Max Planilhas

Conhecendo as guias do Excel

guias-do-excel

O Excel está dividido em várias guias que quando conhecidas podem facilitar e muito o uso das planilhas da Microsoft. Afinal, cada guia agrupa um conjunto de opções que guardam uma certa correlação entre si.

Vamos conhecer quais são as guias do Excel e as principais funcionalidades de cada uma delas? Se você assim como nós também curte o Excel e deseja aprender cada vez mais sobre ele, vem conosco!

Arquivo: Começando da esquerda para a direita a guia Arquivo é a primeira do Excel. Acessando essa guia, o usuário do Excel irá encontrar as planilhas editadas recentemente, poderá criar planilhas em branco e até mesmo a partir de modelos sugeridos pelo Excel.

Na guia arquivo, também é possível salvar as planilhas, imprimir e compartilhar, é por aqui que encontramos também as configurações do Excel.

Página Inicial ou início: Logo após, a guia arquivo, temos a Página Inicial ou simplesmente Início a depender da versão utilizada.

Essa é sem dúvidas a guia mais utilizada do Excel. Afinal, aqui podemos encontrar as tradicionais opções, copiar, colar e recortar, os ajustes da fonte, os ajustes de alinhamento e as opções para configuração de estilos e formatação da planilha e suas células.

Inserir: Como o próprio nome já anuncia, a guia Inserir é aquela que reúne todas as opções que o usuário precisa para inserção de elementos que enriquecem a planilha, como tabelas dinâmicas, ilustrações, gráficos, filtros e links.

Layout da Página: Se o que você precisa é preparar a sua planilha do Excel para impressão é a guia Layout da Página que você deve acessar. Afinal, por aqui encontramos uma série de funções que nos permitem realizar ajustes de impressão.

Na guia Layout é possível ajustar as margens, a orientação, o tamanho (largura, altura e escala), a área de impressão e as quebras da página. Ao conhecer e utilizar corretamente essas opções imprimir planilhas no Excel com certeza será muito mais fácil e prático!

Fórmulas: A guia Fórmulas foi pensada para aqueles que gostam de explorar as funções do Excel.

Por aqui, encontramos a opção inserir função, que nos permite selecionar uma entre as centenas de funções do Excel, a função AutoSoma e uma biblioteca completa de funções classificadas por categorias de uma que fica muito mais fácil encontrar determinadas funções, quando não lembramos o nome de alguma delas.

Dados: Na guia Dados, podemos realizar diversas integrações entre o Excel e ferramentas externas, como páginas da WEB e diferentes bancos de dados.

É por aqui também que encontramos as opções de filtros e importantes ferramentas, como o preenchimento relâmpago, a opção remover duplicatas e a opção validação de dados.

Revisão: Pronto para uma revisão final antes de salvar, compartilhar ou imprimir a sua planilha? Então, você chegou a guia certa.

Na guia Revisão é possível verificar possíveis erros de ortografia, assim como traduzir a planilha, inserir comentários e até mesmo uma senha para liberação de acessos a planilha.

Exibir: Na guia Exibir é possível configurar os modos de exibição das planilhas, assim como também o layout da página, definindo por exemplo, se versão ser mostradas as linhas de grade, as barras de fórmulas e os títulos no momento da impressão.

Outro recurso interessante presente na guia exibir é a opção zoom que permite aproximar a planilha.

Desenvolvedor: A guia Desenvolvedor pode ser uma grande novidade para você, afinal por padrão ela vem desabilitada do Excel.

Quando habilitada nas opções do Excel a guia desenvolvedor apresenta uma série de ferramentas voltadas para usuários avançados e que fazem uso do Excel como uma ferramenta de programação.

Ajuda: Por fim, temos a guia Ajuda, onde é possível encontrar um faq e retirar suas principais dúvidas sobre as ferramentas do Excel.

São tantas funções reunidas nas guias do Excel não é mesmo? Mas, sem dúvidas, agora que você já conhece um resumo das principais funcionalidades de cada guia, utilizar o Excel e encontrar as suas ferramentas será muito mais fácil, rápido e prático!

Deseja aprender mais sobre o Excel? Continue acompanhando o nosso blog.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no whatsapp
Share on Pinterest

VEJA MAIS...

Como funciona a função concatenar

Como funciona a função concatenar

Você sabe como funciona a função CONCATENAR? Apesar de ser desconhecida por muitos usuários do Excel, essa função pode ser extremamente útil, pois nos permite

Como funciona a função BDSOMA

Como funciona a função BDSOMA

Muitas são as funções presentes no Excel, algumas muito conhecidas e outras nem tanto, mas que podem ser muito úteis no nosso dia a dia,

Deixe um comentário

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp Chamar no Whatsapp