A função SOMASE é sem dúvidas uma das mais importantes e utilizadas no Excel. Mas, o que você talvez não saiba, é que tem como aplicar SOMASE com coringa no Excel?
Caractere coringa, no contexto do Excel, é um símbolo que representa um ou mais caracteres em uma fórmula ou função de pesquisa. Os caracteres coringa são usados para ajudar a localizar valores que correspondem a um padrão específico, ao invés de um valor exato.
Os dois caracteres coringa mais comuns no Excel são o asterisco (*) e o ponto de interrogação (?).
O asterisco representa zero ou mais caracteres e pode ser usado em qualquer posição de uma sequência de caracteres. Por exemplo, ao inserir em uma fórmula o valor “AB*” estamos pedindo que o Excel considere tudo o que começa com AB, independente da sequência de caracteres na sequência.
Por sua vez, o ponto de interrogação pode ser utilizado para substituir um único caractere e pode ser usado em qualquer posição de uma sequência de caracteres.
Para que você entenda melhor e domine esse recurso, vamos apresentar um passo a passo explicando como você pode utilizar SOMASE com coringa no Excel.
SOMASE com coringa no Excel [Passo a Passo]
Para entender na prática como funciona a função SOMASE com coringa no Excel, veja a tabela da imagem abaixo:
Na tabela em questão, temos o estoque de veículos modelo HB20 de determinada concessionária. Além disso, como podemos observar, o estoque possui os seguintes status possíveis:
- Indisponível;
- Disponível Entrega Imediata;
- Disponível Entrega 15 Dias;
- Disponível Entrega 20 Dias;
- Disponível Entrega 30 Dias.
Partindo deste princípio, imagine que o gestor da loja deseja saber quantos veículos estão disponíveis, independente da condição de entrega (imediata, 15, 20 e 30 dias).
Uma das possibilidades neste caso, seria utilizar a função SOMASE com coringa, configurada da seguinte forma:
=SOMASE(F2:F10;”DISPONÍVEL*”;E2:E10)
Onde:
- F2:F10: Intervalo de pesquisa, ou seja, local onde consta o status dos veículos;
- Critério: Como critério, utilizamos “DISPONÍVEL*” indicando para o Excel, que o nosso interesse é pesquisar tudo que está disponível, independente do complemento;
- E2:E10: Por fim, temos o intervalo de soma que será os valores da coluna Quantidade.
Agora observe com atenção o resultado e veja que o Excel somou todos os status que começavam como “Disponível”, conforme o esperado:
Esse é apenas um exemplo básico, mas no dia a dia, agora que você já conhece o recurso, você poderá aplicar a função SOMASE com coringa em diversas situações.
Aprenda Excel com a Max Planilhas
Para aprender mais sobre o SOMASE com coringa e outros recursos do Excel, agende uma aula de Excel online com a Max Planilhas e aumente o seu domínio e conhecimento em uma das ferramentas mais utilizadas do mercado de trabalho.
Não tenha dúvidas, você já aprendeu um pouco mais sobre o Excel, mas pode aprender infinitamente mais e fazer uso desta ferramenta para facilitar a sua vida e melhorar o seu desempenho profissional!
Para saber mais e agendar a sua aula, clique aqui e acesse a nossa página de agendamento.