Max Planilhas

Origem do Microsoft Excel: História e Curiosidades

origem-e-curiosidades-do-microsoft-excel

O Microsoft Excel permite aos seus usuários operar dados numéricos inseridos em planilhas, com agilidade e praticidade, e em função da sua riqueza de recursos é utilizado por usuários domésticos, empresas e organizações em várias partes do mundo.

A interface do Excel inclui uma tabela com um grande número de células para entrada de dados e abas da faixa de opções que dão acesso a várias funções.

Por meio do Excel, os indivíduos podem converter números em informações úteis que, por sua vez, podem ser aplicadas para diferentes objetivos pessoais e profissionais.

Além de cálculos simples, o Excel permite que seus usuários executem funções e fórmulas, além de criar macros com a ajuda do VBA.

Deseja saber mais sobre o Microsoft Excel? Confira na sequência a história desta incrível ferramenta e algumas curiosidades interessantes sobre ela.

História do Excel

Desde a sua invenção, o Excel passou por várias mudanças em termos de variedade de funções, desempenho e capacidade.

Talvez você não saiba, mas a história do Excel começou ainda em 1985 quando a Microsoft criou a primeira versão do Excel disponível apenas no Apple Macintosh.

Foi a primeira planilha que tinha uma interface visual e podia ser manipulada com um mouse.

Em 1987, foi lançada a primeira versão do Excel para Windows, que dentre outros recursos permitia aos usuários alterar fontes e oferecia recursos básicos para desenhar gráficos.

Três anos depois, surgiu o Excel 3, e seus novos recursos, incluindo gráficos 3D, contornos e barras de ferramentas.

O Excel 4, lançado em 1992, tinha o recurso Autopreenchimento, além de um número maior de funções e atalhos. No ano seguinte, foi lançado o Excel 5, que suportava várias planilhas e incluía o VBA, funcionalidade voltada para o desenvolvimento de macros.

O Excel 7 seguiu a quinta versão e passou a fazer parte dos aplicativos do Microsoft Office para Windows 95, ocasião em que foi reescrito para 32 bits, aumentando sua velocidade e estabilidade, sem sofrer alterações de aparência.

O Excel 8 (Office 98), lançado em 1997, incluía o assistente de clipe de papel e o ambiente VBA aprimorado.

Por sua vez, o Excel 2000 e 2003 introduziram pequenas atualizações, como importação de dados de outros aplicativos.

Em 2007, o Excel mudou para a interface Ribbon e sua capacidade aumentou para aproximadamente 16.000 colunas e 1 milhão de linhas.

Desde então, a Microsoft lançou outras versões do editor de planilhas, incluindo novas funções e melhorias visuais, incluindo:

  • Excel 14.0 (Office 2010);
  • Excel 15.0 (Office 2013);
  • Excel 16.0 (Office 2016).
  • Excel 365.

Curiosidades sobre o Excel

Agora que você já conhece uma série de detalhes e informações sobre a história do Excel, é hora de conferir 5 fatos curiosos que você, muito provavelmente, não sabia.

1.O Excel já calculou errado

Na versão 2007 foi identificado um erro de multiplicação. O resultado de 850* 77,1 que deveria resultar em 65.535 retornava como 100.000.

Felizmente, a pequena falha, não abalou a reputação do renomado editor de planilhas.

2.Você não pode nomear uma planilha como “Histórico”

Tente nomear uma planilha com o termo “Histórico”, você receberá a seguinte mensagem: “Histórico é um nome reservado”.

histórico-e-um-nome-reservado

3.Trocar de planilhas

Você sabia que não precisa ficar clicando nas planilhas na parte inferior da tela para alternar entre elas? Basta utilizar os atalhos: CTRL + Page Up ou CTRL + Page Down.

Gostou do conteúdo? Para aprender mais sobre o Excel, suas funções e curiosidades, continue acompanhando o blog da Max Planilhas e também o nosso canal no YouTube.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no whatsapp
Share on Pinterest

VEJA MAIS...

Como funciona a função concatenar

Como funciona a função concatenar

Você sabe como funciona a função CONCATENAR? Apesar de ser desconhecida por muitos usuários do Excel, essa função pode ser extremamente útil, pois nos permite

Como funciona a função BDSOMA

Como funciona a função BDSOMA

Muitas são as funções presentes no Excel, algumas muito conhecidas e outras nem tanto, mas que podem ser muito úteis no nosso dia a dia,

Deixe um comentário

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp Chamar no Whatsapp