O Excel é uma ferramenta incrível que conta com inúmeros recursos e fórmulas que foram cuidadosamente pensados e desenvolvidos para facilitar o nosso dia a dia.
As fórmulas do Excel, por exemplo, podem garantir uma enorme economia de tempo, além de evitar erros humanos durante as mais variadas operações de cálculo, desde as mais simples, até aquelas que são consideradas complexas.
Sem dúvida alguma, as fórmulas do Excel são muito úteis, mas em contrapartida, também podem se transformar em uma verdadeira dor de cabeça, quando não são utilizadas corretamente.
Sabendo disso, a Max Planilhas resolveu listar uma série de dicas que respondem à pergunta desse título: “Porque o Excel não calcula as fórmulas?”
1.Utilização de valores não numéricos
Utilizar valores não numéricos é um dos erros mais comuns que impedem uma fórmula do Excel de calcular valores e funcionar corretamente.
Para que as fórmulas funcionem, os valores presentes nas células devem ser formatados como valores numéricos.
Na prática, isso significa que você não pode escrever um “R$” na frente de um número, por exemplo, ao invés disso, formate as células como moeda.
2.Números formatados como texto
Em muitos casos, você pode até ter números nas células da sua planilha, mas, se eles estiverem formatados como texto, o Excel não calcula as fórmulas.
Veja o exemplo da imagem abaixo, o número 5000 presente na célula A1 está formatado como texto, o que pode impedir a realização de cálculos envolvendo a informação dessa célula.
3.Verifique se não faltam parênteses e colchetes na fórmula
Outro erro muito comum que faz com que o Excel não calcule as fórmulas é a falta de parentes e colchetes nas posições exigidas.
Normalmente, os argumentos das funções do Excel são organizados dentro dos parênteses e em casos mais complexos em fórmulas que utilizam parênteses, chaves e colchetes.
Em caso de erro, revise suas fórmulas e veja se não esqueceu de abrir ou fechar corretamente um parêntese, por exemplo.
4.Ausência de argumentos exigidos pela função
A ausência de argumentos exigidos pela função, também pode impedir a realização do cálculo, fazendo o Excel não calcular as fórmulas.
Para ilustrar o conteúdo e facilitar o seu entendimento, veja no exemplo, os argumentos exigidos pela função SE:
=SE(teste_lógico; [valor_se_verdadeiro]; [valor_se_falso]
- Teste_lógico: É a condição que será feita através da função.
- Valor_se_verdadeiro: É o valor a retornar quando o resultado for
- Valor_se_falso: É o valor a retornar quando o resultado da condição for
5.Números entre aspas
Por fim, uma das verificações que o usuário precisa fazer ao perceber que o Excel não calcula fórmulas, diz respeito a existência de aspas nas células.
Muita gente não sabe, mas o Excel considera números entre aspas como texto, e justamente por isso, ignora tais números nos seus cálculos.
Bom, após essas 5 dicas, é muito provável que você consiga identificar porque o seu Excel não calcula as fórmulas.
Gostou das nossas dicas? Continue navegando no nosso blog para aprender cada vez mais sobre o Excel!