Max Planilhas

Como fazer ranking no Excel com a função MAIOR

Como fazer ranking no Excel com a função MAIOR

Como fazer ranking no Excel? Essa é uma dúvida muito comum, e ao mesmo tempo, que pode ser resolvida de forma simples com o uso da função “MAIOR”.

Existem algumas alternativas quando o objetivo é criar rankings no Excel, mas certamente essa é uma das mais simples que podemos utilizar.

Para conferir e aprender na prática, continue conosco até o final deste conteúdo e confira o passo a passo que a Max Planilhas montou para você.

Como fazer ranking no Excel [Passo a Passo]

Para montar o nosso ranking no Excel, vamos utilizar o exemplo da imagem abaixo, que ilustra a situação de uma empresa que possui 15 filiais e deseja ordenar as mesmas por volume de faturamento (do maior para o menor).

Antes de mais nada, observe que na esquerda, temos o nome de cada filial e o seu respectivo volume de vendas e do lado direito, o ranking, ainda vazio, mas que será preenchido automaticamente com as instruções que vamos apresentar na sequência.

1.Inserindo a função MAIOR

Em nosso primeiro passo para fazer ranking no Excel, você deverá inserir a função MAIOR na célula F3, ou seja, primeira posição do ranking.

Observe a síntese da função:

=MAIOR(matriz;k)

No campo matriz, vamos informar o intervalo de busca, ou seja, a matriz onde se encontram os faturamentos que vamos ranquear, ou seja, em nosso caso, (B2:B18).

Por sua vez, o K é a posição que desejamos trazer, ou seja, se escolhermos “1”, a função deve retornar o maior valor da matriz selecionada.

Veja a imagem abaixo:

Como fazer ranking no Excel com a função MAIOR

2.Trave a referência da matriz informada

Para não precisar preencher manualmente as demais posições do nosso ranking, e com isso, otimizar o nosso ranking, será preciso travar a referência da matriz.

Deixando a mesma desta forma: $B$2:$B$18

Além disso, ao invés de informar a posição manualmente, vamos fazer referência à célula que possui o número de cada posição.

Veja:

Como fazer ranking no Excel com a função MAIOR

3.Utilize a função INDICE CORRESP

Por fim, utilize a função INDICE CORRESP para trazer não apenas os valores, mas também o nome das filiais (conforme exemplo) para o ranking.

Veja:

Com a função no formato indicado, basta arrastar a alça de preenchimento para que o Excel termine de construir o ranking para você.

Para saber mais sobre a função INDICE CORRESP, assista o vídeo abaixo:

Clique aqui e assista!

Simples, não é mesmo? Teste na sua planilha e faça você mesmo!

Importante: Caso algum valor da matriz seja alterado, o ranking é atualizado de forma automática pelo Excel, facilitando o processo e evitando erros humanos.

Se você gostou da dica e deseja aprender mais sobre o Excel, antes de sair, aproveite para garantir sua inscrição no nosso canal do YouTube.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

funções excel capa

Função PEGAR no Excel: Como Usar?

A função PEGAR, é uma das funções do Excel para extrair dados, ela tem o objetivo de retornar linhas ou colunas de início ou término

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp