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Como fazer Lista Suspensa no Excel

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A lista suspensa é um recurso muito bacana e que pode facilitar bastante a sua rotina diária de uso do Excel.

No ambiente de trabalho, por exemplo, conhecer e saber fazer uso deste tipo de recurso, é quase que um item obrigatório.

Sendo assim, se você deseja saber mais sobre listas suspensas e aprender a incluí-las em suas planilhas, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

Como adicionar lista suspensa no Excel

Neste tópico, você descobrirá que adicionar lista suspensa no Excel é muito simples. Para isso, utilizaremos como exemplo a planilha da imagem abaixo.

Nosso objetivo é permitir que através das listas suspensas, seja possível escolher qualquer UF ou Unidade da Federação.

como-adicionar-lista-suspensa-no-excel

1.Selecione um intervalo de células

Para começar, vamos selecionar a célula ou conjunto de células da planilha onde desejamos inserir a lista suspensa.

No caso do nosso exemplo, vamos utilizar o intervalo B2:B27.

2.Configurando a lista suspensa

Na faixa de opções, clique na guia “Dados” e logo em seguida no item “Validação de Dados”

guia-dados

3.Selecione a opção “Lista”

Uma nova janela, conforme a apresentada na imagem abaixo, será aberta.

Selecione a opção “Lista”, deixe as seguintes opções marcadas:

  • Ignorar em Branco;
  • Menu Suspenso.

Por fim, selecione a fonte de dados, ou seja, o local da planilha onde estão as informações que devem servir de opção para seleção na lista suspensa.

 

No nosso caso, a fonte de dados estava no intervalo T9:T34.

configurando-lista-suspensa-no-excel

Agora, é só clicar em “OK” para conferir o resultado.

resultado

Conhecendo mais sobre a lista suspensa do Excel

Agora que você já sabe como configurar lista suspensa no Excel, veja alguns recursos adicionais que você pode utilizar.

Aba Mensagem de Entrada

Nesta aba, é possível programar uma mensagem para ser exibida quando uma célula for clicada.

Para isso, marque a opção “Mostrar mensagem de entrada ao selecionar célula”, digite um título e uma mensagem (com até 255 caracteres).

Veja o exemplo:

mensagem-de-entrada-lista-suspensa-excel

mensagem-de-entrada-lista-suspensa-excel

Aba Alerta de Erro

Para definir uma mensagem para ser exibida quando alguém digitar algo que não esteja na sua lista, marque a opção “Mostrar alerta de erro após a inserção de dados inválidos.”

Na sequência, informe um estilo, um título e uma mensagem. Caso não seja adicionada uma mensagem, o Excel utilizará a padrão:

“O valor inserido não é válido. Outro usuário restringiu valores que podem ser inseridos nesta célula”.

mensagem-de-erro-lista-suspensa-excel

Como escolher o estilo de erro correto?

  • Para mostrar uma mensagem que não impeça que as pessoas insiram dados não presentes na lista suspensa, clique em Informações ou
  • Para impedir que as pessoas insiram dados não presentes na lista suspensa, clique em

Deseja saber mais sobre a lista suspensa e outros recursos do Excel? Continue acompanhando o Blog da Max Planilhas e se inscreva em nosso Canal do YouTube.

Se preferir, você também pode agendar uma aula personalizada conosco, clicando aqui.

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