde está o faturamento, no caso a coluna nº 4.

Procurar_intervalo: definiremos o argumento como FALSO, para que a função procure a correspondência exata.

Agora, basta informar o nome da empresa e do país a ser consultado para encontrar o seu respectivo faturamento, confira:

PROCV com duas condições

Pronto! Sempre que mudar a empresa ou país, o faturamento será reportado automaticamente. Vale destacar que no exemplo, nossos dados são pequenos, porém se você possui uma grande quantidade de dados, aplicar o PROCV com duas condições facilitará e muito sua consulta, sem precisar ficar consultando manualmente.

Agora você pode colocar em prática tudo o que aprendeu aqui neste conteúdo!

Para mais dicas e tutoriais como esse, continue navegando em nosso blog e, inscreva-se em nosso Canal no YouTube e siga nossa página no Instagram

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp