Max Planilhas

Como funciona a Função E do Excel

Como funciona a Função E do Excel

O Excel é uma ferramenta incrível e repleta de funções e recursos que podem facilitar bastante o nosso dia a dia.

Sendo assim, seguindo a nossa série sobre funções, hoje vamos aprender em um passo a passo prático, como funciona a função E do Excel.

Você já utilizou a função E em algum momento e sabe como ela funciona? Se a sua resposta foi “Não”, confira o exemplo que vamos apresentar na sequência.

Como utilizar a função E do Excel

Para que você entenda de forma prática e descomplicada, como funciona a função E do Excel, observe o exemplo da imagem abaixo.

como-utilizar-a-função-e-do-excel1

Na da planilha da imagem, temos as seguintes informações:

  • Coluna A: Nome dos vendedores
  • Coluna C: Produtos vendidos
  • Coluna F e G: Campos para inserção das condições.
  • Coluna D: Resultado da Função E.

Basicamente, vamos fazer o seguinte: Inserir um vendedor e um produto como condições e observar o resultado que será apresentado na coluna D.

Na prática, se a combinação da coluna F e G, for atendida, D será verdadeiro. Por sua vez, se a combinação não for atendida D será falso.

Vamos começar apresentando a estrutura lógica da função E, que é a seguinte:

E=(lógico1;[lógico2];[lógico3];…)

Segundo a estrutura lógica da função, para o exemplo da imagem acima, podemos utilizar a seguinte equação: =E(B3=F3;C3=G3)

Veja a imagem e o resultado:

função-e-do-excel2

Já sabemos que funcionou, pois como os valores coincidem, o resultado apresentado foi “VERDADEIRO”.

Agora, basta aplicar a mesma função nas demais linhas da nossa tabela. Para isso, vamos utilizar um recurso para travar nossas referências.

Sendo assim, basta clicar no botão F4 do teclado com o cursor do mouse antes do “F3” e “G3” da nossa função.

Veja como deve ficar a função:

=E(B3=$F$3;C3=$G$3)

Na prática, estamos apenas informando para o Excel que as referências F3 e G3 não devem mudar.

Feito isso, basta arrastar o mouse e preencher os demais campos da tabela para obter o resultado dos demais campos.

Veja o resultado final:

função-e-do-excel3

Combinando a função E e SE

Como foi possível acompanhar no exemplo acima, a Função E retornar o valor “VERDADEIRO” ou o valor “FALSO” validando ou não determinada condição.

Dito isso, você pode se perguntar: “é possível alterar os termos “VERDADEIRO e FALSO” por outras palavras?

Sim, é possível e para colocar isso em prática, basta combinar as funções E e SE, inserindo uma palavra-chave para o resultado “FALSO” e outra para o resultado “VERDADEIRO”.

Desta forma o resultado da função poderia ser, por exemplo: “TEM” ou “NÃO TEM”.

Para saber mais e aprender a combinar a função E com a função SE, confira este mesmo exemplo em vídeo através do nosso canal no YouTube!

https://www.youtube.com/watch?v=4zhGyonpxzE

 

Você gostou deste conteúdo, e agora deseja aprender mais sobre o Excel, explorar os seus recursos e dominar todas as funções desta poderosa ferramenta?

Então, não perca mais tempo! Se inscreva em nosso canal no YouTube e acompanhe os novos conteúdos semanais do nosso blog!

Gostou deste Artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe WhatsApp
Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Aprenda-como-calcular-dias-corridos-e-dias-úteis-entre-datas-no-Excel

Como Calcular Dias entre Datas no Excel

Calcular a diferença entre datas é uma tarefa comum no dia a dia, seja para acompanhar prazos, planejar eventos ou gerenciar projetos. O Excel oferece

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp