Você não sabe como configurar os parâmetros de impressão no Excel? Já está cansado de desperdiçar papel e a tinta da sua impressora com impressões cortadas e totalmente desconfiguradas?
Você acredita que a impressão de arquivos com a formatação correta no Excel é algo quase impossível ou um segredo dos ninjas? Vamos provar que não!
Nesse artigo nós da Max Planilhas vamos ajudar você a nunca mais ter problemas com as impressões do Excel! Vamos lá? Para facilitar o seu aprendizado, separamos esse conteúdo em um passo a passo super intuitivo, vale a pena conferir!
1º Passo: Visualizando a área de impressão no Excel antes de imprimir
Antes de realizar qualquer impressão no Excel, é extremamente importante, visualizar atentamente a área de impressão para que possamos ter a certeza de que nada sairá cortado ou fora do seu devido lugar.
A área de impressão é demonstrada sempre que clicamos na opção imprimir do Excel, conforme a imagem abaixo:
Observe que no nosso exemplo, temos uma planilha com a sua área de impressão cortada.
Nesse caso, uma das primeiras tentativas da maior parte dos usuários seria modificar a orientação da página de retrato para paisagem, buscando obter uma área maior de impressão. No entanto, na maioria dos casos, isso não seria o suficiente.
Visualizou a área de impressão e ela está desconfigurada? Então, avance para o próximo passo.
2º Passo: Configurando a área de impressão do Excel
Neste passo, vamos ensinar o grande segredo para ajustar a área de impressão da sua planilha.
Sendo assim, acesse a guia exibir do Excel e clique na opção “Visualização da Quebra de Página”. Feito isso, será possível visualizar as quebras de página do Excel, veja na imagem abaixo a quebra de página do nosso exemplo:
Como ajustar a área de impressão do exemplo acima? É muito simples, para isso basta arrastar a linha azul com o mouse para a posição desejada.
Perceba logo abaixo, como ficou a nossa nova visualização de impressão:
Conseguimos enquadrar todas as informações da nossa planilha perfeitamente em nossa área de impressão.
Problema das impressões cortadas resolvido? Então é hora de acompanhar mais algumas dicas importantes que separamos para você.
3º Passo: Configurando parâmetros extras de impressão
Para profissionalizar ainda mais as suas impressões com o Excel, separamos mais algumas dicas importantes.
Sendo assim, acesse a guia “Layout da Página” e clique na setinha no grupo opções de planilha.
Observe que uma nova janela, conforme a demonstrada abaixo será aberta na sua planilha.
Na nova janela, é possível definir, por exemplo, se deverão ser impressas as linhas da grade e os títulos de linha e coluna. Além disso, é possível parametrizar o Excel para que ele repita automaticamente em todas as páginas o cabeçalho da sua planilha.
Logo, caso a sua planilha possua um cabeçalho, basta informar no campo “Linhas a repetir na parte superior” a linha ou o intervalo de linhas que fazem parte do cabeçalho da sua planilha.
Gostou das nossas dicas para configuração dos parâmetros de impressão no Excel? Então não deixe de continuar acompanhando o nosso blog e fique sempre por dentro de novas dicas e tutoriais que vão contribuir e muito para aprimorar os seus conhecimentos no Excel!