Você sabe como funciona e como aplicar a função CONT SE no Excel?
A CONT.SE é uma das funções mais utilizadas do Excel e também uma das mais fáceis de se aprender.
Para você que utiliza o Excel frequentemente e deseja aprender todos os recursos e ferramentas que o editor de planilhas pode oferecer para facilitar o seu dia a dia, conhecer e saber aplicar a função CONT SE no Excel é fundamental.
Pensando nisso, a Max Planilhas decidiu preparar um mini tutorial e passo a passo demonstrando na prática, o funcionamento da função CONT.SE.
Deseja aprender mais e aprimorar os seus conhecimentos no Excel? Então, vale a pena conferir esse conteúdo até o final!
Como aplicar a função CONT SE na prática
Antes de mais nada, é importante que você entenda como a função CONT.SE funciona e além disso conheça a sua estrutura básica, veja:
=CONT.SE(Onde você quer procurar?; O que você quer procurar?)
Você precisa basicamente de dois elementos para acionar a função CONT.SE, o primeiro deles é um intervalo de busca e o segundo, o termo que você deseja buscar.
Para ilustrar o nosso exemplo e facilitar o seu entendimento, veja a planilha da imagem abaixo:
A planilha em questão faz parte do controle de uma empresa de ônibus interestadual que faz linhas entre as capitais do Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais e São Paulo.
O responsável por organizar a frota e logística da empresa, deseja identificar o número de vezes que determinado veículo da empresa passará por cada capital, considerando os 20 primeiros dias de Novembro.
É claro que esse é um exemplo hipotético, mas na sua opinião, qual seria a melhor alternativa: contar manualmente o número de vezes que o nome de cada capital aparece ou deixar que o Excel faça isso?
Sem dúvidas, a segunda opção, não é mesmo? Contar manualmente levaria mais tempo, seria cansativo e suscetível a erros.
Por sinal, é exatamente em situações como essa, envolvendo contagens que utilizamos a função CONT.SE.
Veja como poderíamos aplicar a função nesse caso:
- Célula E2: =CONT.SE(C2:C21; “Rio de Janeiro”)
- Célula E3: =CONT.SE(C2:C21; “São Paulo”)
- Célula E4: =CONT.SE(C2:C21; “Minas Gerais”)
- Célula E5: =CONT.SE(C2:C21; “Brasília”)
Veja agora, como ficou o resultado após aplicar a função CONT SE no Excel:
Além de facilitar o processo de contagem, ao utilizar a função, temos como vantagem a alteração automática da contagem, caso alguma cidade seja alterada no intervalo da função.
Muito legal, não é mesmo? A função CONT SE pode ser muito útil para edição e manipulação de planilhas no Excel.
Bom, agora que você já sabe como aplicar a função CONT SE no Excel, basta colocar o que você aprendeu em prática e facilitar as suas rotinas diárias.
Gostou do conteúdo? Então já salva o blog da Max Planilhas nos favoritos e siga o nosso Canal no Youtube para não perder nenhuma novidade.