Max Planilhas

Como Fazer Segmentação de Dados para Filtrar dados no Excel

como-usar-criar-segmentação-de-dados-no-Excel

Como fazer a segmentação de dados para filtrar dados no Excel? O Excel é amplamente utilizado para organizar e analisar dados, com grandes volumes de informações, filtrar e visualizar dados específicos pode ser difícil. A segmentação de dados facilita esse processo, tornando a filtragem intuitiva e visual, o que melhora a análise das informações. Neste artigo, vamos te ensinar como inserir segmentações de dados no Excel e como elas podem transformar suas análises deixando-as mais dinâmicas.

O que é Segmentação de Dados?

A segmentação de dados é um recurso que permite criar botões interativos para filtrar informações em uma Tabela ou Tabela Dinâmica no Excel. Em vez de buscar opções de filtragem no menu tradicional, é possível clicar diretamente em botões representativos.

Exemplo Prático em Tabela

Imagine que você tem a seguinte tabela de vendas no Excel:

como-usar-criar-segmentação-de-dados-no-Excel

Você deseja filtrar os dados com base na segmentação de Categoria e Mês, de forma a evitar filtrar os dados manualmente no cabeçalho de sua tabela. Porém, antes de iniciarmos, é importante que seus dados estejam formatados como Tabela, se não estiverem, selecione todo seu intervalo de dados e pressione o atalho Ctrl + Alt + T, e formate como Tabela.

Agora, para criarmos a segmentação de dados, clique na sua tabela, vá até a guia “Design da Tabela”, clique em “Inserir Segmentação de Dados”.

Na janela que se abrirá, escolha os campos que deseja usar como filtro (como “Categoria” e “Mês“) e clique em OK.

Um painel interativo será adicionado com botões para “Categoria” e “Mês”, ajuste o tamanho e a posição da segmentação conforme necessário.

como-usar-criar-segmentação-de-dados-no-Excel

Agora ao clicar nos botões, sua tabela será filtrada com base nos botões selecionados, deixando suas informações mais visuais e dinâmicas.

Exemplo Prático em Tabela dinâmica

Usando a mesma tabela do exemplo anterior, agora vamos demonstrar como incluir a segmentação em uma tabela dinâmica. Clique em uma célula da tabela, vá até a aba “Inserir“, clique em “Tabela Dinâmica“, depois em “Da Tabela/Intervalo“, na janela aberta selecione a opção “Nova Planilha” e finalmente clique em “OK“.

Na Tabela Dinâmica, configure os campos: “Categoria” como Linha e “Valor Vendas” como Valores.

Em seguida, no menu “Análise da Tabela Dinâmica”, clique em “Inserir Segmentação de Dados”.

Na janela que se abrirá, selecionaremos o campo “Mês” para filtro. A segmentação será incluída, agora ajuste e posicione conforme desejar.

como-usar-criar-segmentação-de-dados-no-Excel

E ao clicar em qualquer botão da segmentação e veja os dados da Tabela Dinâmica se ajustarem automaticamente.

como-usar-criar-segmentação-de-dados-no-Excel

Personalizações e Dicas

Você pode alterar cores e estilos da segmentação na guia “Segmentação”, no campo “Estilos de Segmentação de Dados” e conseguirá personalizar também aos botões e os tamanhos nos campos respectivos.

Conclusão

A segmentação de dados no Excel torna a filtragem visual, intuitiva e prática, ideal para grandes conjuntos de dados. Isso economiza tempo, aumenta a precisão e melhora a interatividade dos relatórios. Experimente aplicar esta técnica e eleve o nível de suas análises com o Excel!

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos a planilha conforme sua real necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe WhatsApp
Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Calcular-Semanas-Excel

Como Calcular Semanas no Excel

Como calcular semanas no Excel? Calcular semanas pode ser uma tarefa útil para diversos propósitos, como planejamento de projetos, acompanhamento de atividades ou organização de

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp