Max Planilhas

Validação de dados – veja como criar lista suspensa no excel

validação de dados

Como fazer validação de dados no Excel? Você já conhece esse incrível recurso e sabe como ele pode ser útil para o seu dia a dia?

A validação de dados é um recurso do Excel utilizado para controlar o que os usuários podem inserir em uma célula, padronizando as informações fornecidas.

Através desta importante ferramenta é possível definir regras, além disso, exibir uma mensagem personalizada, sempre que alguém tentar inserir um dado considerado inválido.

Acompanhe nosso conteúdo até o final, aprenda na prática como fazer e pratique posteriormente.

Conheça nosso exemplo

Para demonstrar como o recurso funciona na prática, vamos utilizar como exemplo, a tabela abaixo:

validação de dados

Suponha que possui uma loja, e o uso da tabela acima tem como objetivo manter o controle sobre o volume de vendas e os produtos vendidos por cada funcionário.

No entanto, para evitar erros de preenchimento e padronizar as informações, atingindo os objetivos, vamos precisar aplicar sobre ela, a validação de dados.

Com a ajuda da validação de dados, vamos garantir que não será possível informar produtos ou vendedores que não estejam previamente cadastrados.

Aplicando a validação de dados no Excel

O nosso objetivo será a aplicação da validação de dados na coluna “VENDEDOR” e na coluna “PRODUTO”.

Para iniciar, vamos fazer o seguinte:

Selecione o intervalo de células da coluna “VENDEDOR”, logo em seguida, clique na aba dados, e vá na opção “Validação de Dados”.

validação de dados

Uma janela será aberta, na guia Configurações, no campo “Permitir” selecione “Lista”. No campo Fonte, informe os nomes dos vendedores que devem compor a lista, separados por ponto e vírgula.

validação de dados

Pronto! Desta forma, a lista suspensa com as opções pré-definidas aparecerá no momento que o usuário for registrar um dado em VENDEDOR.

validação de dados

O mesmo procedimento pode ser realizado na coluna “PRODUTO”, porém vamos mostrar uma segunda opção para informar sua Fonte. Para isso:

Selecione o intervalo de células da coluna “PRODUTO”, logo em seguida, clique na aba dados, e vá na opção “Validação de Dados”.

validação de dados

Uma janela será aberta, na guia Configurações, no campo “Permitir” selecione “Lista”. No campo Fonte, clique na seta em destaque laranja conforme imagem abaixo, e selecione o intervalo com os dados desejados, no exemplo incluímos uma tabela na coluna K com os nossos produtos, e o intervalo será as opções da tabela.

validação de dados

Pronto! Desta forma, a lista suspensa com as opções pré-definidas aparecerá no momento que o usuário for registrar um PRODUTO, e caso inclua um novo item na base de produtos, aparecerá na lista suspensa automaticamente.

validação de dados

Sempre que um usuário tentar inserir uma informação diferente daquelas que estão previamente cadastradas, a seguinte mensagem será apresentada na tela:

validação de dados

Interessante, não é mesmo? No entanto, o que nem todos sabem é que é possível personalizar essa mensagem, conforme vamos demonstrar no próximo tópico.

Como alterar a mensagem de erro na validação do Excel

Para alterar a mensagem de erro na validação do Excel, siga os passos já ensinados anteriormente para abrir a janela de “Validação de Dados”, lembre-se de selecionar a coluna.

Na janela aberta, vá na guia “Validação de Erro”, informe um título e em mensagem de erro digite a mensagem que deve ser apresentada e clique em “OK” para salvar.

validação de dados

Agora, veja o resultado e a mensagem que será apresentada sempre que um dado inválido for informado:

validação de dados

Viu só como a validação de dados pode ser útil e te ajudar bastante em seu dia a dia? Nos conte aqui o que achou dessa dica!

Agora você pode colocar em prática tudo o que aprendeu aqui neste conteúdo!

Mas, você pode aprender ainda mais sobre o assunto, conferindo o vídeo que publicamos em nosso canal no YouTube.

Clique aqui e confira!

Para mais dicas e tutoriais como esse, continue navegando em nosso blog e siga nossa página no Instagram

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

funções excel capa

Função PEGAR no Excel: Como Usar?

A função PEGAR, é uma das funções do Excel para extrair dados, ela tem o objetivo de retornar linhas ou colunas de início ou término

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp