Você já ouviu falar e sabe como funciona o PROCV com dados repetidos?
O Excel é uma ferramenta extremamente versátil para análise e organização de dados. No entanto, quando se trata de trabalhar com dados repetidos, muitos usuários podem encontrar dificuldades em realizar operações específicas, como o PROCV.
O PROCV é uma função muito útil para procurar valores em uma tabela e retornar informações relacionadas a esses valores. No entanto, quando a tabela contém dados repetidos, é preciso tomar algumas medidas adicionais para garantir que a função funcione corretamente.
Neste artigo, a Max Planilhas vai apresentar algumas dicas e truques para ajudar você a fazer o PROCV com dados repetidos no Excel de forma muito simples.
O que é o PROCV com dados repetidos?
Via de regra, o PROCV é utilizado para encontrar o primeiro valor que atenda ao critério solicitado, dentro de uma tabela ou conjunto de dados. Sendo assim, quando temos mais valores, por mais que eles sejam iguais, o PROCV tradicional não os reconhece.
É em situações deste tipo que precisamos recorrer ao PROCV com dados repetidos, um ajuste que nos permite encontrar não apenas o primeiro, mas todos os valores repetidos que atendem ao critério de busca.
Como fazer PROCV com dados repetidos?
Para que você aprenda a como fazer PROCV com dados repetidos no Excel, vamos utilizar o exemplo da imagem abaixo:
Nosso objetivo é buscar os 5 melhores vendedores do mês e montar um TOP 5, onde teremos valores repetidos, já que temos vendedores com o mesmo volume de vendas. Sendo assim, para que isso seja possível, vamos precisar fazer o PROCV com dados repetidos.
Para começar, vamos criar duas colunas auxiliares antes de cada tabela, você já vai entender para que vamos utilizá-las.
Feito isso, na coluna H, vamos utilizar a fórmula =MAIOR(D:D;G2) que vai buscar o maior valor da coluna D, e na sequência, vamos arrastar a alça de preenchimento rápido com o mouse até completar o TOP 5.
Veja o resultado:
Até aqui tudo bem, mas agora precisamos preencher a coluna F, e se utilizarmos o PROCV a fórmula apresentará um resultado inconsistente em função dos resultados repetidos. Veja:
Para solucionar esse problema, vamos usar as colunas auxiliares que criamos antes de cada tabela.
Na primeira delas, ou seja, coluna A, vamos utilizar a fórmula CONT.SE para que seja possível contar quantas vezes o valor das vendas da coluna D apareceu de forma repetida.
- Para isso, vamos utilizar a função: =CONT.SE($D$2:D2;D2) e arrastar a alça de preenchimento até o final.
- Na segunda coluna, ou seja, coluna B, vamos utilizar a função =CONCATENAR(D2:A2) e arrastar a alça de preenchimento até o final.
Observe que agora temos códigos únicos e que não se repetem para cada vendedor, por mais que tenhamos valores de vendas repetidos na coluna D.
Agora, faremos o mesmo procedimento nas colunas auxiliares E e F, que estão antes da segunda tabela, ou seja, a do nosso TOP 5. Veja o resultado:
Por fim, podemos utilizar o PROCV para preencher a coluna I, que os valores não ficarão mais repetidos. Veja:
Para preencher as demais células da coluna I, apenas arrastamos a alça de preenchimento do Excel.
E para que as fórmulas das colunas auxiliares não fiquem a mostra e impacte o visual de sua planilha, pode optar por ocultar essas colunas, ou mesmo pintar a fonte na cor branco e assim não deixar visível.
Sendo assim, agora que você já sabe como fazer PROCV com valores repetidos no Excel, compartilhe essa dica e se inscreva em nosso canal no YouTube.