Como calcular porcentagem no Excel? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que utilizam o editor de planilhas da Microsoft.
No entanto, a boa notícia é que calcular porcentagem no Excel é muito fácil e rápido. Neste conteúdo, preparamos um passo a passo para ajudar você, vale a pena conferir!
O cálculo da porcentagem é útil em muitas áreas da vida, seja no restaurante, para o pagamento de comissões de vendedores, cálculo de impostos ou taxas de juros.
Noções básicas de porcentagem
Como você provavelmente se lembra da aula de matemática do ensino médio, uma porcentagem é uma fração de 100 que é calculada dividindo o numerador pelo denominador e multiplicando o resultado por 100.
Na prática, a fórmula de porcentagem básica é a seguinte:
(Parte / Todo) * 100 = Porcentagem
Por exemplo, se você tivesse 20 maçãs e desse 5 aos seus amigos, quanto você deu, em termos de porcentagem? Ao realizar um cálculo simples, teríamos:
=5/20 *100 = 25%.
É assim que você normalmente calcula as porcentagens na escola e na vida cotidiana.
No entanto, calcular a porcentagem no Microsoft Excel é ainda mais fácil, pois o editor de planilhas executa algumas operações para você automaticamente, em segundo plano.
Talvez, você esteja se perguntando: Qual função utilizar para calcular porcentagem no Excel?
No entanto, o processo é tão prático que a Microsoft não se preocupou em criar uma função específica para o cálculo de porcentagem, confira no passo a passo do próximo tópico!
Como calcular porcentagem no Excel: Passo a Passo
Para ilustrar o nosso passo a passo, vamos utilizar como exemplo, a planilha da imagem abaixo:
O objetivo aqui, é descobrir o percentual de cada despesa sobre o valor total do orçamento, veremos como fazer isso na prática.
1º Passo
Para calcular porcentagem no Excel, a primeira coisa que precisamos fazer é formatar corretamente as células que receberam as porcentagens.
Para isso, basta aplicar o procedimento da imagem abaixo, ou seja, selecionar as células desejadas e alterar a sua formatação para o estilo “Porcentagem”.
2º Passo
Na sequência, podemos calcular a porcentagem dividindo os números pelo valor total.
Para fazer isso, basta digitar “=”, informar a célula com o valor parcial, o sinal “/” e a célula com o valor total.
Veja na imagem abaixo:
Para facilitar a aplicação da fórmula em outras células, você pode fixar um dos valores, neste caso, o que representa o valor total.
Para fixar o valor de uma célula utilizamos o sinal “$”, sendo assim, na imagem acima, teríamos: “=C3/C$11”.
3ºPasso
Por fim, aperte a tecla “Enter” para que o percentual seja calculado ou arraste o cursor do mouse para preencher as demais células.
Lembre-se: Você só pode utilizar a função arrastar após utilizar o “$” para congelar um dos valores.
Veja o resultado final do nosso exemplo:
Viu como é fácil e rápido calcular porcentagem no Excel? Em apenas 3 passos você calculou o percentual para várias células.
Agora é só aplicar o passo a passo nas suas planilhas e aproveitar a praticidade que o editor de planilhas da Microsoft pode lhe oferecer!
Gostou das nossas dicas? Confira mais conteúdos como esse, aqui mesmo no Blog ou em nosso Canal no Youtube!