Você já ouviu falar sobre a função MÁXIMOSES e sabe como utilizá-la? Talvez, você ainda não conheça essa função e até mesmo não a encontre na sua versão do Excel.
Pensando nisso, a Max Planilhas decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, explicando tudo o que você precisa saber sobre essa que é uma importante novidade do editor de planilhas da Microsoft.
O que é a função MÁXIMOSES?
A função MÁXIMOSES está disponível no Office 365 e no Excel 2019 e suas versões posteriores. Sendo assim, se você utiliza uma versão antiga do editor de planilhas não encontrará essa função.
De acordo com a Microsoft, a MÁXIMOSES retorna o valor máximo entre as células especificadas por um determinado conjunto de critérios ou condições.
Sua síntese é a seguinte:
MÁXIMOSES(intervalo_máximo; intervalo_critérios1; critérios1; [intervalo_critérios2; critérios2];…)
Onde:
- Intervalo_máximo: O intervalo real das células em que o valor máximo vai ser determinado.
- Intervalo_critérios1: O conjunto de células a serem avaliadas com os critérios definidos.
- Critérios1: São os critérios na forma de um número, expressão ou texto que definem quais células serão avaliadas como o máximo.
Como funciona a função MÁXIMOSES
Para entender como funciona a MÁXIMOSES, observe a tabela e a função abaixo:
=MÁXIMOSES(A2:A17;B2:B17; “Matheus”)
Com base na tabela e na função acima, o Excel retornará o resultado R$ 9625,00 pois em termos práticos estamos determinando que o Excel faça o seguinte:
Verifique no intervalo de A2:A17, o maior valor de vendas em B2:B17 para o vendedor “Matheus”.
Interessante, não é mesmo? A função pode ser muito útil para o seu dia a dia.
No entanto, conforme destacamos anteriormente, a mesma só está disponível nas versões mais recentes do Microsoft Excel.
Por sinal, foi pensando nisso, que a Max Planilhas desenvolveu uma alternativa para que usuários de versões anteriores do Excel possam utilizar esse recurso.
Como utilizar a função MÁXIMOSES em versões antigas do Excel
Nas versões mais antigas do Excel, podemos chegar ao mesmo resultado utilizando uma combinação das funções “MÁXIMO” e “SE”.
Neste caso, podemos utilizar a seguinte função:
{=MÁXIMO(SE(A2:A17=D2;B2:B17))}
Veja na imagem abaixo, que com a função acima, conseguimos o mesmo efeito, e, portanto, o mesmo resultado da função “MÁXIMOSES”.
Gostou da dica? Então compartilha com os amigos e continue acompanhando o blog da Max Planilhas!
A Max Planilhas nasceu com o compromisso de contribuir para o crescimento de profissionais e pequenas empresas, oferecendo suporte e apoio no uso dos recursos e ferramentas disponíveis no Excel.
Aqui em nosso site, você encontra planilhas personalizadas conforme as suas necessidades e pode agendar aulas particulares personalizadas.
Já conhece o nosso canal no Youtube? Não perca mais tempo, clique aqui e faça a sua inscrição!