Que o Excel é uma ferramenta poderosa para análise de dados e cálculos, nós já sabemos, mas você sabia que também é possível realizar tarefas mais lúdicas, como a realização de sorteios?
Neste artigo, vamos ensinar como você pode fazer um sorteio de maneira simples utilizando as funções ALEATÓRIOENTRE e ÍNDICE no Excel. Acompanhe até o final, e claro, pratique posteriormente.
Passo a Passo para Realizar um Sorteio no Excel
Vamos criar um exemplo prático onde realizaremos o sorteio de um nome entre os participantes de uma lista. Para isso vamos realizar os passos abaixo:
- Criando a Lista de Participantes
Primeiramente, com o Excel aberto, em uma coluna insira a sequência de números com base em sua lista de participantes, na coluna seguinte insira seus nomes. Vamos supor que a numeração está na coluna B e os nomes na coluna C, conforme o exemplo abaixo:
- Usando a Função ALEATÓRIOENTRE()
Para realizar o sorteio, uma das funções que utilizaremos será a ALEATÓRIOENTRE(). Essa função gera um número inteiro aleatório dentro de um intervalo especificado.
A sintaxe da fórmula é: =ALEATÓRIOENTRE(inferior; superior)
Em nosso exemplo, o intervalo será entre 1 e o número total de participantes. Ou seja, se a lista possui 10 nomes, o intervalo será de 1 a 10. Caso as células possuam números, como em nosso exemplo, você poderá inserir as células no lugar dos números digitados. A função no caso ficará assim: =ALEATÓRIOENTRE(B5;B14)
- Associando o Número Sorteado ao Nome
Agora, para associar o número sorteado ao nome correspondente, vamos usar a função ÍNDICE(). Essa função retorna o valor de uma célula em uma posição específica dentro de um intervalo.
A sintaxe da fórmula é: =ÍNDICE(matriz; núm_linha)
Aqui, a matriz será o intervalo com o nome dos participantes, e para o segundo argumento, núm_linha, juntaremos a função ALEATÓRIOENTRE que acabamos de criar. Ficando da seguinte forma: =ÍNDICE(C5:C14;ALEATÓRIOENTRE(B5;B14))
- Sorteio Finalizado
Pronto, ao dar Enter um nome será sorteado. E para gerar um novo sorteio, basta clicar na tecla F9 em seu teclado e um novo número será sorteado, e o nome correspondente será exibido.
Conclusão
Usar o Excel para realizar sorteios é uma maneira prática e eficaz, especialmente quando você precisa sortear itens ou nomes aleatoriamente. Com o uso das funções apresentadas, você pode facilmente automatizar esse processo, tornando-o rápido e divertido.
Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.
E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos a planilha conforme sua real necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.