Max Planilhas

SOMASE com coringa no Excel

SOMASE com coringa no Excel

A função SOMASE é sem dúvidas uma das mais importantes e utilizadas no Excel. Mas, o que você talvez não saiba, é que tem como aplicar SOMASE com coringa no Excel?

Caractere coringa, no contexto do Excel, é um símbolo que representa um ou mais caracteres em uma fórmula ou função de pesquisa. Os caracteres coringa são usados para ajudar a localizar valores que correspondem a um padrão específico, ao invés de um valor exato.

Os dois caracteres coringa mais comuns no Excel são o asterisco (*) e o ponto de interrogação (?).

O asterisco representa zero ou mais caracteres e pode ser usado em qualquer posição de uma sequência de caracteres. Por exemplo, ao inserir em uma fórmula o valor “AB*” estamos pedindo que o Excel considere tudo o que começa com AB, independente da sequência de caracteres na sequência.

Por sua vez, o ponto de interrogação pode ser utilizado para substituir um único caractere e pode ser usado em qualquer posição de uma sequência de caracteres.

Para que você entenda melhor e domine esse recurso, vamos apresentar um passo a passo explicando como você pode utilizar SOMASE com coringa no Excel.

SOMASE com coringa no Excel [Passo a Passo]

Para entender na prática como funciona a função SOMASE com coringa no Excel, veja a tabela da imagem abaixo:

SOMASE com coringa no Excel

Na tabela em questão, temos o estoque de veículos modelo HB20 de determinada concessionária. Além disso, como podemos observar, o estoque possui os seguintes status possíveis:

  • Indisponível;
  • Disponível Entrega Imediata;
  • Disponível Entrega 15 Dias;
  • Disponível Entrega 20 Dias;
  • Disponível Entrega 30 Dias.

Partindo deste princípio, imagine que o gestor da loja deseja saber quantos veículos estão disponíveis, independente da condição de entrega (imediata, 15, 20 e 30 dias).

Uma das possibilidades neste caso, seria utilizar a função SOMASE com coringa, configurada da seguinte forma:

=SOMASE(F2:F10;”DISPONÍVEL*”;E2:E10)

Onde:

  • F2:F10: Intervalo de pesquisa, ou seja, local onde consta o status dos veículos;
  • Critério: Como critério, utilizamos “DISPONÍVEL*” indicando para o Excel, que o nosso interesse é pesquisar tudo que está disponível, independente do complemento;
  • E2:E10: Por fim, temos o intervalo de soma que será os valores da coluna Quantidade.

Agora observe com atenção o resultado e veja que o Excel somou todos os status que começavam como “Disponível”, conforme o esperado:

SOMASE com coringa no Excel

Esse é apenas um exemplo básico, mas no dia a dia, agora que você já conhece o recurso, você poderá aplicar a função SOMASE com coringa em diversas situações.

Aprenda Excel com a Max Planilhas

Para aprender mais sobre o SOMASE com coringa e outros recursos do Excel, agende uma aula de Excel online com a Max Planilhas e aumente o seu domínio e conhecimento em uma das ferramentas mais utilizadas do mercado de trabalho.

Não tenha dúvidas, você já aprendeu um pouco mais sobre o Excel, mas pode aprender infinitamente mais e fazer uso desta ferramenta para facilitar a sua vida e melhorar o seu desempenho profissional!

Para saber mais e agendar a sua aula, clique aqui e acesse a nossa página de agendamento.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp