O Excel está dividido em várias guias que quando conhecidas podem facilitar e muito o uso das planilhas da Microsoft. Afinal, cada guia agrupa um conjunto de opções que guardam uma certa correlação entre si.
Vamos conhecer quais são as guias do Excel e as principais funcionalidades de cada uma delas? Se você assim como nós também curte o Excel e deseja aprender cada vez mais sobre ele, vem conosco!
Arquivo: Começando da esquerda para a direita a guia Arquivo é a primeira do Excel. Acessando essa guia, o usuário do Excel irá encontrar as planilhas editadas recentemente, poderá criar planilhas em branco e até mesmo a partir de modelos sugeridos pelo Excel.
Na guia arquivo, também é possível salvar as planilhas, imprimir e compartilhar, é por aqui que encontramos também as configurações do Excel.
Página Inicial ou início: Logo após, a guia arquivo, temos a Página Inicial ou simplesmente Início a depender da versão utilizada.
Essa é sem dúvidas a guia mais utilizada do Excel. Afinal, aqui podemos encontrar as tradicionais opções, copiar, colar e recortar, os ajustes da fonte, os ajustes de alinhamento e as opções para configuração de estilos e formatação da planilha e suas células.
Inserir: Como o próprio nome já anuncia, a guia Inserir é aquela que reúne todas as opções que o usuário precisa para inserção de elementos que enriquecem a planilha, como tabelas dinâmicas, ilustrações, gráficos, filtros e links.
Layout da Página: Se o que você precisa é preparar a sua planilha do Excel para impressão é a guia Layout da Página que você deve acessar. Afinal, por aqui encontramos uma série de funções que nos permitem realizar ajustes de impressão.
Na guia Layout é possível ajustar as margens, a orientação, o tamanho (largura, altura e escala), a área de impressão e as quebras da página. Ao conhecer e utilizar corretamente essas opções imprimir planilhas no Excel com certeza será muito mais fácil e prático!
Fórmulas: A guia Fórmulas foi pensada para aqueles que gostam de explorar as funções do Excel.
Por aqui, encontramos a opção inserir função, que nos permite selecionar uma entre as centenas de funções do Excel, a função AutoSoma e uma biblioteca completa de funções classificadas por categorias de uma que fica muito mais fácil encontrar determinadas funções, quando não lembramos o nome de alguma delas.
Dados: Na guia Dados, podemos realizar diversas integrações entre o Excel e ferramentas externas, como páginas da WEB e diferentes bancos de dados.
É por aqui também que encontramos as opções de filtros e importantes ferramentas, como o preenchimento relâmpago, a opção remover duplicatas e a opção validação de dados.
Revisão: Pronto para uma revisão final antes de salvar, compartilhar ou imprimir a sua planilha? Então, você chegou a guia certa.
Na guia Revisão é possível verificar possíveis erros de ortografia, assim como traduzir a planilha, inserir comentários e até mesmo uma senha para liberação de acessos a planilha.
Exibir: Na guia Exibir é possível configurar os modos de exibição das planilhas, assim como também o layout da página, definindo por exemplo, se versão ser mostradas as linhas de grade, as barras de fórmulas e os títulos no momento da impressão.
Outro recurso interessante presente na guia exibir é a opção zoom que permite aproximar a planilha.
Desenvolvedor: A guia Desenvolvedor pode ser uma grande novidade para você, afinal por padrão ela vem desabilitada do Excel.
Quando habilitada nas opções do Excel a guia desenvolvedor apresenta uma série de ferramentas voltadas para usuários avançados e que fazem uso do Excel como uma ferramenta de programação.
Ajuda: Por fim, temos a guia Ajuda, onde é possível encontrar um faq e retirar suas principais dúvidas sobre as ferramentas do Excel.
São tantas funções reunidas nas guias do Excel não é mesmo? Mas, sem dúvidas, agora que você já conhece um resumo das principais funcionalidades de cada guia, utilizar o Excel e encontrar as suas ferramentas será muito mais fácil, rápido e prático!
Deseja aprender mais sobre o Excel? Continue acompanhando o nosso blog.