Max Planilhas

Função classificar no Excel: aprenda como utilizar

função classificar excel

Você conhece a função CLASSIFICAR do Excel? Você sabia que o Excel possui uma função para ordenação de dados? Muita gente ainda não conhece, ou não sabe como aplicá-la, mas neste artigo iremos te mostrar o que é e como funciona, para que você aprenda mais sobre essa incrível função.

Acompanhe até o final e pratique posteriormente. Vale destacar que esta função está disponível para usuários a partir do Office 365.

Talvez, você esteja pensando, mas antes eu fazia as minhas classificações no Excel, utilizando os filtros de tabela, o que muda com a chegada da função CLASSIFICAR?

Ao contrário do que você pode estar pensando, a função CLASSIFICAR não chegou com o objetivo de aposentar os filtros de tabela, na verdade, eles ainda estão presentes no Excel e, portanto, você pode utilizá-los sempre que julgar necessário ou conveniente.

No entanto, após descobrir o potencial da nova função desenvolvida pela Microsoft, é pouco provável que você ainda prefira os tradicionais filtros de tabela.

Como funciona a função classificar no Excel?

A função CLASSIFICAR permite que os usuários de planilhas do Excel, classifiquem automaticamente as suas linhas ou colunas sem a necessidade de utilizar outros recursos.

Vamos a um exemplo prático para que você compreenda com maior facilidade os efeitos da função CLASSIFICAR e veja como ela pode ser aplicada no seu dia a dia.

A estrutura da função está distribuída da seguinte forma:

=CLASSIFICAR(matriz;[índice_de_classificação];[ordem_de_classificação];[por_col])

Matriz: intervalo de dados que utilizaremos para classificar.

[Índice_de_classificação]: número que indica a linha ou a coluna que será utilizada como critério para classificar.

[Ordem_de_classificação]: ordem da classificação desejada, ou seja, ascendente (1) ou descendente (-1).

[Por_col]: valor lógico indicando a direção de classificação desejada por linha (FALSO) ou por coluna (VERDADEIRO).

Para exemplificar, temos na imagem abaixo, uma tabela do Campeonato Brasileiro, observe que os times não estão listados por ordem de pontuação, como resolver essa questão de forma prática?

função classificar excel

Utilizaremos a função CLASSIFICAR. Nosso objetivo é ajustar a classificação conforme a pontuação, para saber a posição de cada time na tabela do campeonato.

Para isso, utilizamos a seguinte fórmula na célula E3 da planilha:

=CLASSIFICAR(B3:C22;2;-1;FALSO)

Onde:

B3:C22 – Conjunto de informações que utilizaremos para a classificação;

2 – Número da coluna que será utilizada como critério, ou seja, a coluna pontos que é a coluna dois na tabela;

-1 – Ordem da classificação (utilizar “1” para crescente ou “-1” para decrescente);

FALSO – Utilizado para classificar por linha, enquanto VERDADEIRO pode ser utilizado para classificação por colunas.

Após aplicar a função acima, veja o resultado da tabela de classificação:

função classificar excel

Muito bacana o resultado da função CLASSIFICAR, não é mesmo? Mas, ainda não acabou. Modifique a pontuação dos times e observe que a tabela de classificação atualizará as posições de cada time automaticamente.

Gostou? Então, continue acompanhando nosso blog e fique cada vez mais por dentro dos recursos que o Excel tem a oferecer.

Lembre-se de que a prática é essencial para o aperfeiçoamento, então explore nossa dica e aplique em diferentes cenários para se familiarizar com suas aplicações e potencialidades.

Você já conhecia a Max Planilhas? Nascemos com o compromisso de contribuir com o crescimento de profissionais e pequenas empresas, através da ferramenta Excel, tornando-os mais competitivos no mercado de trabalho.

Desenvolvemos planilhas personalizadas conforme a sua necessidade, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, planilhas 100% personalizada para você ou seu negócio. 

Para mais dicas e conteúdos sobre Excel, inscreva-se em nosso Canal no YouTube e siga nossa página no Instagram

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

funções excel capa

Função PEGAR no Excel: Como Usar?

A função PEGAR, é uma das funções do Excel para extrair dados, ela tem o objetivo de retornar linhas ou colunas de início ou término

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp