Max Planilhas

Como utilizar a função PROCX

Como utilizar a função PROCX

Neste conteúdo, você conhecerá a função PROCX, uma nova fórmula do Excel que chegou para facilitar a nossa vida e substituir a função PROCV.

Você já ouviu falar sobre a função PROCV e sabe como ela funciona? Continue conosco para conferir um passo a passo e conhecer mais sobre ela.

Como utilizar a função PROCX no Excel?

A função PROCX tem o mesmo princípio de funcionamento das funções PROCV e PROCH, e, portanto, se você já as conhecia, será muito mais fácil entender a nova função.

A estrutura da PROCX é dividida em 6 argumentos, dos quais 3 são obrigatórios.

Obrigatórios:

  • Pesquisa_valor: valor a ser pesquisado, ou seja, a informação que pretendemos localizar.
  • Pesquisa_matriz: matriz ou intervalo pesquisado, ou seja, região da planilha onde vamos realizar a busca.
  • Matriz_retorno: matriz ou intervalo que deve ser retornado, ou seja, matriz que contém o dado procurado.

Opcionais:

  • [Se_não_encontrada]: Informação que deve ser retornada quando o valor não for encontrado.
  • [modo_correspondência]: Utilizado para indicar se o valor a ser pesquisado deve ser exato ou pode ser aproximado, sendo 0 (Exato) e 1 (Aproximado);
  • [modo_pesquisa]: indica a ordem da pesquisa, no qual 1 é para pesquisa do primeiro ao último (de cima para baixo) e <1 é o inverso.

Para facilitar o aprendizado, no próximo tópico, vamos sair da teoria e avançar para um exemplo prático.

Exemplo da função PROCX

Para o nosso exemplo, imagine a seguinte situação:

O setor de RH de uma empresa, precisa controlar os equipamentos de informática que são cedidos aos funcionários que atuam em home office, incluindo computadores e smartphones.

Para isso, eles utilizam uma planilha que contém as seguintes informações:

  • Nome do funcionário;
  • Matrícula;
  • Tipo de Equipamento;
  • Código do Equipamento.

Com base nessas informações, o nosso objetivo consistirá em encontrar o código do equipamento que está em posse de determinado funcionário, utilizando o seu número de matrícula como critério de busca.

Veja o exemplo da imagem abaixo:

Como utilizar a função PROCX

 

Onde:

 

  • G3: Valor a ser pesquisado;
  • C:C: Matriz onde realizaremos a busca;
  • E:E: Matriz onde se encontra a informação a ser retornada.

Com base neste exemplo, vamos realizar uma busca pelo funcionário com matrícula 161012 e esperar que o Excel nos forneça automaticamente, o número do equipamento em posse do colaborador em questão.

função-PROCX

Por sua vez, com base na planilha do nosso exemplo, o resultado seria o seguinte:

função-PROCX

Fantástico, não é mesmo? Em planilhas com grandes séries de dados, o uso da função PROCV pode tornar determinados tipos de pesquisa muito mais ágeis e eficientes.

Observação Importante: De acordo com a Microsoft, a princípio, a Função PROCX está disponível apenas para usuários do Office 365.

Conheça a Max Planilhas

Aprenda mais sobre o Excel e domine todos os recursos que essa poderosa e imprescindível ferramenta pode oferecer.

Para isso, faça o seguinte:

Com o apoio da Max Planilhas você domina o Excel e pode chegar cada vez mais longe!

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp