Max Planilhas

Como verificar Ortografia no Excel (Revisar Texto)

como-verificar-ortografia-no-excel

Você sabia que é possível verificar ortografia no Excel de forma prática e objetiva, evitando que suas planilhas fiquem com erro de português?

Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas o Word que conta com recursos de correção ortográfica, mas o Excel e outros aplicativos do pacote Office também.

Neste conteúdo, a Max Planilhas vai demonstrar como você pode verificar a ortografia no Excel e evitar que suas planilhas fiquem com algum tipo de erro ortográfico que acabe passando despercebido.

Como verificar ortografia no Excel (Passo a Passo)

A verificação ortográfica no Excel pode ser acessada por dois caminhos distintos, o primeiro deles é a guia “Revisão”, conforme apresentado na imagem abaixo:

Como verificar Ortografia no Excel (Revisar Texto)

O segundo caminho é o atalho F7 do teclado, cuja função é realizar uma busca automática por oportunidades de correção.

Quando não existem itens a corrigir ou então, ao término das correções, o Excel apresenta a seguinte caixa de mensagem:

corrigir-erro-ortográfico-no-excel

Outro ponto a se observar, é que a depender da célula ativa no momento da verificação ortográfica, uma caixa de diálogo para que o usuário decida se deseja verificar outras células da planilha pode ser apresentada, conforme abaixo:

corrigir-erro-ortográfico-no-excel

Neste caso, basta clicar em “Sim” para verificar toda a planilha ou em “Não”, caso não deseje verificar ortograficamente o restante do documento.

Quando acessada, a ferramenta de verificação ortográfica apresenta sugestões para todas as ocorrências com possíveis erros que encontrar, conforme o exemplo da imagem abaixo:

Como verificar Ortografia no Excel (Revisar Texto)

No exemplo acima, o Excel identificou um erro ortográfico no termo “fasso” e sugeriu algumas alterações, incluindo o termo “faço”.

Para corrigir, basta selecionar uma das sugestões e clicar em “Alterar” para modificar apenas está ocorrência ou em “Alterar todas”, para modificar essa e outras possíveis ocorrências iguais.

Você também pode clicar em “Adicionar ao dicionário” para fazer com que o Excel entenda que o termo está correto ou em “Ignorar” para não acatar qualquer sugestão para esse termo.

Por sua vez, a opção “Ignorar todos”, fará com que o Excel não considere o erro no termo em questão e em outras ocorrências idênticas.

Observações Importantes:

  • Se você selecionar uma única célula para verificar a ortografia, o Excel verificará toda a planilha, inclusive comentários, cabeçalhos de página, rodapés e gráficos.
  • Se você selecionar várias células, o Excel verificará a ortografia apenas dessas células.

Verificar ortografia no Excel e corrigir erros ao digitar

O recurso de AutoCorreção pode corrigir erros de digitação de forma instantânea.

Para ativar a correção automática, siga o passo a passo abaixo:

  1. Clique em Arquivo > Opções;
  2. Na sequência, clique na categoria “Revisão de Texto”.

Explore todas as opções disponíveis na tela, incluindo aquelas que estão presentes no botão “Opções de Autocorreção” e faça as configurações com base nas suas preferências.

autocorreção no excel

Por fim, é só clicar em “OK” para salvar as alterações e retornar para a tela de edição da planilha.

Agora que você já sabe como verificar a ortografia no Excel, aproveite para seguir o nosso Canal no YouTube e aprenda cada vez mais sobre o editor de planilhas.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp